apresentado por

Electrolux

Homepedia
Confira o que fazer antes de sair do imóvel e ir para seu novo lar

Sem dor de cabeça: especialista dá dicas de como organizar mudança de casa

Confira o que fazer antes de sair do imóvel e ir para seu novo lar


A personal organizer Andrea GiladVai mudar de casa e não sabe por onde começar? Você não está sozinho. A princípio, uma mudança de casa parece algo extremamente trabalhoso e burocrático. Como encaixotar tudo de forma organizada? Como não perder coisas importantes como documentos e objetos pessoais? E os móveis, vão chegar intactos?

Para ajudar você a tornar esse processo muito mais simples, convidamos a personal organizer Andrea Gilad, que traz dicas sobre como fazer uma mudança de casa sem dor de cabeça. Confira:

 

Planeje um mês antes

Um mês antes da data da mudança, você deve começar a encaixotar o que vai levar para a nova casa – e descartar tudo o que não irá. Enquanto está organizando a casa na pré-mudança, embora possa ser tentador, Andrea sugere que você não vá apenas jogando tudo nas caixas: verifique antes a validade de alimentos e produtos de limpeza para evitar levar os vencidos.

Homem carregando caixas com roupas para fazer a mudança de casa

Encaixote por categoria

A personal organizer recomenda guardar os pertences separados por categorias como, por exemplo, uma caixa apenas para sapatos, outra para bolsas e assim por diante. Identificar com uma etiqueta ou marcar a caixa com uma caneta facilita na hora de separar o que pertence a cada cômodo.

Homem passando durex em caixa de papelão para fazer mudança de casa

Roupas em cabides podem ser colocadas em caixas do tipo cabideiro, pois não amassam durante o transporte. Objetos de vidro e eletrodomésticos devem ser embrulhados em papel kraft, plástico bolha ou papel ondulado. “É muito importante escrever nas caixas se nelas há objetos frágeis, para que nada seja colocado por cima.”

Rolo de plástico bolha para fazer mudança de casa

Solicite o desligamento de serviços

- Energia elétrica: “Recomenda-se, ao deixar o imóvel, conferir o medidor e solicitar o desligamento”, pontua Andrea, dizendo que também é necessário transferir a titularidade para a nova casa.

- Água: cerca de 20 dias antes de sair da casa, Andrea diz que você deve pedir uma certidão negativa de débito e a transferência de titularidade.

- Telefone e internet: basta ligar na empresa de telefonia e informar a mudança de endereço. “Como não vivemos mais sem internet, o ideal é solicitar o serviço para a casa nova com pelo menos uma semana de antecedência.”

Faça doações antes de mudar

Doações para familiares, amigos e instituições de caridade devem ser entregues antes da mudança para que não haja acúmulo de bagunça na casa nova – e para que você tenha mais espaço para o que realmente vai usar.

Pilhas, eletrônicos, medicamentos vencidos e exames de imagem têm locais específicos de descarte, como farmácias.

pilhas para descartar durante a mudança de casa

Organizando a casa nova

Confira se o número de caixas que chegou está correto. Se você já for ficar no imóvel, comece a organização pela cozinha. Se não, evite abrir as caixas para não espalhar os itens – o ideal é, assim que abri-las, já colocar cada coisa em seu lugar. Uma mala de mão com documentos, remédios, produtos de higiene pessoal e roupas é muito útil para os primeiros dias.

Caixas de papelão para fazer mudança de casa

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Reforma de apartamento: 7 coisas que você precisa saber antes de planejar a sua

Publicidade Publicidade Home