apresentado por

Electrolux

Homepedia
Mesmo após lavar, é preciso outros cuidados para que o cheirinho perfumado das roupas permaneça por muito mais

Dicas para deixar suas roupas cheirosas por mais tempo

Mesmo após lavar, é preciso outros cuidados para que o cheirinho perfumado das roupas permaneça por muito mais tempo. Veja quais são!

Como tirar cheiro de roupa guardada? É desanimador quando você decide pelo look perfeito, abre o guarda-roupa e quando pega as suas peças elas estão com aquele cheiro nada agradável. Isso acontece por diferentes motivos e um deles pode ser a forma como você tem lavado e guardado suas peças. Para que essa cena não se repita mais, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que as suas roupas ficam cheirosas por mais tempo. 

Pessoa retira roupas brancas lavadas da máquina de lavar front load

Roupas mais cheirosas: cuidado na lavagem

Coloque as suas roupas para lavar conforme as indicações da etiqueta. Seja lavando-as na mão ou na máquina, o seu ajudante para uma roupa muito mais cheirosa é o amaciante. De todo modo, também é necessário cautela já que, se usado em demasia, o amaciante pode ter efeito contrário e danificar suas peças, seja manchando suas roupas ou endurecendo alguns tecidos. Para o resultado perfeito a regra é seguir a quantidade recomendada pelo dispenser de sua máquina de lavar.

Pessoa segura etiqueta de roupa

Seque suas roupas corretamente para evitar mau cheiro

Acabou o ciclo da sua lavadora? Então já retire logo da máquina de lavar e coloque as peças para secar, seja no varal ou na secadora. Deixando as peças por muito tempo paradas dentro da máquina acaba causando um mau cheiro devido à umidade. 

Se você seca as peças no varal, é importante ficar atento a alguns outros detalhes:

Roupas coloridas estendidas no varal

- coloque as peças bem esticadas no varal;
- não coloque uma roupa sobre a outra, é importante que haja espaço entre elas;
- se você não mora em apartamento e secará as peças na área de serviço, é importante abrir bem as janelas e deixar o espaço arejado

Roupas sempre cheirosas no closet ou no guarda-roupa

Mantenha seu guarda-roupa sempre limpinho criando o hábito de periodicamente retirar as roupas e limpar os compartimentos. Retire o pó e, se possível, passe um pano úmido, deixando as portas abertas, para arejar bem. Nessa hora é bom retirar também as roupas de inverno e pendurá-las para arejar.

Depois que seu armário está limpo, uma boa dica é guardar peças que você não costuma usar muito em saquinhos. Prefira os sacos de pano ao invés das embalagens de plástico, pois os sacos plásticos podem abafar a roupa e ajudar na proliferação do mofo; já os sacos de pano possibilitam uma melhor ventilação.

 Roupas limpas guardadas em gaveta

Uma opção para manter seu armário sem odores ruins é colocar produtos com ação antimofo em determinados pontos, pois alguns deles já são pensados para serem utilizados dentro de armários, ajudando a diminuir a umidade do espaço e criando um cheirinho bem mais gostoso. Os sachês perfumados são outra opção para deixar tudo mais agradável. Você pode adquirir os sachês prontos no supermercado ou pode fazê-los em casa, com o aroma do seu agrado.

Sachês de lavanda para serem utilizados em guarda-roupa

Cuidado com as roupas usadas dentro do armário

É muito importante que você não misture as peças já usadas com as peças limpas, pois isso acabará com todos os passos colocados em prática anteriormente. Por isso mesmo, um bom investimento pode ser um cesto para roupas sujas, para que elas sejam armazenadas separadamente. Porém, mesmo no cesto, é importante tomar alguns cuidados: aquela roupa de academia, por exemplo, toda suada, não deve ser misturada com as outras peças menos sujas; o ideal é lavá-la logo após o uso, para que o suor não seque na peça. 

Mãe e filha separam as peças para a lavagem em cesto de roupas sujas

Com hábitos simples fica mais fácil ter roupas sempre cheirosas dentro do armário!