apresentado por

Electrolux

Homepedia
Você sabe usar todos os recursos que sua máquina de lavar oferece? Acerte nos cuidados e descubra como melhora

Como melhorar a lavagem das roupas na sua máquina

Você sabe usar todos os recursos que sua máquina de lavar oferece? Acerte nos cuidados e descubra como melhorar a performance da sua lavadora.

Essencial na rotina doméstica, ter uma máquina de lavar em casa é uma prioridade para quem busca auxílio prático nas tarefas do lar. Lavar roupas à mão, às vezes, pode ser inviável, além de tomar muito tempo. Felizmente, hoje é possível encontrar diversas opções no mercado de máquina de lavar, em diferentes tamanhos, cores e modelos - e que caiba até mesmo em espaços pequenos, como os modelos de parede.

Entretanto, apesar da máquina de lavar apresentar uma facilidade no processo, nem sempre basta jogar todas as peças na máquina de lavar. Sem os cuidados adequados, você dificilmente terá o resultado esperado, mesmo depois de um ciclo inteiro de lavagem. Nesse sentido, tirar alguns “truques da manga” pode ser a solução. Descubra a seguir como deixar as roupas impecáveis.

Use corretamente a capacidade da máquina de lavar

O que irá determinar o tamanho ideal para a sua máquina de lavar é a sua necessidade, pode parecer óbvio, mas não é. Por exemplo, se você mora sozinho e dispõem de um espaço pequeno, o melhor pode ser uma minilavadora, com capacidade de até 3kg; já para casais ou famílias de até 4 pessoas, uma máquina de 11-12 kg pode ser a melhor opção. Confira a tabela completa a seguir:

capacidade-maquina-lavar

Lavadora_1355870156

Selecione o ciclo adequado para cada tipo de tecido

Primeiramente, é preciso separar as roupas de acordo com as características de cada peça; roupas delicadas das normais, as coloridas das brancas, as jeans de roupas de cama e banho e etc. O ciclo deve coincidir com o tipo de tecido, cor e grau de sujeira, isso potencializa o efeito da lavagem e, mesmo peças mais sensíveis, podem ser protegidas de danos

Felizmente, hoje é possível contar com a Máquina de Lavar 16Kg Perfect Wash com Jet&Clean Máquina de Cuidar Electrolux (LPE16), com exclusiva tecnologia com jatos poderosos, que lava profundamente e cuida das suas roupas, mantendo cores e tecidos preservados, com 35% menos desbotamento e 50% menos desgaste, além de economizar até 50 litros de água por lavagem.

Mão coloca peça de roupa em máquina de lavar 

Entenda os símbolos da etiqueta de roupas

A etiqueta não está ali apenas para te incomodar ao vestir a roupa, mas tem papel fundamental na conservação de suas peças. Por isso, entender os símbolos é essencial, pois eles contêm informações importantes para a hora da lavagem e secagem das roupas. Não observar as instruções com atenção pode diminuir a durabilidade das peças e até mesmo estragá-las. É importante ressaltar que é preciso também estar atento às instruções por escrito, fornecidas junto aos símbolos nas etiquetas de suas peças.

 Etiqueta de roupa com símbolos amostra

 

Fique atento aos detalhes

Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, confira os bolsos, certifique-se de que não haja objetos que podem atrapalhar o bom funcionamento do aparelho, além de conferir que botões e zíperes estejam fechados. Peças íntimas devem ser lavadas em saquinhos especiais para não estragarem e, em caso de roupas rasgadas, o melhor é que sejam consertadas antes. 

Cesto de roupas sujas prestes a serem colocadas na máquina de lavar

Retire as manchas antes de colocar na máquina de lavar

Em alguns casos, o recomendado é fazer uma pré-lavagem das roupas para que a mancha seja removida e, só então, coloque a peça junto às outras similares para lavagem normal. Isso porque roupas manchadas, quando não recebem atenção especial, podem ter a situação agravada. 

Recipiente com sabão em pó

 É possível prevenir complicações e aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico com alguns cuidados simples. Garanta que a máquina esteja protegida de raios solares; abra as roupas e coloque-as em “montinhos” de maneira uniforme, cuidando para não enrolar as roupas no agitador; disponha as peças pesadas e volumosas embaixo; coloque os produtos de limpeza somente na gaveta dispenser, isso evita que resíduos fiquem no cesto da lavadora. No mais, esteja atento às recomendações do fabricante no manual de instruções da máquina.