Obra em casa muitas vezes é sinônimo de poeira, dor de cabeça e orçamentos estourados. Da poeira sabemos que é impossível fugir, porém das outras etapas é possível escapar com um bom planejamento. Para que a sua reforma seja feita com mais tranquilidade, Homepedia separou aqui oito dicas que fazem a diferença na hora de planejar uma obra.
1. Pesquise preços e compare orçamentos
Essa dica serve tanto para os materiais de construção quanto para a mão de obra. Peça diferentes orçamentos e faça comparativos, isso ajudará a escolher o que é melhor para você. Mas lembre-se de sempre considerar o custo-benefício, às vezes vale mais a pena fazer um investimento maior por um produto melhor, visando um resultado de qualidade superior.

2. Faça um bom projeto de reforma
No quesito “fazer um bom investimento”, uma dica fundamental é contratar um profissional, como um arquiteto ou um designer de interiores, assim ele pode te ajudar em todas as etapas da reforma e juntos vocês constroem um bom projeto, para que tudo saia do jeito que você sempre sonhou. Ter um projeto bem alinhado é ideal para fugir dos imprevistos.

3. Para mudanças estruturais, converse com um engenheiro
Se você pretende criar novas paredes, derrubar antigas ou criar um segundo piso na sua casa, é fundamental que se converse com um engenheiro para entender a estrutura existente no seu espaço e as mudanças imaginadas.

O engenheiro é quem vai avaliar a segurança e a viabilidade dessas mudanças que você imaginou, por isso ele é fundamental para que a sua obra seja o mais segura possível.
4. Faça um cronograma da sua obra
É importante ter perspectivas sobre a sua obra e não entrar em uma reforma sem definições bem estabelecidas. Nossa dica é que você anote e preveja determinados itens, como:
- Data de início da reforma
- Duração estimada da obra
- As etapas da reforma
- Valor total que você tem para investir na obra
- Custo previsto do material
- Valores extras incluídos durante o processo da obra
- Lista de materiais adquiridos
- Custo da mão-de-obra

Vale montar uma planilha no Excel com esses itens e ir acompanhando, assim você fica mais seguro para momentos de imprevisto ou mesmo atrasos na reforma.

5. Mora em apartamento? É preciso comunicar o seu síndico sobre a reforma
Se você mora em um apartamento, é imprescindível que você informe ao seu síndico e também ao zelador de que uma reforma irá acontecer; passe a eles a previsão de duração da obra e informe sobre os profissionais que irão circular pelo espaço. Além disso, fique atento aos horários de silêncio estabelecidos pelo condomínio, para que você não tenha nenhuma dor de cabeça extra.
6. Prepare-se para conviver com a obra
Esse é um ponto importante para o seu bem-estar e para que sua família conviva bem com todo o caos de uma obra. Se vocês ficarão morando na residência durante a obra, é importante cobrir móveis, guardar itens decorativos e se preparar para muita poeira.

Crianças e animais domésticos precisam de atenção especial nesse momento, para que eles não convivam com toda a bagunça de uma obra e nem se aproximem de itens e ferramentas que podem ser perigosos. Durante o período de obras, pode ser interessante encontrar atividades fora de casa para as crianças e até vale pensar em uma creche para os pets, o que pode evitar bastante stress.
7. Meça todos os seus espaços antes de qualquer compra
A trena será sua aliada durante a obra: tire sempre as medidas de seus espaços antes de comprar qualquer móvel, para não correr o risco de ficar pequeno ou grande demais em seu cômodo. Além disso, é sempre importante verificar a entrada desses itens na sua casa, pois você não quer comprar aquele colchão gigantesco que irá ficar preso em seu elevador, não é?
8. Acompanhe a obra com atenção
É importante que você tenha o hábito de visitar e conversar com os profissionais responsáveis pela obra periodicamente, para que nenhum passo seja tomado sem o seu conhecimento. É fundamental acompanhar esse processo para que tudo saia do seu jeito e não aconteça de a obra ser finalizada de um modo que não seja de seu agrado.
