apresentado por

Electrolux

5 dicas de como lavar edredom na máquina

Confira o passo a passo para deixar seu edredom livre de ácaros e fungos

Nada como deitar e sentir o cheirinho de limpeza da roupa de cama. Entre as peças que você deve dedicar cuidados especiais na lavagem, está o edredom. Afinal, ele acumula nosso suor, ácaros e fungos. Logo, sua lavagem é muito importante, pois impacta até mesmo em problemas respiratórios e na oleosidade da pele.

Mas, você sabia que dá para lavar o edredom na máquina? Dessa forma, é mais prático mantê-lo limpo e cheiroso. Veja, abaixo, 5 dicas de como lavar edredom.

1.Tempo certo

Não deixe a sujeira acumular. O ideal é que o edredom seja lavado duas vezes por ano, especialmente após o verão e o inverno. Você também pode colocá-lo para arejar todo mês, para evitar alergias e o acúmulo de fungos.

Dicas de como lavar edredom na máquina

2. Antes da lavagem

Distribua o edredom ao redor do agitador da máquina. A maioria dos materiais, como algodão ou poliéster, pode ser colocada na máquina, mas é importante olhar na etiqueta do produto se há alguma restrição de lavagem. Não ultrapasse o peso recomendado pela máquina, pois os tecidos incham quando entram em contato com água e sabão.

3. Durante a lavagem

Não coloque cloro ou amaciante, pois podem estragar o material interno do edredom. Use sabão líquido ao invés do em pó, pois dilui melhor na lavagem. Programe a máquina para o modo de roupas delicadas e com água fria. Há máquinas de lavar 15 kg com funções que evitam pelinhos nos tecidos, como a Lavadora Turbo Capacidade 15Kg (LTD15), da Electrolux, que conta com filtro Pega-fiapos.

Maquina de lavar com edredom branco

4. Secagem

Verifique na etiqueta do edredom se ele pode ser colocado na secadora de roupas. O indicado é deixá-lo secar naturalmente na vertical, apertando para retirar o excesso de água. Evite a exposição direta ao sol, pois pode proliferar os ácaros. Garanta que o edredom esteja totalmente seco antes de guardá-lo para evitar mofo e mau cheiro.

5. Cuidados pós-lavagem

Você pode guardar o seu edredom em sacos a vácuo ou de algodão. Periodicamente, para remover poeira, você também pode aspirar a roupa de cama com um bocal específico para tecidos. Durante o dia, guarde-o para evitar o contato com pó e bata levemente antes de usar.

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas