apresentado por

Electrolux

Homepedia
Nada de roupas manchadas: com dicas e cuidados simples você pode evitar dores de cabeça na lavanderia

Como lavar corretamente roupas que soltam tinta?

Nada de roupas manchadas: com dicas e cuidados simples você pode evitar dores de cabeça na lavanderia

Parece uma cena de terror: você abre a sua máquina de lavar e quando tira a sua camiseta branca preferida ela está completamente rosa. Qual o criminoso culpado? Aquela blusinha vermelha que parecia inofensiva. Para que essa cena não se repita, é preciso tomar algumas precauções. Para te ajudar nessa empreitada, Homepedia separou algumas dicas essenciais para lavar roupas corretamente sem que elas soltem tintas e causem manchas, confira.

Máquina de lavar front-load com várias toalhas de cores diversas

Pré-lavagem: como saber se a minha roupa solta tinta?

Sempre que comprar um roupa nova colorida, faça um teste simples de firmeza da cor para conferir se a peça solta tinta. É só seguir o passo a passo:

  • Umedeça uma parte do tecido;
    - Coloque um papel toalha ou um tecido branco sobre;
    - Passe o ferro quente sobre a parte úmida;
    - Se a cor da peça transferir para o papel, é possível que a roupa solte tinta durante a lavagem.

Roupa branca com mancha colorida e produto tira-manchas sobre ela

Lavagem: como lavar roupas que soltam tinta?

Para evitar erros e possíveis prejuízos na lavanderia, existe aquela primeira regrinha que você já muito deve ter ouvido falar. Separe todas as peças em três grupos: brancas, pretas e coloridas. Porém, ainda assim, dentro do grupo de coloridas, pode haver uma grande diversidade de tons e é preciso ficar atento. Se você possui um guarda-roupa com muitas cores, pode ser até interessante fazer uma triagem por tons, isto é, peças mais claras separadas de outras mais intensas. De todo modo, se você fez o teste que indicamos acima, para conferir a firmeza da tinta de suas roupas e a sua peça soltou alguma coloração, o melhor pode ser lavá-la separadamente das demais.

Máquina front-load com várias roupas coloridas, enquanto pessoa coloca sabão em pó

 

De todo modo, sempre confira a etiqueta de sua roupa para maiores informações sobre a lavagem, pois há peças muito delicadas que não podem ir à máquina de lavar. Se a sua roupa pode ser lavada na máquina, nossa recomendação é que, ao colocar na lavadora, você utilize os menores ciclos, isto é, o ciclo rápido de lavagem de seu aparelho, bem como a carga extra baixa de água, para que assim você não gaste muita energia com apenas uma ou duas peças.

Pós-lavagem: como evitar manchas na secadora?

Roupas de cores muito intensas podem desbotar em temperaturas muito altas na secadora, por isso mesmo a etiqueta é o seu guia na hora de colocar essas peças para secar. Confira as recomendações de cada peça e faça a mesma triagem que você faz antes de lavar. Peças muito coloridas podem ser secadas de forma conjunta em uma temperatura mais adequada para elas. 

Essas dicas de temperatura da etiqueta também são válidas na hora de passar as roupas, pois o ferro quente demais pode deixar manchas e acelerar o desbotamento de suas peças. 

Toalhas coloridas em frente à máquina de lavar

 

Aplicando essas dicas com atenção você pode melhorar a vida útil de suas roupas e ainda evitar as temidas manchas nas roupas.

Publicidade Publicidade Home