apresentado por

Electrolux

Homepedia
Como lavar e cuidar da roupa de seda, malhas de lã e outros tecidos delicados usando a lavadora e a secadora

É possível lavar roupas delicadas de maneira prática

Como lavar e cuidar da roupa de seda, malhas de lã e outros tecidos delicados usando a lavadora e a secadora

Quem nunca ouviu: ’Roupa de seda se lava à mão e em água fria. Secadora, nem pensar!’? Esqueça essas e outras crenças que atrapalham a praticidade do dia a dia ou que te fazem gastar muito nos serviços da lavanderia. Com bons aliados e uma forcinha da tecnologia, é possível sim unir praticidade ao cuidado das roupas que você mais gosta.

Bons aliados

Antes das dicas de como lavar cada tipo de tecido, é importante se certificar de que tem, à mão, tudo que precisa: produtos apropriados que cuidam das suas peças na lavagem e lavadora e secadora que contam com qualidade e características específicas para esses tecidos. Toda a linha de lavadoras e secadoras e também Lava&Seca com abertura frontal Electrolux têm características que cuidam e protegem as roupas, incluindo as com tecido delicado.

Para os produtos, prefira o sabão líquido, que não mancha as roupas, e invista em um bom amaciante, que trata as fibras do tecido, e até mesmo em um sabão para roupas delicadas ou específico para as cores em questão (roupas brancas, pretas ou coloridas). E evite água sanitária e cloro.

Ah, e não se esqueça da regra de ouro: verificar as instruções de lavagem na etiqueta. Sempre!

Roupas Delicadas Imagem 01

Roupas de seda e acetinados

Se a peça de seda, cetim ou acetinado não requerer lavagem a seco, pode contar com a lavagem na máquina. O primeiro passo é proteger a peça, colocando-a do lado avesso em um saquinho protetor. Na falta de um, pode usar uma fronha, lembrando de fechá-la com um nó.

Com sabão apropriado, escolha o ciclo suave/delicado da máquina e lave com água fria. Com a Lava & Seca Electrolux você pode ir sem medo. Ela conta com um Programa Especial Seda e Lã, que preserva a textura e a forma das suas roupas.

Sobre a secagem, como as roupas em seda e cetim são leves e secam rapidamente, se não tiver pressa, ao secar no varal, só tomar cuidado para pendurá-las diretamente no cabide, para não marcar, e secar à sobra. Se optar pela secadora, certifique-se que de que ela não resseca a roupa e, assim, sua peça delicada estará sã e salva ao final do ciclo. As secadoras Electrolux têm tecnologia AutoSense, que mede a temperatura e a umidade das roupas e secam com precisão, sem ressecar.

Roupas Delicadas Imagem 02

Malhas de lã

Blusas, meias, cardigãs e suéteres de lã são as roupas do aconchego e do conforto. Um verdadeiro abraço quentinho! Mas com o tempo podem ficar desgastadas, com bolinhas e com aparência de velhas se não tomarmos o devido cuidado na lavagem e secagem. De tecido 100% natural, biodegradável e altamente respirável, não deveriam sair da sua lista de compras por medo da conservação. Por isso, de maneira bem prática, te mostramos como cuidar dessas peças na máquina e, pasme, também na secadora.

Antes de tudo, verifique se a peça precisa mesmo ser lavada, pois roupas de lã podem ser arejadas após cada uso. Mas se for mesmo necessário, saiba que você pode fazer isso usando a máquina de lavar e secar com toda a segurança. A lavadora LFE11, e os modelos Lava & Seca LSP11, LSP08 e LSW11 tem certificação emitida pela "The Woolmark Company" por conta do Programa Especial para Lã que preserva as fibras e formas do tecido, uma facilidade e tanto, uma vez que peças de lã demoram muito para secar naturalmente e podem, dependendo do clima mais úmido, ficar com cheiro ruim mesmo depois de lavadas.

Outras três dicas:

  • Se tiver manchas, é interessante aplicar suavemente sabão líquido sobre elas antes de colocar na máquina, para garantir que a limpeza vai ser bem eficiente, sem necessitar de outro ciclo.
  • A tática do saquinho protetor também vale aqui.
  • Ao guardar, sempre dobre as peças para não perderem sua forma original.


Roupas de academia e esportivas

Roupas de academia, além de terem tecido sintético e delicado, ficam em contato com o suor e, por isso, podem conter bactérias e fungos. Então, antes de lavar, uma boa prática é deixar essas roupas úmidas de suor e de água da piscina - no caso de maiôs, tocas e calções - em espaço aberto e arejado, nunca no cesto de roupas fechado.

Existem detergentes próprios para esse tipo de roupa, mas você pode usar, também, um detergente neutro, evitando os muito perfumados, o uso de sabão em excesso (mais sabão não quer dizer mais limpeza) e amaciantes, que podem amolecer e dar um aspecto de que a roupa está engordurada.

A grande dúvida sobre as roupas esportivas é a temperatura da água de lavagem: tem quem diga que a água quente tem poder desinfetante e quem diga que a água fria é melhor por preservar a elasticidade das roupas. A resposta é: tanto faz!  A chave para esse impasse é a qualidade e funcionalidade da máquina de lavar e secar. A máquina Lava&Seca com conectividade LSW11 tem duas características que respondem às necessidades das peças sintéticas esportivas. A tecnologia SensiCare lava na medida certa, sem desgaste das roupas com ajuste de tempo, água e energia, um equilíbrio perfeito entre a relação de sujidade e de cuidado com as fibras. Além disso, o Vapour Care é um programa com vapor que elimina 99%* dos germes e alergênicos e ainda reduz em até 30%** as rugas dos tecidos. Suas roupas cheirosas e limpinhas para acompanhar sua rotina de exercícios!

Roupas coloridas

Outro pesadelo de quem presa pela manutenção e durabilidade das suas roupas é que elas desbotem. Para começar, por mais praticidade que a máquina traga, ainda há a etapa de separar as roupas em brancas, coloridas e pretas/escuras.

Tendo boas parceiras, sim, as máquinas de lavar e secar, e depois de ter separado as peças, é só escolher a programação que atenda ao volume de roupa. O grande segredo, além de um pouquinho de sal na lavagem, é investir em uma secadora que tenha tecnologia que preserva as cores. A Secadora SFP12 mantém as cores das roupas e tecidos 80%*** mais preservadas se comparadas com a secagem direto ao sol. Assim, suas roupas favoritas terão cores mais vibrantes durante mais tempo. Agora, se você já sabe que uma peça e outra soltam muita tinta e podem danificar outras roupas, evite uma lavagem conjunta.

Roupas Delicadas Imagem 03

*De acordo com testes internos da Electrolux e baseado em relatório emitido pela WFK – Institut für Angewandte Forschung GmbH, quando ativada a tecnologia Vapour Care no ciclo de lavagem, em 40°C.

**De acordo com testes internos da Electrolux quando ativada a tecnologia Vapour Care no ciclo de lavagem e secando no varal. Quando selecionada a função Lava e Seca, a tecnologia Vapour Care não está disponível.

***80% menos desgaste das cores vs secagem ao sol - testado e certificado pelo laboratório Underwriters Laboratories (UL).


Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home