apresentado por

Electrolux

Homepedia
Projeto de apartamento compacto do Casa 100 Arquitetura traz ótimas soluções para espaços pequenos. Inspire-se

5 ideias de decoração em apartamento pequeno

Projeto de apartamento compacto do Casa 100 Arquitetura traz ótimas soluções para espaços pequenos. Inspire-se!

Um apartamento pequeno esconde muitas possibilidades de decoração que às vezes são ignoradas apenas pela pré-definição de que um espaço pequeno não comporta muitas coisas e deve ser apenas funcional. Para te inspirar e trazer novas possibilidades criativas, trouxemos aqui o projeto de Apartamento Compacto da Casa 100 Arquitetura, que une funcionalidade e charme. Com apenas 24m², esse apartamento foi projetado pensando nas demandas do proprietário, que vive na ponte aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Confira abaixo 5 soluções desse projeto que podem ser colocadas em prática na sua casa.

1. Aproveite a iluminação natural

Na hora de pensar na decoração de seu apartamento pequeno, a iluminação natural pode ser como um guia inicial. Vale pensar o que é melhor ficar perto da janela: gosta de acordar com a luz do sol? Então a cama pode ficar mais próxima deste espaço. Trabalha em casa? Uma mesa para home office perto da janela é uma ótima opção para que você não force a visão o dia todo.

No apartamento compacto da Casa 100 eles incluíram um espaço com mesa e cadeira na varanda, assim você pode mexer no computador, aproveitar refeições e outras atividades com luz natural. E à noite pode ser uma boa fazer um jantar na varanda, com a luz do luar, algo bem romântico.

Kitnet pequena com cama de casal, cozinha e área de convivência, tudo aproveitando a iluminação natural do ambiente Visão ampla do apartamento compacto de 24m² projetado pelo Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati. 

Outra solução bastante funcional é que na porta do banheiro os arquitetos optaram por utilizar painéis de vidro pontilhado, que mantêm a privacidade do espaço, mas possibilita uma entrada de luz natural. Essa é uma boa opção para que o banheiro não fique completamente escuro, já que pelo espaço diminuto ele não possui janelas. 

Kitnet pequena com cama de casal, grande quadro pintado à óleo e portas do banheiro com vidro pontilhadoObserve à direita o uso do vidro pontilhado na porta do banheiro, em projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati. 

2. Abrir os espaços de um apartamento pequeno pode aumentar as perspectivas

Com um espaço muito pequeno, a abertura dos cômodos pode fazer toda a diferença para que haja uma sensação de uso completo da metragem do apartamento. No projeto da Casa 100, por ser um espaço super pequeno, tudo foi projetado para funcionar em um só ambiente, com a cama como centro da casa, deixando espaços confortáveis para a circulação. 

kitnet-pequena-quarto-decoracao-3Detalhes do espaço do quarto no projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati. 

3. Otimize os espaços para diferentes funções

Pensar em estantes e armários planejados é uma ótima solução para que você otimize espaços e possa utilizá-los para diferentes funções. No caso do Apartamento Compacto, eles desenvolveram uma bancada de concreto que funciona como elemento chave do projeto, agregando ali a cozinha, a TV e um pequeno espaço para guarda-roupas.

“Duas chapas metálicas perfuradas correm por um trilho de ponta a ponta da bancada de concreto. Este elemento mantém a ideia de que é possível organizar o espaço, optando por ‘fechar’ a cozinha ou ‘esconder’ a TV, ou isolar o guarda-roupas para ter maior privacidade”, explica o escritório na apresentação de seu projeto. 

 Detalhes da bancada de cimento queimado com guarda-roupas e espaço para os armários de cozinhaDetalhe da bancada de concreto em projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati. 

Dentro desse espaço de concreto está o guarda-roupas da casa, que também foi pensado de forma multifuncional com dois volumes: o primeiro é mais fixo, com uma base de madeira no chão e um cabideiro; o segundo, acima, é uma caixa de madeira apenas inserida sem fixação na bancada, isto é, que pode ser retirada e usada para outras funções, como banco, por exemplo. 

4. Grandes obras para pequenos espaços

Com um espaço pequeno, muita gente acredita que os objetos decorativos também devem ser pequenos, mas isso não é uma regra. Uma boa obra de arte que representa a sua personalidade e o seu estilo pode ser uma das estrelas da decoração de seu apartamento. 

No projeto da Casa 100, eles utilizaram um grande quadro com tinta a óleo que fica super despojado próximo da cama, sem estar pendurado na parede. Por conta do seu tamanho, ele se torna um ponto crucial de atenção na sala. É possível perceber que no projeto todos os quadros e adereços surgem apenas encostados na parede, como um delicado quadro ao lado da cama ou na bancada de concreto, essa é uma opção super moderna e fácil de ser posta em prática. 

Detalhes do quarto de apartamento pequeno, com cama de casal, criado-mudo de madeira e grande obra de arteDetalhes do quarto em projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati.

Detalhes do quarto de apartamento pequeno, com cama de casal, grande obra de arte e parede de cimento queimadoDestaque para a obra pintada à óleo em projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati.

5. Cores para um apartamento pequeno

Uma boa solução em espaços pequenos é inserir pontos de cor e de luz, para dar mais despojamento ao espaço. Contrapondo a sisudez do branco e do cimento queimado, o projeto da Casa 100 inseriu uma bela cadeira Acapulco amarela próxima aos painéis de vidro do terraço. Essa cor forte conversa de forma charmosa com o verde das plantas do apartamento, bem como pelos acabamentos de madeira da mesa e dos planejados. 

Detalhes do quarto de apartamento pequeno, com cama de casal, cadeira acapulco amarela, samambaia e delicado quadroDetalhes do quarto em projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: André Mortati.

Enquete

Inspirou-se com essas ideias? Então conte para a gente qual ideia está afim de aplicar:

Resultados...

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas