apresentado por

Electrolux

Homepedia
Controlar a umidade dentro de casa evita mofo nas roupas, principalmente durante o inverno. Veja o que fazer!

Como tirar mofo de roupas: dicas práticas para salvar suas peças

Controlar a umidade dentro de casa evita mofo nas roupas, principalmente durante o inverno. Veja o que fazer!

Como se livrar de mofo nas roupas? Os pontos embranquecidos ou esverdeados acontecem por diversos motivos, especialmente quando guardadas em lugares úmidos ou não secam completamente antes de irem para o guarda-roupas.  A situação é mais comum em dias frios, com menos exposição ao sol. O mofo é um tipo de fungo, que além de prejudicar as roupas pode causar alergias. A solução para esse problema pode ser mais simples do que você imagina, confira a seguir como tirar o bolor da roupa e manter suas roupas bem cuidadas.

Como tirar bolor da roupa?

Antes de começar qualquer processo de limpeza, retire do ambiente a peça embolorada e todas as que tiveram contato direto com a peça. O local onde as peças estavam guardadas também precisa ser limpo com produtos adequados para eliminar fungos e as peças precisam ser dispostas em um lugar arejado. Fique atento para separar as roupas o quanto antes, as manchas antigas são mais difíceis de retirar, até porque, além do cheiro forte, o mofo pode chegar a corroer a peça.  

roupas estendidas em varal 

Como tirar o mofo e bolor da roupa?

O primeiro passo é ir até uma área externa ou bem ventilada. Com uma escova de roupas ou escova de dentes sem uso, esfregue as manchas e remova o máximo que conseguir do mofo acumulado. O descarte da escova deve ser feito imediatamente, logo após o uso. Pendure as peças no varal e deixe-as expostas ao sol para matar os fungos.

Outra forma de se livrar do mofo e bolor é lavar seu tecido em água quente, justamente porque o calor é mais eficaz ao matar e remover o mofo. Com a Lavadora de roupa Electrolux 10,2kg Front Load com Motor Inverter, Cesto Inox e Sistema Vapor (LFE10) você pode contar com o exclusivo Programa Tira Odor. Com isso, os odores indesejáveis são removidos sem a necessidade de detergente ou de outros produtos químicos. Além disso, a máquina conta com o  exclusivo sistema de vapor que proporciona uma profunda limpeza das roupas nos programas Tira-Manchas e Brancas.

Roupa com manchas de mofo e bolor.

 

Como tirar a mancha de mofo e bolor da roupa branca com alvejante e açúcar

Ingredientes

300g de açúcar

300ml de alvejante

300ml de água


Modo de preparo

Em um recipiente, misture os ingredientes até dissolver o açúcar completamente. Coloque as peças manchadas na solução e deixe agir por cerca de 30 minutos, depois enxague e lave normalmente.

Pote e colher com bicarbonato e limão ao fundo

 

Como tirar a mancha de mofo e bolor da roupa colorida com vinagre

Ingredientes

2 litros de água

1 e ½ de xícara de vinagre branco

Modo de preparo

Em um balde, misture todos os ingredientes, deixe a roupa de molho na solução por cerca de 1h, enxágue e lave normalmente, como de costume.

Vinagre em recipiente e maçãs sobre a mesa

Como evitar umidade e mofo em casa? 

O fungo sobrevive e se prolifera em ambientes fechados e úmidos. A umidade, por sua vez, acontece por diferentes motivos e no inverno ela é ainda mais comum. Sabe quando você toma aquele banho longo de água quente com a porta fechada? Ali já é um ambiente de muita umidade e tem, como consequência, a formação de mofo no ambiente. Sendo assim, sempre que possível, mantenha os ambientes arejados, deixe as portas do guarda-roupas abertas por algumas horas na semana e organize o espaço ao menos uma vez ao mês. Em caso de tecidos que ficam por muito tempo guardados como casacos de frio e cobertores mais grossos, o melhor é expor ao sol com frequência.