apresentado por

Electrolux

Homepedia
Veja qual o produto mais indicado para tirar manchas e até mesmo como guardar as roupas do bebê de um jeito se

Como lavar roupa do bebê que vai nascer?

Veja qual o produto mais indicado para tirar manchas e até mesmo como guardar as roupas do bebê de um jeito seguro

O nascimento de um bebê envolve muitos detalhes aos quais os pais precisam se atentar. Um deles é a lavagem das roupas. Como a pele dos bebês é mais sensível, devido à pouca idade e por ainda terem um sistema imunológico imaturo, é preciso ter cautela no momento de lavar as roupas do bebê. Caso contrário pode acontecer de eles manifestarem alergias e irritações na pele.

shutterstock_758220868-2

Se você está grávida e quer saber o melhor jeito de lavar as roupas do bebê. Veja a seguir algumas dicas para deixar as roupas do recém-nascido limpas, macias e sem oferecer riscos para ele.

Escolha roupas com tecido adequado para os bebês

Possibilitar que os bebês fiquem longe de irritações na pele causadas pelas roupas que usam é uma precaução que deve começar na escolha dos tecidos. As melhores opções indicadas pelos pediatras são roupas feitas de algodão, ou algodão com lycra, pois são confortáveis, não causam alergia e possibilitam que a pele do bebê respire. Converse com seu pediatra para saber quais outros tecidos são mais indicados e quais devem ser evitados.

shutterstock_261120884-1

Lave as roupas antes de o bebê usar

Essa é uma orientação para se ter em mente sempre. As roupas do bebê precisam ser lavadas antes de serem usadas, porque elas podem vir com ácaros, poeiras e outros compostos que, em contato com a pele do bebê, podem causar algum tipo de alergia ou dermatite de contato. 

Agrupe as roupas do bebê por cor

Assim como as roupas do resto da família, o melhor é que as roupas do bebê sejam agrupadas por cor na hora de lavar. Essa é uma maneira de evitar que os tecidos desbotem e manchem uns aos outros. Faça pilhas compostas por roupas brancas, pretas e coloridas.

shutterstock_603426896-1

Além disso, também é possível escolher uma máquina de lavar que lave profundamente as roupas, mantendo as cores e os tecidos preservados. A Máquina de Lavar 16Kg Perfect Wash com Jet&Clean Máquina de Cuidar Electrolux (LPE16) conta com uma tecnologia que produz jatos poderosos sem danificar a roupa. Testes da Electrolux mostram que ela alcançou menos 35% de desbotamento e 50% menos desgaste.

Lave as roupas dos bebês separadamente

Como os recém-nascidos têm a pele mais sensível, misturar as roupas deles com as de outras pessoas da casa pode ser perigoso. Outra questão é que as roupas dos bebês não podem ser lavadas com os mesmos produtos de limpeza que as dos adultos. Alguns amaciantes, sabão e alvejantes podem conter substâncias fortes em sua fórmula e causar problemas de pele e até intoxicações no bebê.

Lave as roupas do bebê com sabão neutro 

Amaciantes perfumados e outros produtos utilizados para lavar as roupas dos adultos não são indicados para lavar as roupas do bebê. Esses produtos contam com substâncias que podem causar erupções e irritação na pele do bebê. O sabão neutro é capaz de dar conta da higienização da roupa sem trazer riscos ao bebê.

shutterstock_124582588

Guarde as roupas do bebê em um local limpo

A organização das roupas do bebê precisa seguir a mesma disciplina da lavagem. Afinal, se  na hora de guardar as roupas elas foram colocadas em um armário ou gaveta empoeirado, podem oferecer riscos à saúde do bebê. 

Como tirar manchas das roupas do bebê 

Quem já tem um bebê em casa sabe que manchas na roupa podem ser comuns. Situações em que o leite cai na roupa durante a amamentação, assim como marcas de vômito, xixi, cocô, restos de comida entre outras são algumas das manchas que os pais precisam lidar na hora de lavar as roupas do bebê. No entanto, como limpar esses resíduos sem o uso de produtos mais fortes? 

Se esse tipo de situação faz parte do seu dia, veja algumas dicas para tirar manchas das roupas do bebê. 

shutterstock_1064904845 (1)

Como remover manchas de leite da roupa do bebê

Para evitar manchas de leite, o mais indicado é limpar o local com água enquanto o resíduo ainda está não secou. Pode ser que seja um pouco mais difícil fazer isso enquanto o bebê está mamando, tente passar um pouco de água no local assim que possível, O mais importante é evitar deixar a mancha secar, para que a roupa não fique com cheiro de azedo. 

Caso a mancha tenha secado, pode-se fazer uma pré-lavagem, deixando a roupa de molho por alguns minutos na água fria e lavando-a mais de uma vez na máquina.

Como remover manchas de fórmula da roupa do bebê

Assim como as manchas de leite materno, quando há o contato da fórmula com a roupa do bebê, o ideal é limpar o quanto antes com água fria. Caso não seja possível, colocar a peça de molho por 15 minutos na água fria pode ajudar a retirar a mancha

Evite deixar que a mancha seque, para que não fique com um odor azedo na roupa do bebê. 

shutterstock_455534278

Como remover manchas de vômito da roupa do bebê?

O refluxo é uma situação comum na rotina dos bebês. Por isso é importante ter boas estratégias para lidar com esse tipo de mancha. O primeiro passo é retirar todos os resíduos com água fria e corrente. Na sequência, é possível aplicar uma solução com bicarbonato de sódio e suco de limão sobre a área manchada. Prepare uma pasta homogênea e deixe agir sobre a mancha por 15 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova de limpeza. Retire a solução e coloque a roupa na máquina. Se achar necessário, lave a peça mais de uma vez. 

shutterstock_700249084

Como tirar manchas de fezes das roupas do bebê

Caso aconteça um escape de fezes, o ideal é lavar o local com água corrente o quanto antes. Se não for possível, aplicar um pouco de detergente neutro sobre a área afetada, enxaguar e depois colocar na máquina. Se necessário, lave a peça mais de uma vez. 

shutterstock_380872624

Como tirar mancha de xixi das roupas do bebê

Uma boa maneira de retirar manchas e cheiro de xixi da roupa é aplicar uma mistura de água fria com bicarbonato de sódio. Utilize medidas iguais para compor uma pasta e aplique sobre a mancha. Caso a mancha já esteja seca, é possível aplicar um pouco de vinagre branco dissolvido em água. Feito isso, coloque a roupa para lavar.

Publicidade Publicidade Home