apresentado por

Electrolux

Homepedia
Esqueceu a panela no fogo e agora ela está com comida grudada dentro e toda queimada por fora? Confira aqui so

Como limpar panela queimada de um jeito fácil?

Esqueceu a panela no fogo e agora ela está com comida grudada dentro e toda queimada por fora? Confira aqui soluções para esse problema.

Quem tem hábito de cozinhar sabe, essa tarefa pode ser tão terapêutica quanto estressante. Eventualmente acontecem acidentes como esquecer a panela no fogo. Para tirar os restos pode parecer um desafio, ainda mais quando envolve gordura e restos de alimentos. Mas não se preocupe, pois separamos algumas dicas de como limpar panela queimada que podem recuperar até aquela panela que você pensou em jogar no lixo.

Pessoa esfregando panela com esponja de limpeza e sabão

Truque com papel toalha para limpar o fundo da panela queimada

Você precisará de: 

-Papel toalha; 
-Detergente neutro; 
-Água morna; 
-Esponja de cozinha;
-Vinagre branco.  

Como fazer: cubra o fundo da panela com detergente neutro; encha a panela queimada ou engordurada de água morna até a marca da sujeira e cubra o fundo da panela mergulhando uma ou duas folhas de papel toalha. Deixe a solução agir por 1h, escorra a água suja e retire o excesso de sujeira ou gordura com as mesmas folhas de papel toalha. 

Molhe a panela com água corrente, coloque três gotas de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre para ariar o interior da panela com uma esponja de cozinha ou esponja de aço. 

Luvas de limpeza, utensílios com líquido e esponja sobre balcão 

Use bicarbonato de sódio para limpar panela manchada 

Você precisará de 

-2 colheres de sopa de sal;
-1 colher de sopa de bicarbonato;
-10 colheres de sopa de vinagre;
-Palha de aço. 

Como fazer: misture o sal, bicarbonato e vinagre em um recipiente à parte, vá molhando a palha de aço com a solução e esfregue a panela. Note que não precisará fazer um grande esforço até que todas as manchas sejam retiradas.   

Pessoa colocando sal em panela suja sobre o cooktop

Se a situação não for tão grave e a comida não estiver tão grudada, será possível limpar a panela somente com água e sal 

Você precisará de: 

-Água;
-Sal;
-Detergente;
-Esponja de lavar louças.

Como fazer: retire os restos de comida queimada e lave normalmente, com detergente, esponja e água quente; cubra a parte queimada com água quente limpa, acrescente sal e deixe a solução agir por 15 minutos. Se ainda restar comida grudada, repita o processo.

 Pessoa esfregando panela com palha de aço e espuma

 

Limpe a panela engordurada com detergente

Você precisará de: 

-Detergente neutro;
-Água quente;
-Palha de aço

Como fazer: cubra o fundo da panela com a água e detergente; deixe ferver em fogo brando, pois o fogo alto pode danificar o revestimento externo da panela. Quando a água borbulhar, desligue, espere esfriar e esfregue com a palha de aço. 

Antes de escolher a sua panela é importante avaliar se o material atende às suas necessidades e ao uso que pretende empregar, por exemplo, panela antiaderente é ideal para quem busca alimentação rápida como frituras simples, tais como ovo, sem risco de grudar no fundo; já a panela de pipoca é um investimento para aqueles que consomem com frequência e buscam evitar o desperdício por milho queimado; ou a panela de inox, com maior resistência e distribuição de calor de forma igual por sua superfície.

Publicidade Publicidade Home