apresentado por

Electrolux

Homepedia
Influenciadora ensina como cuidar das roupas do jeito correto evitando manchas e preservando a peça por mais t

Como lavar: dicas práticas para lavagem de roupa branca

Influenciadora ensina como cuidar das roupas do jeito correto evitando manchas e preservando a peça por mais tempo

Uma roupa branca no guarda-roupa é essencial, peça coringa, vai bem com tudo, clássica e nunca sai de moda. Mas quem é responsável pela rotina de lavar roupa sabe, a lavagem da roupa branca requer mais atenção. De modo geral não tem segredo, mas a limpeza torna-se mais custosa por conta da sujeira que fica mais evidente do que em peças coloridas.

As roupas brancas também podem amarelar e manchar com mais facilidade, por isso, também é preciso tomar alguns cuidados antes de colocar na máquina de lavar. Convidamos a Carla Oliveira, do Dycas da Carla, para falar sobre como com alguns cuidados básicos na hora de lavar roupa branca já fazem toda diferença. É possível recuperar o branco e deixá-lo ainda mais branco e brilhante, saiba como.

Como tirar manchas da roupa branca

Cada mancha deve ser tratada de uma forma, existem formas eficientes de cuidados com as peças e soluções para remoção até de sujeiras mais difíceis. Cada qual pede um cuidado específico que deve ser respeitado para diminuir as possibilidades de danos às peças. Há quem aposte, por exemplo, em sabão líquido como coringa por diluir mais facilmente.

Para quem tem dúvida sobre como tirar manchas amarelas da roupa branca, a dica da Carla Oliveira é fazer uso de água morna nas manchas que, segundo ela, faz toda diferença. "A água morna deixa os resíduos amolecidos e também ajuda para uma ação mais eficiente do produto nas peças”.

 

montagem_702746503

Como clarear roupas brancas amareladas

É comum que, com o tempo, as roupas brancas fiquem com uma tonalidade amarelada, isso, para a youtuber, pode ser resolvido com o uso de uma receitinha básica: vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio que, segundo ela, é o que não pode faltar na lavanderia.

Prevenir é melhor que remediar, sendo assim, não é recomendado usar água sanitária que, para Carla, é o grande vilão responsável por amarelamento das peças. Por outro lado, é uma preferência da blogueira que suas roupas sequem no varal ventilando à sombra.

camisas brancas penduradas em cabide

Como clarear roupas brancas encardidas

Resistindo à vontade de jogar fora, é preciso dar novas oportunidades também paraas peças encardidas que, acredite, têm solução. Para além do uso de produtos específicos para manchas, é possível contar com soluções caseiras valiosas que podem livrar até as meias brancas das crianças daquela sujeira que parece impossível de sair.

A blogueira ensina uma receita que considera infalível. Para cada litro água, acrescente:

- 1 colher de sopa de sabão em pó

- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

 - 100ml de álcool

Depois é só deixar de molho por até 12 horas e lavar normalmente.

roupa branca de molho em água com sabão

Para além de todas as dicas anteriores, é importante ter em mente também uma das recomendações mais básicas da lavandeira: não misture peças brancas com coloridas, pois uma única meia de cor já pode manchar suas peças brancas. Vale reforçar que o ideal é tratar e fazer a remoção das manchas o quanto antes, afinal, quanto mais o tempo passa, mais difícil tratar a peça.

Enquete

Qual mancha você considera mais complicada de ser retirada da roupa branca?

Resultados... mancha de vinho: 5% mancha de gordura: 21% mancha de desodorante: 72%

Publicidade Publicidade Home