Fazer faxina em casa, definitivamente, não é uma tarefa simples. Apesar de ser uma necessidade, nem todo mundo consegue ter tempo disponível para se dedicar à missão. Ter a casa limpa e organizada nem sempre combina com a nossa rotina.
Aliar praticidade as necessidades básicas é o ideal, pensando nisso, falamos com Luciana Tebar, amante da limpeza e da organização, consultora da empresa de limpeza Mary Help. Confira dicas de como fazer uma boa faxina rápida e eficaz.
1. A ordem certa da faxina na casa
Isso depende dos hábitos e horários dos moradores, para Luciana “cada casa tem alguma prioridade ou cronograma de limpeza, tais como, atividade diária, semanal, mensal e semestral”, entretanto, o ideal é que ela comece pela área externa. Dentro dos cômodos, a limpeza deve ser feita de cima para baixo, comece abrindo as janelas para ventilar a casa e termine com a limpeza do chão. “Essa sequência é ideal, pois permite que todos os itens sejam limpos e o pó não retorne aos móveis”, explica a consultora.

2. Para uma faxina mais rápida: organização!
Para que a sua faxina seja otimizada, organização é essencial. “O planejamento das atividades e a organização dos materiais tornará a limpeza muito mais rápida. Além disso, sempre faça a limpeza de forma circular, iniciando por um lado da porta de entrada e terminando do lado oposto”, aconselha a consultora.
3. Produtos que não podem faltar
Para que você tenha tudo à mão, Luciana preparou uma listinha com os produtos que não podem faltar seja na faxina na cozinha, no banheiro ou no quarto. De acordo com a profissional, precisamos ter dois kits essenciais: um básico e um de armário.
Básico:
- Limpador multiuso (limpa e remove manchas de vários tipos de superfícies)
- Limpador de piso específico para o tipo de piso da residência
- Desinfetante (usado em banheira e pias)
- Água sanitária (usado para tirar mofo e desinfetar)
- Álcool
- Bomba spray
- Panos de pó
- Panos de microfibra
- Esponjas, escovas e fibras diversas
- Pincel
- Luva de borracha
- Máscara
- Jarra de plástico
De armário:
- Pá e vassoura para remoção de sujeiras pequenas
- Esfregão para lavar o piso
- Vasculho
- Espanador eletrostático de cabo longo para limpeza de superfícies elevadas
- Aspirador de pó com os diversos tipos de bocais
- Vassoura de pelo, nylon de cerdas macias ou rígidas (angular ou reta), piaçava, gari, escovão
- Rodo de chão
- Rodinho para limpeza de vidro
- Pequena escada
Eletrodomésticos que temos em casa, como o Aspirador de Pó 2 em 1 Ergorapido Dourado Electrolux (ERG26) e a Lava-Louça Electrolux Inox 14 Serviços (LV14X) também ajudam bastante na hora de otimizar e reduzir o tempo da faxina.
Lava-Louça Electrolux Inox 14 Serviços (LV14X)
De quanto em quanto tempo é bom faxinar?
Isso vai depender da região em que você mora e de quantas pessoas vivem na casa, além disso, claro, da sua disponibilidade. “De qualquer forma, existe uma regrinha básica de faxina: rodapé e rodateto uma vez por semana, luminárias mensalmente, cortinas semestralmente, persianas mensalmente, vidros são bastante variáveis, desde semanalmente até bimestralmente, dependendo da localização”, finaliza Luciana Tebar.