apresentado por

Electrolux

Homepedia
Tarefa que não costuma agradar todo mundo, passar roupas pode ficar bem mais fácil com alguns truques simples

Como passar roupa do jeito certo: especialista dá dicas para facilitar a sua vida

Tarefa que não costuma agradar todo mundo, passar roupas pode ficar bem mais fácil com alguns truques simples

Todo mundo gosta de um armário bem organizado e roupas bem passadas, mas nem todo mundo gosta da tarefa – ou sabe como passar as roupas corretamente. O processo faz toda diferença e ainda influencia diretamente na conservação e longevidade das peças.

Conversamos com Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, e reunimos algumas dicas de ouro para tornar a atividade muito mais fácil.

Roupas passadas e dobradasFerro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL)

O equipamento ideal

Uma tábua ajuda a manusear melhor as peças, enquanto a escolha do ferro de passar contribui para o conforto de quem executa a tarefa e para a preservação das peças.

O Ferro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL), da Electrolux, por exemplo, aquece em até 90 segundos e tem capacidade para 1,2 litro. Seu reabastecimento de água é menos frequente, o que proporciona mais agilidade na tarefa. Além disso, ele é 2 em 1: na vertical, pode ser utilizado também como vaporizador.

Ferro de passar e vaporizador ElectroluxFerro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL)

A temperatura correta

Olhe sempre a etiqueta das roupas para não errar. O desenho de um ferro de passar indica a temperatura máxima permitida para aquele tipo de tecido. Ele tem um ponto dentro? Regule o ferro para no máximo 110º C. Dois pontos? 150º C. Três pontos significam temperaturas até 200º C. Se a etiqueta trouxer um X sobre o ferro, a roupa não deve ser passada.

A peça não tem mais etiqueta? Controle a temperatura de acordo com o tecido: algodão, jeans e linho suportam ferros mais quentes. Seda e cetim devem ser passados em temperaturas mínimas. Viscose, poliéster, lycra e náilon são sensíveis, portanto pedem ferros com temperaturas baixas.

Você pode procurar no próprio ferro os programas específicos para cada tecido. O Exclusivo Programa Outdoor Care, por exemplo, do Ferro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL) da Electrolux, passa malhas delicadas como seda, acrílico, náilon e poliéster com temperaturas mais precisas.

Ferro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL)Ferro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL)

Peças delicadas e camisa social

Segundo Marinês, o segredo para peças mais delicadas começa na lavagem: ela deve ser feita cuidadosamente à mão, sempre com detergente neutro. As roupas também deve secar em local ventilado e à sombra. Na hora de passar, use sempre baixas temperaturas.

Já em relação à camisa social, a dica é passar em uma superfície lisa e que permita o completo manuseio da peça. “A tábua de passar auxilia a virar a peça para acessar diferentes áreas. Para um colarinho perfeito, indicamos o uso de um facilitador de passar roupas. Você deve pulverizar o líquido no colarinho, passar de um lado, pulverizar novamente e passar do outro”, explica.

Passando camisa social azul com ferro de passar ElectroluxFerro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL)

Como usar o vapor

O calor úmido auxilia a desamassar as peças, abrindo levemente as fibras. Geralmente, não é recomendado o uso de ferro de passar com vapor em algumas peças, como as de seda, já que elas podem ficar manchadas. No entanto, a tecnologia está mudando isso.

O Ferro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL) permite que você use o vapor inclusive em tecidos delicados, como a seda, ou os tecnológicos, como náilon ou poliéster – basta usar o programa Outdoor Care. O produto tem ainda mais três programas personalizados de temperatura e vapor, para como algodão, linho e lã.

Camisa social azul com gotas de água

Marinês sugere um cuidado contínuo: sempre observar os furinhos no ferro que liberam o vapor. Eles precisam estar sempre limpos – caso contrário, você pode sujar a peça.

Lavanderia com ferro de passar ElectroluxFerro de Passar com Estação a Vapor Refine 700 (ETSS1-4DBL)

Cuidados para guardar

Depois de tanto esmero, hora de guardar as peças e protegê-las da melhor forma do pó e dos raios de luz. “Não é indicado o uso de sacos plásticos para guardar roupas. Esse tipo de material não permite que as fibras fiquem arejadas, causando, em grande parte dos casos, manchas amareladas ou mofos. O ideal são sacos de TNT”, conta Marinês.

No guarda-roupa, a dica é deixar o ambiente sempre arejado, mas protegido da umidade. Produtos desumidificadores e limpezas frequentes no armário fazem com que as peças sejam mantidas sempre em ótimo estado.

Mulher passando roupas brancas na área de serviço

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Lavanderia

    Cuidado com tecidos: 4 dicas para usar a secadora de roupas corretamente