apresentado por

Electrolux

Homepedia
Mancha de gordura na roupa tem solução sim! Apresentamos algumas soluções caseiras capazes de eliminar manchas

Como tirar mancha de gordura da roupa?

Mancha de gordura na roupa tem solução sim! Apresentamos algumas soluções caseiras capazes de eliminar manchas indesejáveis e ter sua roupa nova outra vez.

Por mais cuidado que se tenha na cozinha, tem coisas que não conseguimos evitar, como manchar a roupa com algum alimento. Uma das mais chatinhas na hora da remoção é o óleo ou gordura que pode respingar na peça durante frituras. Realmente esse não é um dos processos mais fáceis da lavanderia e é por isso que Homepedia quer te ajudar a tirar mancha de gordura da roupa de forma eficaz e sem prejudicar suas peças.

Diferentes tipos de óleo em garrafas de vidro, ao lado de azeitonas

 

Manchas de gordura na roupa: dicas caseiras e simples que podem salvar as peças!

Caiu óleo em sua roupa? Aja rápido

Um dos pontos mais importantes em caso de manchas de gordura na sua roupa é agir rapidamente. Respingou óleo na sua camiseta ou no seu avental? Cole um guardanapo sobre a mancha e deixe o papel puxar um pouco da gordura; mas atenção: nada de esfregar o papel sobre a peça, pois assim você pode espalhar a mancha. Depois disso, você pode seguir alguma das dicas abaixo:

Use detergente de cozinha para tirar manchas de gordura

Pingue algumas gotinhas de detergente de cozinha diretamente sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois disso, esfregue e enxágue bem a sua peça de roupa, assim é só lavar conforme as indicações da etiqueta.

Pessoa pressiona embalagem plástica com detergente de cozinha sobre papel

 

Use vinagre branco ou limão sobre as manchas de gordura

Essa dica é mais recomendada para lavagem das roupas de cor clara, como as brancas. Você deve aplicar algumas gotas de vinagre branco ou de limão diretamente na mancha e deixar agir durante alguns minutos. É muito importante que você faça esse procedimento na sombra, para evitar manchas. Depois disso, enxague bem, para não sobrar resíduos, e lave normalmente.

Vinagre branco é despejado em vasilha de cerâmica

Talco ou amido de milho podem ajudar a evitar manchas de gordura

O talco ou o amido de milho não limpam completamente a mancha de gordura, mas ajudam a evitar que ela se espalhe e fique impregnada na sua peça de roupa, por isso é uma boa solução a curto prazo. Assim que você derramou óleo em sua calça, por exemplo, coloque um pouquinho de amido de milho sobre ele, pois  ajudará na absorção da gordura, assim ficará muito mais fácil fazer a limpeza posterior.Colher de pau com amido de milho

 

Sabão em pó ou tira manchas podem eliminar gordura da roupa

Usar sabão em pó ou tira manchas diretamente sobre a peça de roupa também pode ajudar a limpar as manchas de gordura ou de óleo. É preciso aplicar um pouquinho diretamente na mancha e deixar agir durante alguns minutos, depois é bom esfregar, se possível, com uma escova ou mesmo com a mão, dependendo do tecido. Após isso, faça a lavagem normal da peça, conforme instrução de lavagem indicada na etiqueta.

 Produtos de limpeza como sabão em pó, amaciante e tira-manchas em vasilhas ao lado de pregadores

 

Não se esqueça de conferir sempre a etiqueta de sua roupa

As manchas de gordura podem reagir de diferentes formas em cada tecido, por isso é muito importante que você confira a etiqueta de sua peça antes de usar as receitas acima. Nossa dica é que você fique atento aos significados dos símbolos, dos mais convencionais ao mais específicos, de cada etiqueta, para que assim suas roupas preferidas durem mais. 

Detalhe de uma etiqueta de roupa com os símbolos informativos