apresentado por

Electrolux

Como lavar roupa de bebê?

Trouxemos um guia para ajudar a lavar as roupas do seu bebê do jeito certo

Como se lava a roupa do bebê corretamente? Pode usar sabão comum? Pode secar ao sol? As dúvidas são muitas e, por ser a pele de um bebê ainda muito sensível, esse assunto merece cuidado e atenção especiais. Amor e dedicação sabemos que não faltam, mas quando falamos de uma fase tão nova da vida saber sobre limpeza e higienização das roupas de bebê faz a diferença.

Em lojas é bem comum que as roupas fiquem entocadas em estoques e expostas a ácaros. Quando é levada para casa, é imprescindível que se lave todas as peças do bebê antes de usar. A limpeza das peças de crianças, especialmente até os 3 anos de idade, deve ser tratada como prioridade justamente para prevenção de alergias e irritações, que podem ser causadas por produtos químicos. Confira a seguir algumas dicas de como lavar a roupa do bebê.

Mulher segura body de bebê, logo abaixo se vê mais roupas infantis dobradas

Separe as roupas do bebê das do resto da família antes de lavar

Esse é o cuidado mais importante, separar as roupas do bebê das do resto da família desde o pré-natal até os 3 anos de idade. É fundamental para evitar a transmissão e contágio de qualquer bactéria. O ideal, inclusive, é ter bacias e baldes separados apenas para o uso das roupas do bebê, para que não exista nem mesmo o risco de contato com produtos químicos muito fortes.

Não é recomendável usar qualquer sabão

O sabão comum pode causar irritação a pele sensível do bebê, que ainda não tem a mesma imunidade de uma criança maior. O produto pode conter corantes, aromatizantes, ácido e outros compostos que contribuem também para problemas respiratórios. Opte por sabão neutro, o tradicional sabão de coco ou próprios para bebê, facilmente encontrados no supermercado. Enxágue bem para evitar que resíduos fiquem na peça.

 Cesto com roupas infantis e produtos de limpeza

O melhor cheirinho, é o cheirinho natural do seu bebê

Muita gente acaba fazendo uso excessivo de amaciantes para deixar a roupa com mais fragrância, o famoso “cheirinho de bebê”. Contudo, o produto, além de diminuir a impermeabilidade e durabilidade do tecido, intensifica a ocorrência de alergias respiratórias. Prefira fazer uso de vinagre branco, que deixa as roupas tão macias quanto higienizadas, 25ml para cada 1 litro, sem vestígios de cheiro algum após secagem.

Lavar as roupas do bebê na mão ou na máquina de lavar

Esse ponto ainda divide opiniões, há quem afirme que só podem ser lavadas à mão, mas sabemos que a rotina pode ser facilitada com o uso de um eletrodoméstico. As duas formas de lavagem são igualmente possíveis e recomendadas por especialistas, por isso, não hesite em fazer uso da sua máquina de lavar. Reforçamos apenas a recomendação de lavá-las separadas das roupas de adultos.

Mãos submersas em água e sabão esfregam roupas delicadas

Lavar roupa de bebê à mão

1.    Ensaboe e deixe as roupas de molho por 15 minutos em uma bacia com água;

2.    Esfregue as peças com delicadeza;

3. As manchas mais difíceis podem ser retiradas com bicarbonato ou vinagre branco;

4.    Enxágue completamente;

5.    Deixe secar e depois passe do lado avesso.

Lavar roupa de bebê na máquina de lavar

1.    Separe as roupas;

2.    Para lavar fraldas de pano ou manchas difíceis também é possível fazer uso de bicarbonato de sódio, ½ no ciclo da lavagem;

3.    Selecione a opção para roupas delicadas;

4.    É muito importante que a máquina esteja sempre limpa e com a manutenção em dia.

Secar e passar as roupas do bebê: como fazer?

Dê preferência a dias ensolarados para lavar as roupas do bebê ou faça uso da secadora de roupas. O importante é que as peças sequem completamente antes de serem guardadas, para que não haja risco de mofo ou mesmo produzirem fungos e bactérias. É possível secar ao sol ou com uma secadora de roupas.

O calor ajuda a eliminar bactérias e outros microorganismos, não se esqueça disso antes de guardar. A recomendação, então, é passar as roupas do bebê no avesso.

varal com peças infantis e urso de pelúcia pendurados

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas