apresentado por

Electrolux

Homepedia
Veja dicas e soluções fáceis para tirar bolinhas da roupa, incluindo dicas para tirar pelos de animais

Cuidados com a roupa: como tirar fiapos e bolinhas?

Veja dicas e soluções fáceis para tirar bolinhas da roupa, incluindo dicas para tirar pelos de animais

Sua camisa está lavada, com aquele cheirinho ótimo, porém cheia de fiapos e bolinhas presas no tecido? Os pelos e fiapos na roupa é um dos grandes desafios da lavanderia, mas que podem ser evitados com alguns pequenos cuidados. Algumas técnicas antes e depois da lavagem e na hora de guardar podem fazer toda diferença para que sua roupa fique prontinha para você usar.  Confira as dicas de Homepedia para tirar fiapos, bolinhas e pelos dos diferentes tecidos:

Tecidos delicados precisam ser lavados separadamente

É na hora da lavagem que o problema ganha vida! Alguns tecidos são mais delicados e, com o atrito da lavagem, acabam soltando fiapos ou mesmo gerando as indesejáveis bolinhas, que parecem grudar de forma inseparável em nossas peças preferidas. Tecidos como lã, viscose e poliéster são campeões de deixar tudo cheio de bolinhas!

Para evitar isso é preciso que você faça uma separação dos tecidos na hora da lavagem:

1º) Separe as peças em cores claras, escuras e coloridas;

2º) Confira os tecidos que podem gerar bolinhas e lave-os separadamente ou em saquinhos protetores próprios para a lavagem;

3º) Fique atento a todas as indicações da etiqueta de suas roupas, ela é seu guia para que você não cometa erros na hora da lavagem. 

Saco para lavagem de roupas delicadas na máquina de lavar

Não tente tirar as bolinhas das roupas com lâmina de barbear

Mas e o que fazer quando o estrago já está feito? Se sua roupa já está com bolinhas e fiapos, nada de seguir dicas populares que são perigosas, como a lâmina de barbear. É verdade que passando a lâmina de forma delicada você pode retirar as bolinhas da sua peça, porém você tem sérios riscos de causar furos e cortes na sua roupa e acabar estragando o tecido de vez, então evite essa técnica. 

Use fita adesiva para remover bolinhas dos tecidos

A dica da fita adesiva ainda é a melhor solução caseira para a remoção das bolinhas e fiapos das roupas: com um pedacinho de fita você vai colando e descolando do tecido até que ele esteja perfeito. É simples e sem riscos. 

Rolinho para tirar fiapos e bolinhas das roupas

Hoje em dia você já encontra no mercado rolinhos adesivos que cumprem a mesma função da fita adesiva caseira, isto é, puxam todos esses fiapinhos das roupas de forma bastante prática. Essa opção do rolinho é ótima para quem busca praticidade no dia a dia. 

Como evitar pelos nas roupas

Além das bolinhas e fiapos, o pelo dos animais domésticos é outro inimigo das suas roupas. Para evitar isso é preciso ter cuidados especiais em casa, como aspirar os espaços com bastante frequência e chacoalhar bem as peças antes de colocá-las na máquina de lavar. De todo modo, a técnica da fita adesiva também é super eficiente para remover os pelos de pet das peças de roupa, sejam elas brancas, pretas ou coloridas. 

 Peças coloridas de roupa em lã

Cuidados para guardar a sua roupa

O contato entre as peças no seu guarda-roupa também pode ser um agente para a formação de fiapos e bolinhas, por isso uma boa dica é guardar as suas peças do avesso dentro do armário. Caso você tenha pets, outra boa solução é guardar peças de lã em saquinhos de TNT dentro do armário, para que elas fiquem sempre intactas aos pelos.

Com essas dicas você está pronto para arrasar no look sem nenhuma bolinha ou fiapo! 

Enquete

Como você costuma eliminar fiapos e bolinhas das suas roupas?

Resultados... Fitas adesivas: 53% Lâmina de barbear: 30% Não costumo me incomodar com isso: 15%

Publicidade Publicidade Home