apresentado por

Electrolux

Homepedia
Perca o medo de se colorir e entenda como criar novas combinações com o que se tem!

Ideias para usar cores: explore todo o potencial do seu guarda roupa!

Perca o medo de se colorir e entenda como criar novas combinações com o que se tem!

Ana Soares

É muito comum sentirmos medo de estarmos exagerando em alguma combinação de cores e ficarmos mais chamativa do que gostaríamos. Mas esse receio nos impede de explorar todo o potencial do que temos, nos levando a consumir mais e com a sensação de estarmos com a mesma roupa sempre.

Por conta desse pensamento, usamos mais preto e branco ou combinamos cores com jeans. Mas na verdade quando usamos mais cores, distribuídas ao longo do look, o olhar dos outros passeia com mais suavidade, percebendo tudo mais integrado e gerando mais harmonia no visual.

Para ajudar a trazer uma nova percepção e a orientar sobre outras possibilidades, trouxe algumas ideias simples para ajudar nessa missão!


- Uso do círculo cromático

Essa dica tem sido super difundida e merece, viu? O círculo é um estudo de física relacionado a cores, e suas combinações rendem visuais certeiros com elas.

Busque por ideias com cores complementares (cores opostas no círculo), cores análogas (cores vizinhas) e monocromáticos no Pinterest ou no Google Imagens para se inspirar!


- Eleja uma cor protagonista e outra coadjuvante

Não precisa ser exatamente uma calça roxa com blusa amarela, pois são duas peças com maior peso visual na produção. Se quiser começar mais devagar ou ser mais discreta mesmo, escolha uma cor numa área maior e outra apenas nos detalhes, como a cereja do bolo! 

Por exemplo: colar roxo com sapato amarelo. Ou uma blusa roxa com brincos amarelos, pontos de cor menores, não tão chamativos.

Ou ainda, mais um exemplo: blusa azul, calça jeans e sapatilha verde. Quanto maior a distância entre as peças coloridas, menor a sensação de super criativo no look.


- Derrubando o mito do pretinho básico 

Preto não combina com cores coloridas. Sim, essa história de que preto vai com tudo é lenda! Preto e branco são cores acromáticas, consideradas extremos de luz, por isso destoam quando usadas com cores mais fortes como amarelo, por ex.

Por isso que não adianta também comprar um monte de calça e saia pretas, por mais que sejam modelos diferentes, serão sempre...calças e saias pretas.

Um ideia boa é criar uma transição entre a cor e a peça preta, coordenando com outras cores neutras, que funcionam melhor com o preto: marinho, marrom, caramelo, verde musgo, cinzas, beges, vinho, branco. Pode ser na terceira peça, um cinto nessas cores, uma outra parte do look que não deixe só a combinação preto + cor. Na dúvida, azul marinho é muito mais versátil e pesa menos no visual.

Cores combinam melhor com cores, pesam menos no visual e ainda deixam tudo mais suave e criativo.

E claro que ninguém está errado de não usar cores assim, isso é só uma luzinha pra plantar na cabecinha alheia ideias para novos repertórios, porque cor é um recurso muito maneiro e econômico pra não ser usada ao máximo! Aproveitem as dicas :)

colunista Ana Soares exibe diferentes ideias de looks com cores variadas