apresentado por

Electrolux

Homepedia
Dicas rápidas de organização e faxina diárias para não pegar no pesado toda a semana

Como limpar a casa com apenas 30 minutinhos por dia

Dicas rápidas de organização e faxina diárias para não pegar no pesado toda a semana

Estar com a casa limpa, organizada e cheirosa é muito mais do que uma tarefa cotidiana. Um ambiente organizado e bem cuidado impacta nossos níveis de relaxamento, produtividade, satisfação e ansiedade. É uma questão de bem-estar e de saúde mental e, por isso mesmo, não deve tomar mais tempo do que necessário! 

Criar o hábito de fazer um circuito, todos os dias, de pequenas e certeiras ações pode ajudar muito na manutenção da casa, sem a necessidade de se fazer uma limpeza pesada toda semana. Uma boa ideia para isso é não mais pensar em ambientes, mas em tarefas.

Superfícies livres: cada coisa em seu lugar

Manter as superfícies livres é fundamental para a sensação de um ambiente organizado. É comum que mesas de jantar e do escritório, cômodas, mesinhas de apoio, bancada da copa e do banheiro e outros espaços planos acabem recebendo uma série de coisas aleatórias durante o dia a dia: cada vez que se passa por perto, se deixa um copo, um pedaço de papel, um molho de chaves etc. É aí que a bagunça está formada!

Poucos minutos por dia dando uma geral nesses móveis, mandam a desorganização embora. Vá passando pelas superfícies e recolhendo os objetos seguindo três regrinhas fáceis:

1.       Se o item em questão não tem uma razão bem clara para estar ali ou não tem uso frequente, ele não precisa ficar à vista ou ao alcance das mãos, então guarde ou descarte o objeto;

2.       Para o que precisa ser mantido, guarde o objeto no seu devido lugar, sem deixar para depois. Se for um papel ou documento, arquive em uma pasta ou gaveta;

3.       Seja seletivo com o que já não tem utilidade e descarte de maneira correta.  Não caia nas armadilhas de guardar para pensar depois! Se não tem certeza sobre papeis e folhetos, você pode fotografá-los para não perder a informação.

1

Conte com a ajuda de um aspirador robô

Com as superfícies altas livres, escolha uma ou duas por dia para retirar o pó e passar um produto específico. Ao final da semana, todas estarão limpinhas. Já as superfícies baixas, pisos, tapetes e carpetes acumulam mais poeira e sujeira e exigem manutenção diária ou a cada dois dias. Para isso, o aspirador robô é um aliado perfeito. 

O Robô Aspirador de Pó PURE I9.2 da Electrolux permite que, via aplicativo, você configure até três mapas dos ambientes da sua casa, planejando os espaços que ele vai limpar e até mesmo os horários de sua preferência. É necessário, apenas, programá-lo para fazer o trabalho por você enquanto se dedica às outras tarefas. Uma vez configurado, é só escolher o mapa da vez e iniciar o ciclo. 

O PURE I9.2 ainda tem formato triangular que aspira todos os cantinhos, deixando muito pouco para sua limpeza pesada e para sua consciência! Ainda tem uma escova lateral e bocal de aspiração mais largo, que ajudam na limpeza de todos os ambientes. 

2

Organize, limpe e troque os tecidos

Essa tarefa compreende as roupas de cama, mesa e banho da sua casa.  Não é necessário limpar e trocá-las todos os dias, apenas arrumar a cama, sacudir colchas e mantas que cobrem os sofás, bater e organizar as almofadas e checar as toalhas de banho e rosto, no banheiro, e panos de prato na cozinha. 

Nesse processo você consegue verificar o que precisa ser lavado e trocado e, ainda, separar o que precisa tomar sol. Para finalizar, borrifar água de lençol da sua fragrância preferida nos têxteis deixa a casa toda perfumada!

Os tapetes, ainda, podem ser aspirados pelo robô aspirador. O aparelho da Electrolux foi projetado para ultrapassar obstáculos e desníveis como esses. O formato triangular chega em todos os cantinhos e a combinação da tecnologia da câmera 3D Vision com o sistema de suspensão chamado de Climb Force Drive™ permite que o aspirador robô detecte obstáculos em três dimensões e suba em carpetes ou degraus com até 2,2 cm de altura, sem a necessidade de qualquer intervenção. 

3

Organize a bancada da cozinha

Além de lavar, secar e guardar a louça – sem acumular uma torre de panelas para o final de semana - é importante limpar a pia e a bancada da cozinha para inibir o acúmulo de gordura, comum no ambiente.  Você pode fazer isso com algum produto próprio ou usar uma receita caseira bem prática e barata: 200 ml (um copo) de água, 3 colheres de vinagre e algumas gotas de detergente. Essa misturinha ainda tira manchas das superfícies de inox.

Limpe as louças do banheiro

Por fim, só limpar a pia do banheiro e o vaso sanitário. Para facilitar, mantenha um recipiente ou baldinho plástico com esponjinha, escova e produto com cloro ou tira limo no espaço. Com a esponjinha, você limpa a pia que fica manchada de sabonete e pasta de dente, e com a escova, esfrega o vaso. Apesar de não pensarmos em ambientes, o banheiro requer uma atenção especial pela frequência de uso, umidade e exposição a microrganismos. Um utensílio que pode ajudar, e muito, aqui é o MOP 11 da Electrolux, vaporizador de pisos que tem acessórios específicos para limpar e higienizar todo o banheiro, eliminando bactérias e fungos. Nada melhor que utilizar o banheiro limpinho e cheiroso, né?!

Além do ganho de tempo e praticidade, esses 30 minutinhos te ajudam no mais importante: o prazer de desfrutar da sua casa com carinho. Escolha um período do dia para fazer a sequência e incorpore na sua rotina. Fará toda a diferença.

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home