apresentado por

Electrolux

Homepedia
Cada tecido precisa de um tratamento específico, confira algumas dicas para não errar na hora da lavagem de su

Como lavar roupa: 6 erros para não cometer com tecidos delicados

Cada tecido precisa de um tratamento específico, confira algumas dicas para não errar na hora da lavagem de suas roupas

 

Diferentemente do que muita gente acredita, cada tecido pede um tratamento diferenciado na hora da lavagem. Há quem, inclusive, deixe de comprar fibras sensíveis como linho e seda, por não saber como lavar e cuidar. Sobram também dúvidas sobre como lavar roupa branca, que precisa de cuidado especial. 

De fato, nem sempre é tão simples chegar ao resultado ideal, mas hoje já existem soluções inteligentes pensadas para uma lavagem segura. Identificamos a seguir os seis erros mais comuns na lavagem de tecidos delicados para não cometer mais.

Roupas de tecido delicado em cabide 

1. Misturar todos os tipos de roupa

A praticidade de colocar todas as roupas juntas para aproveitar uma única lavagem pode parecer boa, mas traz prejuízos. A primeira tarefa deve ser separar suas peças por cores: claras, escuras e cores vivas. Depois disso, dê uma olhadinha nas instruções de lavagem que vem na etiqueta da peça e divida aquelas que passam pelo mesmo processo de lavagem. 

Finalmente, para evitar atritos entre tecidos e proteger a sua peça de danos, como formação de bolinhas, separe tecidos delicados dos demais.

Mulher segurando peça de roupa delicada, sobre a bancada com roupas dobradas e em cesto

2. Lavar pequenas quantidades aos poucos

Acumular roupas por categoria e usar a capacidade adequada da máquina de lavar é o ideal, tanto para economia de energia quanto de água. A médio prazo você pode perceber o impacto direto no bolso. Além disso, alguns tecidos como veludo, por exemplo, não precisam ser lavados sempre, basta o uso de escovinha umedecida com álcool. 

Tecido delicado pode ir na máquina de lavar

3.Abusar do amaciante 

O produto tem como função deixar as roupas macias e cheirosas, mas, quando usado em excesso pode deixar o tecido duro. Além disso, o excesso de amaciante, com o passar do tempo, pode danificar a sua lavadora. Resíduos de sabão também podem danificar a peça, por isso é importante caprichar no enxague, principalmente na lavagem de roupas brancas.  

lavar roupas delicadas com amaciante em dispenser da máquina de lavar

  O melhor a se fazer é seguir as instruções de lavagem conforme indicações da embalagem e despejar o líquido no compartimento da máquina, nunca sobre as roupas. A Lavadora Turbo Electrolux Branca com Capacidade Premium e Cesto Inox (LPR17) possui dispenser que separa os produtos na quantidade ideal e redistribui de maneira adequada, o sistema Jet & Clean garante uma lavagem integral, sem deixar nenhum vestígio de sujeira. Além disso, evita manchas indesejadas nas roupas, graças a função Perfect Dilution, pois os produtos diluídos são adicionados à água pelas laterais do cesto. Mais comodidade na hora da lavagem.

sabão líquido em dispenser da máquina de lavar

4. Remover manchas de roupas brancas com o alvejante errado 

A campeã de dúvidas é como lavar roupa branca. Isso porque, qualquer pequena manchinha é facilmente notada e você logo quer dar um jeito naquilo. É muito comum que as pessoas tentem remover manchas de roupas brancas com alvejantes, mas os que contêm cloro podem criar manchas, além de amarelar e enfraquecer a fibra do tecido. Opte pelos produtos sem cloro em sua fórmula.

Roupas de tecidos delicados estendidos em cabide de madeira 

5. Deixar tempo demais de molho

Para manter a durabilidade, elasticidade, cor e qualidade da peça é interessante que ela não fique de molho, a não ser que seja realmente necessário. O tempo máximo é de 2h, depois disso o sabão não tem mais efeito. 

Além disso, após longo período, microorganismos passam a reagir a sujeira da água e soltar mau odor que pode permanecer mesmo depois que a roupa esteja seca.  Em temporadas de chuva e durante o inverno, ter roupas secas pode ser uma complicação. Nesse caso, usar uma secadora de roupas pode ser uma solução eficaz para ter as peças prontas para uso e sem traços de mofo ou mau cheiro. 

Camisa branca submersa em água com sabão

6. Não utilizar o modo correto de lavagem

É indispensável utilizar o modo correto de lavagem da sua máquina, a Lavadora Turbo Electrolux Branca com Capacidade Premium e Cesto Inox (LPR17), por exemplo, tem funções específicas para roupas delicadas, brancas, tira-manchas, entre outras. Isso faz toda diferença no resultado da sua lavagem.  

Etiqueta com instruções sobre lavagem de tecidos delicados

 

Publicidade Publicidade Home