Apesar de parecer uma tarefa trabalhosa na hora de escolher e instalar, o piso de um ambiente pode fazer toda a diferença na beleza e limpeza do espaço. Como existem diversos tipos de cores, texturas e valores, é preciso estar atento a alguns pontos antes de escolher o seu piso.
Veja se a área em que será feita a aplicação é interna ou externa, pois alguns revestimentos não podem ser molhados. Se sua casa tem crianças, idosos ou animais de estimação, por exemplo, o ideal é escolher um antiderrapante. Em apartamentos, pisos que não fazem ruído ajudam a manter a harmonia com os vizinhos.
Conheça abaixo as características de cinco tipos de piso e escolha qual é o melhor para a sua casa.

Vinílico
Ideal para ambientes internos, é fixado facilmente com cola e não arranha com facilidade. Por ser anti ruído, macio e térmico, é recomendado para apartamentos e ambientes como sala e quarto. Não é próprio para locais úmidos, como banheiro e lavanderia.

Laminado
Sua aplicação com manta ajuda a reduzir o barulho ao pisar. Pode ser instalado facilmente sob outro piso. É uma boa opção para substituir a madeira, por ter um preço menor e ser mais resistente a riscos. Para limpá-lo, basta passar um pano úmido. Pode ser aplicado em áreas como salas e quartos para dar sensação de aconchego, mas não deve ser colocado em áreas em que bate muito sol.

Porcelanato
Por sua durabilidade e grande variedade de tons e texturas, é um dos pisos mais escolhidos atualmente. Vale prestar atenção nos modelos, já que alguns são escorregadios. Tenha cuidado também na hora de limpar, pois ao arrastar móveis pode riscar o piso e muitos produtos de limpeza estragam o material. Apesar de tons claros sujarem facilmente, são ideais para espaços pequenos, pois dão a impressão de amplitude.

Madeira
É um dos revestimentos mais resistentes, mas também um dos mais caros e que demanda manutenção, por ter o risco de ser atacado por cupins. Para limpar, basta passar um pano úmido ou ceras que dão brilho. É uma opção sustentável, já que, hoje em dia, é feito de matéria-prima renovável.

Cimento queimado
Um dos mais pedidos atualmente nas construções, tem baixo custo e mistura os estilos rústico e contemporâneo. Por não ter rejuntes, o cimento queimado é fácil de limpar. Indicado para áreas internas para evitar rachamentos — exceto a cozinha, pois gordura pode causar manchas.