apresentado por

Electrolux

Homepedia
Cada canto da casa possui um segredinho de limpeza que vai agilizar essa tarefa. Veja dicas para limpeza de co

Faxina geral: dicas rápidas para todos os ambientes da casa

Cada canto da casa possui um segredinho de limpeza que vai agilizar essa tarefa. Veja dicas para limpeza de cozinha, sala, quartos e banheiro

Faxina em casa é uma tarefa necessária, mas que dá trabalho, por isso mesmo todo mundo sempre está em busca de alguma dica que dê aquela agilizada no processo e facilite a tarefa. Em especial no fim de ano, todo mundo quer deixar a casa organizada, limpa e livre de acúmulos, não é? Homepedia reuniu algumas dicas pensadas para cada cômodo da casa a fim de te ajudar a fazer essa faxina de forma muito mais rápida e eficiente.

Antes de começar, separe tudo que irá precisar

Para que a sua faxina funcione de forma rápida, é importante se organizar e separar todos os itens que você precisará durante a limpeza. Separamos aqui alguns itens essenciais, confira:

- Uma vassoura

- Um rodo

- Pá para remoção da sujeira

- Limpador multiuso 

- Limpador de piso específico para o tipo de piso da sua casa

- Desinfetante 

- Água sanitária 

- Álcool

- Panos de microfibra

- Uma esponja

- Um escova

- Aspirador de pó com diferentes bocais

- Vaporizador para pisos

Produtos de limpeza, pano e esponja em cesto de metal

Cozinha

Limpe os azulejos da cozinha com bicarbonato de sódio

Aquele azulejo da cozinha ao lado do fogão é sempre um bicho de sete cabeças, pois a gordura se acumula e parece impossível de fazê-la se desprender. Seu aliado nesse caso pode ser a dupla vinagre + bicarbonato de sódio, basta fazer a seguinte solução caseira:

- 250ml de vinagre branco
- 250ml de água
- Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio

Aplique a solução no azulejo com a ajuda de uma esponja e deixe agir por cerca de meia hora. Depois disso, passe um pano úmido e confira se fez a limpeza completa. Se achar necessário, repita o processo. É bom você fazer essa solução logo no início da limpeza da cozinha: enquanto a solução age, você faz a limpeza de outros itens, assim ganha tempo.

Cozinha ampla em tons de branco e cinza, com armários planejados e cooktop

Limpe a parte externa de sua geladeira com delicadeza

Seja a sua geladeira de inox ou branca, é importante certo cuidado na hora de limpar a parte externa do eletrodoméstico para evitar riscos e manchas. Você não precisa de soluções mágicas, basta passar um pano úmido com água e sabão ou mesmo detergente neutro, sempre com delicadeza, e pronto. 

Crie o hábito de limpar a parte externa de sua geladeira com certa periodicidade, isso fará toda a diferença para evitar manchas e o acúmulo de sujeira.

Limpe as bocas de seu fogão com vinagre e detergente

O vinagre pode ser o seu aliado na hora de limpar o fogão. Basta você retirar as bocas de seu fogão e colocá-las de molho na água morna com vinagre e detergente por cerca de 15 minutos. Isso irá ajudar a remover a crosta de gordura e deixará a limpeza muito mais fácil, assim basta passar uma esponja macia nas bocas e lavar em água corrente. 

Borrifador e esponja em close

Sala de estar

Use o aspirador portátil para limpar o sofá

Os cantinhos do sofá são o depósito de muitas sujeiras que às vezes nem vemos: pelos de pets, farelos de comida e poeira fazem a festa nestes espaços. Seu melhor auxiliar para essa higienização é o aspirador de pó; para os cantos mais difíceis vale usar o aspirador portátil com um bocal mais direcionado para esses cantinhos difíceis de alcançar. Aspire o sofá logo no início da faxina geral; além disso, crie o hábito de fazer essa limpeza ao menos uma vez na semana.

Aspire e higienize bem o seu tapete

O aspirador de pó também é uma excelente ajuda se você possui um tapete na sala de estar. Passe o aspirador com regularidade no tapete e crie uma logística para limpar esse item. Nossa dica é investir em um Vaporizador PowerMop para Pisos Electrolux (MOP10), pois com um vapor super quente esse eletroportátil higieniza e esteriliza o ambiente, eliminando até 99,9% dos germes e bactérias, deixando sua casa muito mais segura para a sua família. A maior vantagem: você nem precisará fazer muito esforço, pois o PowerMop fará o trabalho pesado. 

Mulher usa o Vaporizador PowerMop para Pisos Electrolux (MOP10) Vaporizador PowerMop para Pisos Electrolux (MOP10).

Conheça bem o seu piso e crie uma rotina de limpeza simples 

Cada tipo de piso pede uma limpeza específica: granito, mármore, azulejo ou laminado. É importante entender os cuidados de cada item, assim fica mais fácil criar uma rotina de limpeza, sem riscos de estragar o seu piso. Para te ajudar, temos um guia com as indicações para higienização de cada tipo de piso.

Tire todas as roupas sujas do quarto

Ter um cesto de roupas sujas é super útil, mas ele deve ficar na área de serviço ou na sua lavanderia. O banheiro também não é o local mais aconselhável para deixar o cesto, pois é um ambiente úmido demais, por isso a lavanderia é o local ideal, para as peças irem direto do cesto para a lavadora. 

Cesto de vime para roupas sujas

As roupas sujas acumuladas no quarto podem colaborar para odores desagradáveis no ambiente, então opte por deixá-las em outro ambiente. Além disso, para seu quarto ficar sempre cheiroso, crie o hábito de abrir as janelas para arejar bem e o ar circular.

Banheiro

Use palha de aço para limpar o seu box

Sabe quando se acumula aquela gordura em seu box de vidro? Uma dica é deixar essa superfície seca, sem nenhuma umidade e aí passar uma palha de aço, retirando assim toda a gordura acumuluda que deixa a superfície esbranquiçada. Como a superfície está seca, não se preocupe, que ela não irá arranhar. 

Toalha enrolada em banheiro branco

Use o PowerMop como auxiliar para limpar todas as extremidades

O Vaporizador PowerMop+ Pisos e Outras Superfícies Electrolux (MOP11) pode ser o seu braço direito na hora de limpar aquelas extremidades mais complexas do banheiro. Ele possui acessórios para limpeza de janelas, rejuntes, box de banheiro, ralos, torneiras, azulejos e muito mais.

Ralo é limpo com Vaporizador PowerMop+ Pisos e Outras Superfícies Electrolux (MOP11) Vaporizador PowerMop+ Pisos e Outras Superfícies Electrolux (MOP11).

Com ele você consegue limpar o ralo do box, aqueles cantinhos que acumulam gordura e até as dobrinhas do registro do chuveiro, por exemplo. Além disso, o PowerMop (MOP11) pode limpar seu vaso sanitário, sua cuba e até os vidros do banheiro. 

Área de serviço e lavanderia

Limpe a parte externa de sua máquina de lavar com um pano úmido

É comum que se faça a limpeza interna do cesto da máquina de lavar, mas muita gente acaba esquecendo da parte externa. Para evitar manchas e amarelados, passe um pano úmido com água morna e sabão neutro em toda a superfície; depois seque com um pano macio.

Publicidade Publicidade Home