apresentado por

Electrolux

Homepedia
A temporada de festas está chegando e nada melhor do que estar com tudo organizado e limpo para receber seus c

Como fazer faxina de fim de ano na casa?

A temporada de festas está chegando e nada melhor do que estar com tudo organizado e limpo para receber seus convidados. Veja dicas para uma faxina caprichada

Ano novo é tempo de renovação, de boas energias e de abertura de novos ciclos, por isso mesmo, para fechar esse ciclo e começar com tudo renovado, não basta apenas uma roupa nova ou aquela promessa de novo ano, mas pensar em uma boa faxina na casa, daquelas que coloca tudo de perna pro ar e não sobre uma poeirinha do ano que passou. A faxina de final de ano já é um costume de muitas famílias, mas você sabia que essa é também uma recomendação do Feng Shui? A técnica chinesa recomenda que esse seja um momento de se desfazer de muitas coisas e abrir-se para o ano que se iniciará.

Pessoa limpa coifa de cozinha com o auxílio do Vaporizador MOP11 de Electrolux.O Vaporizador PowerMop+ Electrolux (MOP11) é um ótimo auxílio para a faxina de final de ano. 

Para te ajudar a começar 2020 com tudo renovado, Homepedia separou dicas especiais para a sua faxina de final de ano. 

Pré-faxina: organize o que será necessário

A dica inicial é já separar um dia específico para a faxina e avisar a família ou as pessoas que moram com você. Crie um cronograma e coloque todo mundo para dividir as tarefas: de forma coletiva é muito mais fácil completar a faxina em menos tempo e de forma mais completa. Uma boa dica pode ser dividir os cômodos e já preparar o que será feito em cada um deles. 

Pai e dois filhos reunidos fazendo faxina de final de ano

Pense em todos os produtos de limpeza que você vai precisar: desinfetantes, limpa vidros, esponjas, álcool, entre outros. Já faça uma lista e compre o que está faltando em sua casa. Além disso, é importante ter luvas para a limpeza de ambientes mais sujos ou mesmo para o manuseio de produtos mais fortes, como os itens com cloro. Um boa também é comprar máscaras descartáveis, pois podem ser úteis para os ambientes com mais poeira, especialmente se alguém em casa tiver alguma alergia respiratória. 

Faxina na cozinha

Na cozinha, o importante é limpar aqueles espacinhos esquecidos, que sempre vamos deixando para depois, como atrás da geladeira ou sobre os armários. É importante também limpar a parte interna dos armários, fazendo uma triagem e conferindo a validade dos produtos, bem como jogando fora aqueles itens vencidos. 

Talheres organizados em gaveta na cozinha

Esse também é um bom momento de fazer uma triagem em seus utensílios de cozinha: jogue fora potinhos sem tampa, louças trincadas ou quebradas e doe o que não usa mais. Por exemplo, você tem usado todas as suas canecas? Se não, já doe e abra mais espaço para entrar coisas novas.

Sala de estar

Aproveite para lavar cortinas, tirar capas de almofadas e limpar o tapete da sala de estar. O tapete da sala pode ser limpo com a ajuda do aspirador de pó; caso ele esteja com manchas ou danificações, pode ser importante buscar uma ajuda profissional para a higienização. 

Na sala de estar, também vale a pena abrir as gavetas e armários e conferir recibos que devem ser guardados ou descartados. A maioria dos documentos, como comprovante de imposto de renda e contas de água e luz, devem ser guardados por cinco anos - mas caso você tenha todos digitalizados, já pode descartar os papéis. Notas fiscais de produtos e eletrodomésticos devem ser guardadas durante o prazo de suas garantias. Organize tudo em pastas identificadas por ano, assim fica mais fácil mantê-los organizados. Aproveite e já se desfaça daqueles que estão velhos demais.

Produtos de limpeza separados para a faxina de ano novo

Se você possui uma estante de livros na sala, confira todos os títulos presentes em seu acervo, já que pode ser uma boa hora de passá-los para frente. Você pode dar livros de presente no Natal ou mesmo doá-los a uma biblioteca pública. 

A limpeza dos quartos

É importante que cada um fique responsável pela limpeza de seu cômodo, para que assim possa se encarregar de selecionar e descartar o que for necessário. Esse é o momento de separar roupas para doação, bem como de jogar papéis fora. Pode ser uma boa também tirar algumas roupas de inverno para lavar e armazenar de maneira mais cuidadosa dentro do guarda-roupas. 

Pessoa arruma lençóis em faxina de final de ano

A área de serviço também precisa de faxina

Dê uma geral na sua área de serviço e confira se os produtos estão vencidos, sendo assim, separe o que precisa ser jogado fora ou o que precisa de descarte especial, como pilhas e lâmpadas fluorescentes. Essa faxina completa também é um bom momento para se desfazer daqueles panos de chão que já estão muito velhos. Não se esqueça também de limpar sua máquina de lavar, tanto por fora como por dentro, além do filtro, evitando resíduos de sujeira nas suas roupas.

Produtos de limpeza separados para a faxina de final de ano

Faxina no jardim ou varanda

Esse pode ser um bom momento de replantar algumas mudas, se desfazer daquelas que já morreram, trocar vasos e até mesmo semear novas espécies. O cuidado do jardim ou da varanda pode ser feito em um dia a parte da faxina, para que você dedique seu tempo e cuidado para as suas plantas, sem pressa. 

Se você tem quintal, essa é uma ótima oportunidade para você limpar tudo com a ajuda de uma lavadora de alta pressão, assim você retirar todo o lodo e o limo que possa haver no ambiente e deixa o espaço pronto para o verão. A lavadora de alta pressão também é ótima para limpar calhas, telhados e outros espaços externos que quase nunca são higienizados. 

Pessoa cuida de cacto em jardim pequeno em casa

Colocando essas dicas em prática você começará seu novo ano com as energias da casa renovadas e com a sua família mais confortável em um ambiente aconchegante! 

Publicidade Publicidade Home