apresentado por

Electrolux

Homepedia
Usar corretamente a máquina de lavar roupas é importante para ter os melhores resultados de lavagem, evitando

Máquina de lavar: guia completo sobre como usar

Usar corretamente a máquina de lavar roupas é importante para ter os melhores resultados de lavagem, evitando danos às peças

A gente nem consegue mais imaginar uma casa sem uma máquina de lavar roupas, pois esse item se tornou fundamental em meio a correria do dia a dia para deixar a lavagem das roupas sempre em ordem. Nada mais prático que chegar em casa, colocar as roupas dentro da máquina e não ter mais preocupações. Por isso, nós preparamos um guia super completo com tudo que você precisa saber para usar a sua lavadora da melhor forma, desde o momento da compra até o seu uso no dia a dia para roupas cheirosas e perfeitas por muito mais tempo.

Pessoa segura cesto de vime com roupas para lavagem

Qual a melhor máquina de lavar?

Escolher a melhor máquina de lavar é sempre cair em um emaranhado de possibilidades. A escolha certa tem muito mais a ver sobre as suas necessidades do que sobre a existência de uma máquina perfeita para todos. São os seus usos cotidianos que dirão qual é a melhor máquina para você, por isso diversos fatores serão relevantes, como:

- Moro sozinho ou com minha família?
- Lavo grandes quantidades de roupa de uma só vez?
- Costumo lavar lençóis, edredons e outras cobertas em casa?

Responder algumas perguntas iniciais podem te guiar para encontrar a lavadora ideal para o seu lar, depois disso você pode ficar atento a itens e diferenciais que podem simplificar o seu dia a dia, como timer, níveis distintos de lavagem, entre outros facilitadores. Uma das primeiras perguntas a ser feita na hora de escolher a melhor máquina de lavar é a seguinte:

Máquina de lavar em área de serviço pequena com detalhes em madeira e branco

Como escolher a capacidade ideal da máquina de lavar?

- Mora sozinho ou tem uma lavanderia pequena: recomendamos máquinas de pequeno porte, de 3 a 9kg. A mais indicada para espaços pequenos é a Lava & Seca Electrolux Mini Duo (LSE03), que tem design moderno e super compacto, podendo ser instalada na parede.

- Mora em casal ou com a família: se você mora em até 4 pessoas e costuma fazer lavagens cotidianas, uma máquina de 10 a 12 kg pode ser suficiente. Nossa recomendação é a Lavadora Compacta Electrolux 12 Kg com Dispenser Autolimpante e Cesto Inox (LAC12), que possui uma capacidade alta em um formato compacto, que cabe super bem na sua área de serviço.

- Mora em mais de 5 pessoas: se a sua família é grande e você costuma lavar grandes cargas, incluindo aí edredons e tênis, vale a pena investir em uma lavadora de 13 a 17kg. Nossa recomendação é a Lavadora Turbo Electrolux 13 Kg (LT13B), com 12 ciclos de lavagem diferentes. 

Quais os cuidados da pré-lavagem?

Antes de colocar todas as roupas na máquina de lavar é preciso ter atenção com alguns detalhes. O principal deles é a separação das peças, pois assim você evita o risco de manchas, fiapos e bolinhas em suas roupas. Lembre-se de separar as peças brancas e pretas das peças coloridas, bem como vale certa atenção aos tecidos mais delicados. Para não tem erro, é fundamental fazer a leitura da etiqueta de suas roupas! 

 Pessoa retira roupas coloridas da máquina de lavar com abertura frontal

Como lavar roupa delicada na máquina de lavar?

Na hora de lavar uma peça mais delicada é fundamental que a primeira ação seja analisar com cuidado a etiqueta de sua peça. As etiquetas possuem inúmeros símbolos, por isso é importante conhecer cada um deles e entender suas recomendações. 

Depois que você fez essa primeira etapa, é importante seguir as recomendações de lavagem e temperatura do fabricante. De todo modo, para não ter erro na hora de lavar peças delicadas, recomendamos que você use saquinhos de lavagem próprios para a máquina de lavar, onde você pode colocar peças de seda, linho ou mesmo sutiãs com bojo. Além disso, não esqueça de optar pela função de lavagem mais suave de sua lavadora. 

Uma boa opção para preservar suas peças é escolher uma lavadora que ajude nesse processo. A máquina de cuidar Perfect Wash 16kg LPE16 Electrolux, por exemplo, tem um sistema chamado jatos poderosos, que possibilita uma lavagem profunda, mesmo de tecidos delicados, mantendo as cores e qualidade das peças preservadas, com 35% menos desbotamento e 50% menos desgaste. 

 Roupas de tecidos delicados em cabides brancos

Quais produtos devo usar na minha máquina de lavar?

Escolher os produtos ideais para as suas roupas é uma tarefa que requer atenção, pois descuidos podem causar manchas e estragar a sua peça favorita. O único item indispensável para a sua lavagem na máquina é o sabão, de resto você pode inserir um alvejante e um amaciante, se necessário. 

Para lavar suas roupas na máquina você pode contar com sabão líquido ou sabão em pó. A opção líquida tem a vantagem de não manchar as roupas e fazer uma limpeza profunda, sem deixar resíduos. O sabão em pó, quando não bem dissolvido, pode causar pequenas manchas na roupa. Seja qual for a escolha, o ideal é optar por lavadoras, com o sistema Jet & Clean, uma tecnologia que dilui até 100% dos produtos de limpeza antes de colocá-los em contato direto com as peças. Nesse sentido, vale conhecer o modelo de lavadora como a  Electrolux Autolimpante e Tecnologia Jet & Clean (LAC13). 

O amaciante e o alvejante, como dito acima, são opcionais e devem ser usados de forma comedida. No caso do amaciante, ele pode causar pequenas manchas e prejudicar os tecidos a longo prazo, por isso é importante utilizá-lo sempre na medida recomendada pelo dispenser de sua máquina de lavar e nunca coloque-o diretamente sobre as peças. Já no caso do alvejante, a recomendação é que não se use aqueles a base de cloro. O uso de alvejante sem cloro é indicado em caso de peças bem sujas, com manchas ou mesmo panos de prato e de limpeza doméstica. 

 Pessoa mede a quantidade de amaciante que colocará na máquina de lavar com abertura frontal

Vale a pena comprar uma máquina lava e seca?

A máquina lava e seca é um facilitador para o seu cotidiano, já que ela possibilita que você largue as peças lá dentro e simplesmente esqueça: você só tira na hora de guardar - ou passar, caso seja necessário. Para quem mora em apartamentos pequenos, com pouca luminosidade ou ainda tem pouco tempo para gastar com a lavagem das roupas, essa pode ser uma opção excelente.

Há alguns mitos que cercam o aparelho, como: lava e seca gasta mais energia? Lava e seca encolhe as roupas? Lava e seca faz muito barulho? Com os avanços da indústria, você já pode adquirir itens que são mais silenciosos e gastam pouca energia. Para os dois itens, nossa dica é a Lava & Seca Electrolux Mini Duo (LSE03), que é ultra silenciosa e possui classificação A em selo do InMetro de gasto energético.

O mito de que a lava e seca encolhe as roupas está relacionado na verdade à temperatura da água para lavar roupa e os tecidos das peças, por isso é realmente preciso ficar atento as roupas que você colocará em seu aparelho e as indicações da etiqueta de cada peça.

 Roupas coloridas em máquina de lavar com abertura frontal

Como tirar manchas das roupas na máquina de lavar?

As manchas em nossas roupas podem ser uma dor de cabeça daquelas, seja vinho, riscos de caneta, respingos de gordura ou mesmo manchas causadas pelo desodorante. De todo modo, com cuidados simples você pode remover as manchas sem danificar as suas peças preferidas. Uma boa dica é aplicar detergente ou um removedor de manchas diretamente sobre a mancha e deixar agir por algum tempo antes de realizar a lavagem normal.

Na hora de remover manchas, lembre-se que receitas caseiras, como limão e água oxigenada, podem causar outros danos na sua peça. Opte por soluções mais seguras, como a Caneta Removedora de Manchas Ultra Clean, de Electrolux, que combina a tecnologia do ultrassom com água para soltar as manchas do tecido, praticamente como se a sua roupa fosse lavada à mão.

Caneta Removedora de Manchas Ultra Clean, de Electrolux, em usoCaneta Removedora de Manchas Ultra Clean, de Electrolux.

Como limpar maquina de lavar?

Para que suas roupas saiam sempre limpinhas da lavadora, é fundamental que você também possua uma rotina de limpeza da máquina de lavar. Após cada lavagem, recomenda-se retirar o filtro de fiapos e higienizá-lo com água corrente, isso fará toda diferença para que as suas peças não saiam com fiapos ou pelos de animais.

Uma vez ao mês é bom que você faça uma limpeza mais intensa de seu aparelho e o melhor modo de fazer isso é o seguinte: utilize um litro de água sanitária e programe a sua lavadora em seu ciclo mais longo de lavagem. Deixe a máquina fazer o ciclo completo e ela estará novinha! Alguns modelos, como a Lavadora Branca Electrolux 13 Kg com Dispenser Autolimpante e Tecnologia Jet&Clean (LPR13), já vem com o sistema de limpeza do cesto, que faz a limpeza automaticamente, para a sua comodidade.   

Detalhes internos de máquina de lavar com abertura frontal

Trabalho pronto com a sua máquina de lavar? Então confira dicas para guardar as suas roupas e mantê-las cheirosas por mais tempo! 

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas