apresentado por

Electrolux

Homepedia
É possível substituir amaciante por vinagre? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre receitas caseiras para

Mitos e verdades: receitas caseiras para lavar suas roupas

É possível substituir amaciante por vinagre? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre receitas caseiras para se livrar de manchas indesejadas

Sabe quando suas roupas têm aquelas manchas muito específicas? Seja de gordura, batom ou café… São nessas horas que a gente conta com receitas mirabolantes capazes de agir diretamente no local atingido para que a mancha saia o quanto antes, tudo isso sem danificar a peça, certo? Se você pesquisar ou perguntar a outras pessoas, cada um tem seu segredo de sucesso para lavar roupas e deixá-las clarinhas e bem cuidadas, mas o que será que realmente funciona?

O mercado já oferece uma ampla variedade de produtos para cuidados com as roupas, inclusive opções que não prejudicam o meio ambiente. Entretanto, há quem prefira e defenda soluções caseiras como mais eficientes e menos danosas aos tecidos. Para quem ainda tem dúvidas quanto à veracidade de receitas caseiras, separamos alguns exemplos de mitos e verdades, confira a seguir.

Mãos com luvas de limpeza

É possível substituir amaciante por vinagre

Verdade. A solução contribui para que o tecido fique mais macio, ajuda a tirar manchas e não deixa cheiro. Na teoria, qualquer vinagre pode ser usado, isso porque todos contém ácido acético, responsável por amaciar as roupas, mas opte por incolores. O recomendado é o uso de 100ml para cada 5kg de roupa.

Frasco com líquido e maçãs, ambos sobre mesa de madeira

Um cubo de gelo tira manchas de batom

Mito. Na verdade o gelo auxilia na limpeza, ele abre as fibras do tecido e permite que outros agentes façam a remoção, nesse caso, detergente é o mais indicado.  

Camisa manchada com marca de batom

É possível se livrar de manchas de gordura com talco de bebê

Parcialmente verdade. Essa mistura funciona, mas geralmente para roupas coloridas. É recomendável polvilhar um pouco de talco de bebê sobre a mancha ainda úmida. Graças aos seus grão finos, o talco é capaz de passar pelos pequenos espaços da fibra e absorver a gordura do tecido. Basta deixar agir de 10 a 15 minutos, caso a mancha ainda pareça visível, leve a roupa à máquina com água fria.

Pote de talco sobre toalha felpuda

Bicarbonato tira manchas de desodorante

Verdade. O bicarbonato tira não somente manchas de desodorante, como também manchas recentes de café. Basta distribuir sobre a mancha uma colher de chá do bicarbonato e um pouquinho de água, assim, após esfregar de maneira leve e deixar agir por alguns minutos, você já consegue se livrar do manchado com facilidade.

Colher e pote carregam e exibem substância em pó

É possível tirar manchas de roupas com limão

Verdade. É possível e recomendado fazer uso de limão para retirada de manchas, especialmente as amareladas. Basta esfregar sobre a zona manchada e colocar a peça no sol por 1h. Se preferir, pode adicionar um pouco de bicarbonato à fórmula e potencializar ainda mais a ação da substância.

Potes com líquido e limões

Você pode se livrar do mofo expondo a peça ao sol

Verdade. O sol tem um papel fundamental, pois mata os fungos. O primeiro passo é levar a peça com mofo para uma área externa ou bem ventilada, esfregar as manchas com uma escova e pendurar as peças no varal, expondo-as ao sol.

Roupas em varal

Tinta a óleo pode ser tirado com leite    

Verdade. Mas não somente mancha de tinta a óleo, o leite é um aliado para manchas de tintas diversas em tecidos escuros. Roupas manchadas devem ficar de molho no leite quente ou o leite deve ser aplicado diretamente na área manchada.

Tirar mancha de caneta com álcool

Verdade. O álcool pode ser utilizado sobre a mancha de caneta e, com muita simplicidade, remover completamente os riscos da sua roupa. Basta passar um algodão embebido com o solvente ou despejar uma pequena quantidade sobre a mancha.

Produtos de limpeza diversos sobre mesa


Cometer erros na hora de lavar as roupas
pode ser determinante e danificar suas peças por completo. Por isso, de modo geral, o indicado é que, assim que as manchas forem identificadas, providências sejam tomadas de forma adequada. Quanto mais o tempo passa, pior será para se livrar das manchas indesejadas. Outra dica é fazer uso de água quente, importante aliada que, na maioria das vezes, acelera o processo de limpeza.

Tecnologia aliada aos cuidados das roupas

Para além dessas soluções caseiras, existe também um excelente aliado para acidentes com manchas nas roupas. Você sabe o que é a caneta removedora de manchas? Com a Caneta Removedora de Manchas Ultra Clean é possível remover manchas menores e fazer a pré-lavagem em manchas maiores sem esforço e sem danificar a sua roupa. O produto é o primeiro utensílio portátil e silencioso do mercado com esse fim. Ele utiliza da tecnologia de ultrassom combinada com água e vibrações para soltar as manchas das fibras de tecidos. Muito legal, não é? Experimente!