Ainda bem que inventaram os aspiradores de pó. Mas, graças a tecnologia, hoje em dia há modelos de aspiradores de pó bem mais práticos. Inclusive, alguns se assemelham ao tamanho de uma vassoura, o que não exige de você uma manobra corporal para limpar o chão. Uma vantagem e tanto para a coluna. Sobre o funcionamento, há modelos com ou sem saco para armazenar o pó. Veja abaixo como escolher entre um e outro.
Aspirador com saco
Esse modelo é ideal para pessoas que tem alergias, pets e crianças, pois o saco descartável para pó armazena a poeira e o usuário não tem contato com ela. Basta retirar o saco descartável quando estiver cheio e trocar por um novo. A recomendação é que que se troque o saco descartável quando o indicador de saco para pó estiver cheio. Assim, é mantido o poder de sucção e a proteção do motor, fazendo com que o aspirador dure por muito mais tempo.

Aspirador sem saco
Tecnologia presente nos modelos mais modernos, o aspirador sem saco para pó é ideal para quem quer praticidade. Basta um toque e o reservatório para pó se abre e toda a sujeira pode ser descartada no lixo. O reservatório para pó é lavável, basta passar em agua corrente e esperar secar para colocar novamente no aspirador. O aspirador de pó Electrolux LITE (LIT31) tem capacidade para um um litro de pó, por exemplo, o que permite a limpeza de várias áreas antes do descarte da sujeira do compartimento — que precisa ser higienizado sempre que atingir sua capacidade máxima.
Os aspiradores possuem filtros que ajudam na retenção de pó e partículas menores, porem os modelos mais completos possuem filtragem HEPA este filtro é essencial para a retenção de ácaros e fungos que causam alergias respiratórias. Para manter a qualidade do ar e o poder de sução, a recomendação é a troca destes filtros a cada 6 meses ou antes, caso o uso seja intenso.