apresentado por

Electrolux

Homepedia
Roupa manchada com batom? Vinho? Suor? Veja dicas para lavar suas roupas sem prejudicar a qualidade dos tecido

Cuidados com a roupa: como tirar manchas da peça sem danificá-la

Roupa manchada com batom? Vinho? Suor? Veja dicas para lavar suas roupas sem prejudicar a qualidade dos tecidos

Manchar uma roupa é sempre chato e, geralmente, acontece com aquela que é nossa preferida, já reparou? As manchas de roupas podem ter diferentes tipos, entre eles mofo, suor, tinta, ferrugem, gordura, café, desodorante, maquiagem, molhos e, até mesmo, o uso diário já expõe as roupas ao risco. Manchas na roupa comprometem seu aspecto e algumas vezes até sua qualidade.  A boa notícia é que existem formas eficientes de cuidados com as peças e soluções para remoção até de sujeiras mais difíceis. Veja a seguir!

Lave a mancha da roupa imediatamente

Quanto mais o tempo passar e a sujeira secar, mais difícil será fazer a remoção, por isso, é fundamental lavar assim que possível. Sujou com molho de tomate durante o almoço de domingo? Corra e lave o quanto antes.

Mãos segurando tecido com mancha

Evite lavar roupas manchadas junto a outras peças de roupa

Apesar de ser mais prático, não é recomendável colocar todas as roupas juntas para lavar na máquina. O melhor é separar as peças sempre, pois cada tecido precisa de cuidados específicos na hora de lavar e passar. Roupas manchadas, quando não recebem atenção especial, por exemplo, podem ter a situação agravada. O ideal é que a mancha seja removida e só depois a peça seja colocada junto às outras similares para lavagem normal.

Roupas sendo colocadas em máquina de lavar

Utilize o sabão líquido como um coringa

O sabão líquido é capaz de remover quase todos os tipos de manchas, é melhor do que alvejante em pó que, em excesso, pode resultar em manchas. É fundamental que esses produtos sejam bem diluídos antes de entrar em contato os tecidos; em caso de manchas, deixe o produto agir por 5 minutos e depois esfregue suavemente.

Líquido sendo despejado em recipiente, ao lado toalhas dobradas

Faça uso de produtos específicos para a remoção de manchas

Para manchas diferentes, cuidados diferentes. Soluções caseiras são alternativas válidas. Há quem aposte em álcool líquido para manchas de mofo, detergente para manchas de gordura e caneta esferográfica ou esfregar gelo em manchas de café. Contudo, nossa sugestão é o uso da Caneta Removedora de Manchas Ultra Clean, utensílio portátil que combina a tecnologia do ultrassom com água para transmitir vibrações que soltam as manchas da fibra, como se fossem lavadas à mão só que sem esforço. 

Caneta Removedora de Manchas Ultra Clean sendo passada sobre camisa branca manchadaCaneta Removedora de Manchas Ultra Clean

Não deixe a roupa de molho por muito tempo

Sim, quando as manchas são intensas, a melhor opção é deixar a peça de molho. Entretanto, deixar as roupas submersas por muito tempo pode causar o efeito contrário ao esperado, a sujeira concentrada pode contaminar a água e encardir todo tecido.

Lavar roupa colorida

Prevenir é melhor do que remediar

Muitas vezes é mais simples evitar a formação de novas manchas do que estar sempre removendo. Acidentes acontecem, mas há manchas que podem ser evitadas com alguns truques, preservando os tecidos por mais tempo: adoção de hábitos como não guardar roupas usadas com roupas limpas; utilizar bons produtos na lavagem e mantê-las sempre limpas e passadas com o Vaporizador para Roupa (GST10), certificado pela Associação Britânica de Alergia por eliminar até 99,9% das bactérias e germes das roupas com seu Vapor Vertical potente.

Quarto decorado com móveis diversos, entre eles um Vaporizador para Roupa (GST10), que carrega uma camisa rosa sobre ele.Vaporizador para Roupa (GST10)

 

Enquete

De que forma você lida com manchas em suas peças de roupa?

Resultados... Lavo imediatamente: 27% Deixo de molho e esfrego suavemente depois de um tempo: 45% Coloco tudo para bater na máquina: 9% Busco receitas caseiras na internet: 18%