apresentado por

Electrolux

5 dicas para limpar a casa naturalmente

Produtos naturais é garantia de mais saúde e mais economia na sua vida!

Todo mundo precisa limpar a casa e a gente não precisa de produtos químicos super poderosos para fazer isso. No meu processo de aprender a parar de produzir lixo, percebi que os produtos de limpeza geram muitos resíduos com suas embalagens, com a necessidade que temos de comprar um produto para cada pedaço da casa e também com seus ingredientes.

Além de reduzir o lixo, usar produtos simples e naturais também reduz o contato com esses ingredientes que causam muitas alergias de pele ou respiratórias na gente e nos nossos pets. E para melhorar, você ainda gasta muito menos. Ou seja: só vantagens! :-)

Faça seu sabão líquido

Ferva 3 litros de água enquanto você rala 200g de sabão de coco. Coloque o sabão ralado quando a água estiver fervendo e mexa até dissolver bem. Depois acrescente 100ml de álcool 46º (o comum, que a gente compra em mercado) e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Espere esfriar e guarde em jarras de vidro. Use 150ml para cada máquina cheia e dobre a medida se a roupa estiver muito suja.

Faça seu spray multiuso também

O mesmo sabão líquido serve para lavar roupas e também limpar todo o resto da casa. Para isso, coloque 50ml do sabão pronto em um potinho spray com mais cerca de 300ml de água. Use essa mistura para limpar vidros, espelhos, fogão, bancada da pia, chão, móveis, mesas, tudo o que você precisar. Ele é eficaz, mas gentil na limpeza. Você não vai espirrar depois de usar, isso eu garanto!

Deixe o cloro para trás

Deixe a água sanitária, que é super super tóxica, pra lá e use vinagre de álcool para desinfetar. Use um potinho spray para borrifar em superfícies como no banheiro, no chão, na pia. Só não esqueça que não é recomendado para bancadas de mármore e granito.

Bucha vegetal na cozinha? Sim!

A esponja que a gente lava louça, feita de plástico, raramente é reciclada. Mesmo que você separe e envie para coleta seletiva, a chance dela ser descartada no processo é altíssima. Ao invés de gerar esse lixo que dura centenas de ano no planeta, que tal usar a bucha vegetal para lavar a louça? Como ela é uma planta, depois que fica velhinha é só descartar na composteira que ela vira adubo. Uma saída bem melhor.

Limpe todo dia um pouco e deixe a faxina de lado

Como os produtos naturais são menos agressivos, você não vai conseguir limpar sujeiras muito persistentes. Isso significa que se todo dia você usar 15min pra limpar alguma coisa em casa, ela vai estar sempre limpa e o vinagre, sabão de coco ou bicarbonato de sódio vão ser suficientes. Minha sugestão é ter uma rotina de manhã, uma antes de dormir e além disso ter uma tarefinha diária.

De manhã tome banho, café-da-manhã, guarde a louça do escorredor, arrume a cama, varra ou passe aspirador só no meio do chão sem se preocupar com cantinhos e passe um paninho com o spray multiuso no vaso e pia do banheiro. De noite nunca vá dormir com louça suja, sempre lave tudo e deixe a pia limpinha, guarde coisas que estejam fora do lugar como roupas, sapatos e eletrônicos.

Em algum momento do dia (pode ser depois de acordar ou assim que você chega do trabalho) gaste 15min limpando algum pedaço mais detalhadamente, como a geladeira, o fogão e forno, a estante de livros, o box do banheiro, as janelas de casa. Mantendo a rotina em dia, fazendo uma coisa por dia, tudo se mantém em ordem e limpo.

Desde que abandonei os produtos convencionais a minha rinite também me abandonou. Sobra dinheiro pra gastar com outras coisas mais legais e minha casa fica limpa sem gerar um montão de lixo.

sabao de coco ralado para fazer sabao liquido natural

 

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas