apresentado por

Electrolux

Homepedia
Com uso também em projetos residenciais, veja como os cobogós podem ser elementos úteis e modernos com o proje

Cobogós: veja como esse item traz mais luz para os ambientes da casa

Com uso também em projetos residenciais, veja como os cobogós podem ser elementos úteis e modernos com o projeto do arquiteto Pietro Terlizzi

Os cobogós estão voltando com tudo ao décor brasileiro: esse elemento vazado clássico está ganhando novas roupagens e tem aparecido em projetos modernos e criativos. Para que você veja como esse item pode fazer a diferença em sua casa, Homepedia conversou com o arquiteto Pietro Terlizzi, da Pietro Terlizzi Arquitetura, que apresenta aqui um projeto inspirador de apartamento com um uso moderno dos cobogós.

De onde surgiram os cobogós?

O curioso nome cobogó é uma junção das sílabas iniciais dos sobrenomes dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dessa peça: o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernest August Boeckmann e o brasileiro Antônio Góis. O cobogó surgiu durante alguns projetos do trio em Recife, Pernambuco, durante a década de 1920 e tem no seu DNA muito dos muxarabis árabes.

Os detalhes do cobogós na bancada da cozinha Detalhes do uso dos cobogós em projeto da Pietro Terlizzi Arquitetura. Foto: Guilherme Pucci.

De todo modo, o cobogó só foi se tornar um xodó dos lares brasileiros a partir da metade do século XX e um dos nomes responsáveis por esse popularização é o de Lúcio Costa. Costa tornou os cobogós um símbolo da arquitetura de Brasília, espalhando os elementos pelas asas norte e sul da capital em diferentes obras. No Rio de Janeiro, por exemplo, o icônico Parque Eduardo Guinle, com projeto residencial assinado por Lúcio, ganhou um revestimento de cobogós de cerâmica que é visualmente impactante. 

Parede com cobogós modernos dividindo a sala da cozinhaOs cobogós possibilitam que a luz banhe a sala de estar em projeto de Pietro Terlizzi. Foto: Guilherme Pucci.

O diferencial dos cobogós em sua casa

Cheios de charme, os cobogós têm função fundamental em projetos que precisam de mais iluminação e circulação de ar. Foi esse diferencial do elemento que serviu de ponto de partida para o “Apê Cobogó”, do arquiteto Pietro Terlizzi. 

No apartamento reformado por Terlizzi, os cobogós servem como divisória entre a cozinha e a sala de estar, trazendo certa permeabilidade visual entre os espaços. “Nesse projeto alteramos bastante a planta original e jogamos a sala de estar para perto da porta de entrada, porém longe da iluminação natural da varanda”, explica o arquiteto. 

Os cobogós dividem os espaços entre a sala e a cozinha
No apartamento idealizado pela Pietro Terlizzi Arquitetura é possível notar o charme que os cobogós trazem tanto para a sala quanto para a cozinha. Foto: Guilherme Pucci.

“O cobogó permite a entrada de luz natural nessa importante área da sala, mas ainda mantém uma certa privacidade. Além de bloquear parcialmente a visão da cozinha que fica logo atrás dessa parede de bloco vazados”, complementa Terlizzi. 

Esse apartamento mostra bem como a luz da varanda ainda irradia até a sala com a ajuda dos cobogós, um elemento que pode ser ideal em varandas, quintais e mesmo em espaços internos de casas e apartamentos. O cobogó possibilita a entrada de luz sem necessariamente deixar o ambiente exposto, ideal também para quem quer a entrada de luz solar de forma mais difusa. 

Os cobogós banhados por luz Natural, que passa da sala para a cozinha

Legenda: O projeto de Pietro Terlizzi possibilita que a luz da varanda chegue até a sala de estar com o auxílio dos cobogós. Foto: Guilherme Pucci.

Modernidade para a sua casa

Se antes pensávamos sempre em cobogós de cerâmica, hoje em dia eles podem vir em materiais e formatos bem mais modernos e ousados. Essa renovação tira aquele ar clássico do elemento e o deixa mais descolado, com um ar quase futurista, como é o caso do modelo utilizado por Terlizzi, que possui um recorte marcante e distinto. 

Seja com ousadia ou com ar clássico, os cobogós trazem um charme bem brasileiro aos projetos e pode deixar a sua casa ainda mais aconchegante. 

A varanda com cozinha gourmet cinza e parede de cobogósA luz da varanda ilumina a cozinha e se espalha até a sala de estar através da parede de cobogós, em projeto de Pietro Terlizzi. Foto: Guilherme Pucci.

Veja os últimos lançamentos para sua casa