apresentado por

Electrolux

Homepedia
Eles são lindos e vão bem com qualquer estilo de casa, saiba como mantê-los sempre em ordem

6 dicas de como limpar móveis de madeira

Eles são lindos e vão bem com qualquer estilo de casa, saiba como mantê-los sempre em ordem

Todo mundo já se deparou com uma mancha de copo d’água em cima de uma mesa de madeira alguma vez e ficou sem saber o que fazer para removê-la, certo? Além desse contratempo, quem tem móvel de madeira em casa (maciça ou não) também se depara com algumas surpresas que esse tipo de material, que pode mudar de cor se ficar sob o sol ou então ter o verniz descascado, pode apresentar.


A conservação de um móvel de madeira natural, seja um guarda-roupa, uma cadeira ou uma mesa, vai ter sempre a ver com o tipo de utilidade que você quer dar para ele, se você tem filhos pequenos em casa e de qual a aparência que você quer que ele tenha. Por exemplo, se a ideia é ter móveis rústicos, que tenham marcas do tempo propositalmente, seu nível de preocupação será diferente do de quem queira tê-los sempre brilhando, com a madeira hidratada.

Mulher limpa móvel de madeira com pano úmido

Pano úmido

Este é um dos maiores aliados para limpar a madeira, já que não vai manchá-la mais com propriedades químicas e, ainda assim, vai tirar a poeira e eventuais resíduos que tiverem respingado sobre seu móvel.

Detergente natural

Se o pano úmido não resolveu só com água, despeje algumas gotinhas de detergente natural sobre ele e passe sobre a superfície desejada. Isso vai ajudar nos casos em que seu filho teve um ímpeto criativo e resolveu pintar com canetinha a cabeceira da cama.

Borra de café

Diz a sabedoria popular que borra de café tira riscos da madeira com eficiência. Para isso, misture cerca de 1/2 xícara de chá de borra de café coado (o resto dos grãos, não o líquido), 1/4 de xícara água morna e outro 1/4 de xícara de vinagre.

Homem lixa tampo de mesa de madeira

Lixa

Para acabar com arranhões, manchas e deixar seu móvel feito novo por inteiro, passar uma lixa por completo será a solução mais eficiente. Pode não ser uma solução apenas de limpeza, mas também de restauro completo do seu móvel.

Óleos de peroba e amêndoas

Vão te ajudar a recuperar o brilho natural da madeira, hidratando partes ressecadas, além de proteger a superfície. O ideal é aplicar uma vez a cada 15 dias.

Cera natural

Vai dar um acabamento aveludado à madeira, destacando seus veios. Vale ter o cuidado de aplicar sempre na direção correta do desenho deles.   

 

> E por falar em móveis, que tal decorar sua varanda com essas ideias bem bacanas? Veja no vídeo a seguir.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Como limpar sofá: dicas para remover diversos tipos de sujeira

    Produto 1
    Cozinha

    Adeus gordura: aprenda como limpar o seu fogão sem mistério

    Produto 1
    Cuidado com a Casa

    Faxina na casa de forma rápida: veja como fazer

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas