apresentado por

Electrolux

Homepedia
Para deixar as cortinas de casa sempre cheirosas e livre de mofos, confira essas dicas para lavagem em casa

Como lavar cortina em casa?

Para deixar as cortinas de casa sempre cheirosas e livre de mofos, confira essas dicas para lavagem em casa

Parte essencial na decoração de um ambiente, as cortinas são queridinhas da arquitetura e interiores trazendo aconchego ao espaço e quebrando um pouco da luz natural quando você quer um ambiente mais escurinho; a desvantagem é que, geralmente, tendem a absorver muito a sujeira e cheiros do local, e, somente sabendo como lavar a cortina do jeito correto você poderá se prevenir, inclusive, doenças respiratórias. Pensando nisso, conversamos com a influenciadora Lucy Mizael, Facilitadora Doméstica e Personal Organizer, dona do canal Dicas da Lucy. 

mão insere tecidos em máquina de lavar

 

Tipos de cortina e suas funções

A escolha do tecido faz toda diferença tanto no uso quando na hora da lavagem. A cortina de veludo, cortina de seda, cortina de linho e cortina de algodão têm maior capacidade de bloquear o sol, por exemplo. A persiana rolô é aliada nesse sentido, também pode ser utilizada em versões com blackout. Já a cortina de voal e chiffon são ideais para quem quer deixar a luz invadir os ambientes à vontade. 

Ambiente gourmet decorado com cortina 

A hora da lavagem também faz toda diferença, Lucy afirma que “cortinas mais volumosas, de tecidos nobres e finos devem ir para a lavanderia”. De fato, não é recomendável que cortinas de linho, algodão cru, seda, shantung e veludo sejam lavadas na máquina de lavar. Essas peças, por serem mais delicadas, precisam de tratamento específico na hora da lavagem ou serem levadas à lavanderia especializada. Em caso de poliéster, voal ou algodão pré-encolhido é até possível lavar em casa, mas somente em casos de uma cortina pequena.

Como lavar cortinas na máquina de lavar

Após verificar todas as características do tecido e se certificar das recomendações de lavagem e secagem, siga esses passos para lavar cortina em máquina de lavar.

Mão toca tecido de cortina • Em caso de acessórios, retire-os. Se forem ilhós, também há opção de transpassar com barbante, a ponto de deixar plissado e, depois, basta dar três nós fortes;

• Para evitar danos à peça, você pode colocar em um saco protetor;

• Caso não caiba no saco protetor, você pode simplesmente acomodar a peça com cuidado, de forma bem distribuída na máquina de lavar;

• O ideal é não sobrecarregar na hora da lavagem, se a lavadora for pequena e a peça muito volumosa, opte por lavar em partes ou procurar um serviço de lavanderia;

• Opte pelo ciclo leve ou suave e escolha bons produtos de limpeza, que não sejam abrasivo, e que garantam a limpeza e durabilidade do perfume;

• Lucy Mizael recomenda, ainda, o uso de sabão líquido para diluição completa e diminuição de resíduos nas peças. Além disso, sugere um produto que garanta melhor remoção da sujeira é de fundamental importância. Nesse sentido, é possível usar bicarbonato associado à lavagem.

• Após a centrifugação, você pode colocar a cortina para secar no trilho ou varão para secar. Ela levará até 48h para secar completamente, dependendo do tamanho e exposição ao sol e vento.


Em caso de persianas, a lavagem é um pouco diferente. O ideal é tirar do varão ou trilho, molhar com mangueira ou balde d’água e esfregar com uma escova e produtos não abrasivos. Para secar, assim como cortinas de tecido, é possível que seja feita na própria estrutura de sustentação. No dia a dia o recomendável é que se faça a limpeza com um aspirador de pó com frequência, justamente para tirar o excesso de ácaros. Os acessórios como varões, argolas e ilhós também devem ser limpos com frequência fazendo uso de um pano úmido.

Mãos fazem limpeza de persianas em janela

 

Publicidade Publicidade Home