apresentado por

Electrolux

Homepedia
Para que suas roupas durem muito mais é preciso alguns cuidados na hora de lavar, secar e guardá-las. Confira

Cuidado com as roupas: o jeito certo de lavar, secar e organizar

Para que suas roupas durem muito mais é preciso alguns cuidados na hora de lavar, secar e guardá-las. Confira nossas dicas

 

Não é um tanto desanimador quando você vai pegar aquela sua roupa preferida para um compromisso importante e se dá conta de que ela está com manchas, fiapos ou mesmo estragos causados pela lavagem ou secagem? Para que esse tipo de situação não aconteça é preciso alguns cuidados especiais na hora de lavar, secar e organizar. Por mais antiga que seja a atividade de lavar roupa, é muito comum que ainda haja dúvidas e que, quando não são esclarecidas, o processo de lavagem pode trazer mais prejuízos do que benefícios para suas peças. Para te ajudar nisso, separamos dicas que vão te ajudar a tratar as suas roupas com o cuidado que elas merecem.

Pessoa dobra e organiza roupas depois de lavadas

 

Como lavar roupas corretamente?

Há regrinhas clássicas que ainda fazem toda diferença na hora de lavar roupas:

1) Faça uma triagem antes de colocar suas peças na máquina de lavar: separe sempre as peças entre brancas, pretas e coloridas. Isso evita manchas e proporciona uma lavagem muito mais segura.

2) Escolha o ciclo correto de lavagem para cada peça: as máquinas de lavar já possuem opções pensadas para diferentes tipos de lavagem, desde tecidos delicados até aqueles casos em que as roupas precisam de uma limpeza mais reforçada. A Máquina de Lavar 16Kg Perfect Wash com Jet&Clean Máquina de Cuidar Electrolux (LPE16), por exemplo, possui ciclos de lavagem para roupas brancas e um ciclo chamado Esporte, ideal para você colocar aquela roupa suada da academia.

3) Olhe a etiqueta de suas roupas: ela é seu guia na hora de colocar as peças para lavar e secar. A etiqueta indica as temperaturas a que a peça pode ser exposta, os melhores modo de limpeza, entre outros itens.

4) Use os produtos de limpeza com sabedoria: os indicadores do dispenser de sua máquina devem ser obedecidos. Sabão ou amaciante em excesso podem desgastar as suas peças e ainda causar manchas indesejadas.

 Máquina de cuidar Electrolux em lavanderia organizadaMáquina de Lavar 16Kg Perfect Wash com Jet&Clean Máquina de Cuidar Electrolux (LPE16).

Como secar as suas peças com cuidado?

Depois que a lavagem está finalizada, é hora de colocar as suas roupas para secar. Se você usa a secadora de roupas, é muito importante conferir a etiqueta de cada peça e ver se elas podem ir à secadora e quais as temperaturas recomendadas. A secadora é um auxílio e tanto, pois depois que você colocar suas peças no eletrodoméstico, não terá mais preocupação: é só aguardar, retirar e guardar.

 Detalhe da etique de uma calça jeans, com as indicações para lavagem e secagemAgora, se você estende as suas peças no varal, é importante pensar em algumas detalhes:

1) É sempre importante conferir se o varal está limpinho e se os seus pregadores não estão com sujeira ou mesmo ferrugem nas partes metálicas.

2) Algumas peças devem ser penduradas de ponta cabeça: calça jeans deve ser pendurada pelas pernas, para que seque mais rápido e não sofra com possibilidades de desbotamento. Recomenda-se que as camisetas, especialmente de alça, também sejam estendidas pela parte de baixo, para não esgarçar.

3) As camisas devem ser penduradas no varal com o auxílio de um cabide, isso ajuda a evitar vincos. Nesse caso, não é necessário abotoar toda a camisa, apenas feche o primeiro botão.

 Pessoa pendura suas roupas lavadas em varal de chão

Como guardar as minhas roupas com cuidado? 

Depois de secas, é importante fazer uma nova triagem de suas peças, separando aquelas que podem ir direto para o guarda-roupas daquelas que precisam ser passadas. É importante que todas as roupas sejam dobradas após a secagem, para que evitem-se amassados e vincos. Na hora de passar as roupas, confira as indicações da etiqueta e tome cuidado com estampas e bordados, o calor do ferro de passar pode estragá-las. Fique atento também aos botões de camisas, pois eles não são os melhores amigos de seu ferro. 

Closet organizado com cabides iguais e roupas penduradas de forma correta 

Na hora de guardar as roupas no guarda-roupa, pense sempre em separar por tecidos: roupas de lã com roupas de lã; algodão com algodão, jeans com jeans. Isso ajuda a evitar fiapos ou bolinhas, por exemplo. No caso das roupas de lã, recomenda-se guardá-las do avesso e dobradinhas, e não coloque-as em cabides, pois isso poderá estragar a elasticidade do tecido, deixando-a esgarçada. 

Com cuidados simples você aumenta a vida útil de suas peças preferidas e ainda mantém seu guarda-roupas ou closet muito mais organizado

Publicidade Publicidade Home