apresentado por

Electrolux

Homepedia
Tem utensílio que vale a pena e tem uns que não. Qual que é a melhor seleção de utensílios para encarar a conf

Utensílios incríveis para confeiteiros

Tem utensílio que vale a pena e tem uns que não. Qual que é a melhor seleção de utensílios para encarar a confeitaria? Veja as dicas a seguir

Parece que ser confeiteiro é só pegar uma receita e sair fazendo, né? Mas será que é só isso mesmo? Será que, de vez em quando (ou sempre?), a gente não precisa de uma ajudinha extra? A resposta é clara: óbvio! 

A gente vai cozinhando do jeito que dá, mas se puder ter alguns acessórios extras para ajudar, te garanto que vai ser melhor. Fiz uma seleção aqui que, para mim, são os mais incríveis utensílios que todos os confeiteiros devem ter.

Lembrando que é minha opinião, baseada na minha experiência, tá? ;) 

HPDA_confeitaria

1) Tapete de silicone e papel manteiga

Aquele item que você só lembra se comprou ou se você tem na hora que precisa! Quem nunca fez todo o processo do suspiro, preparou tudo perfeitamente e na hora de colocar para assar, percebeu que não tinha um tapete de silicone ou papel manteiga? Acontece. Eu amo meu tapete de silicone. Comprei um só na vida e uso sempre! E como é reutilizável, não passo o perrengue de “esqueci de comprar papel manteiga”!

Mas o papel manteiga também é importante, principalmente quando for assar algum bolo ou torta e precisar colocar no fundo da forma. Nesse caso, não dá para usar o tapete de silicone, porque você vai ter que cortar o papel manteiga no formato certo. Sempre bom ter os dois!

2) Forma para assar bolo e forma com fundo removível

Aqui parece besta, mas uma forma de bolo é sempre crucial. Aqui em casa temos várias, de vários tamanhos e formatos. Recomendo ter duas iguais, para assar duas massas ao mesmo tempo e montar um bolo só (caso contrário, você tem que assar uma vez, desenformar, lava a forma, colocar o restante da massa e assar de novo. Mais gás, mais tempo perdido...)

Além da forma tradicional, também recomendo a forma com fundo removível. Ela é crucial para alguns preparos como tortas e cheesecakes. Também tenho várias aqui.

3) Espátula

Item crucial para decoração. A espátula vai te ajudar a nivelar os recheios e coberturas, deixando seu bolo ainda mais perfeito. E mesmo que você goste do aspecto mais rústico, ela também é um ótimo utensílio para dar esse efeito. Tenho duas, uma mais curta e outra mais comprida. Gosto da mais curta pela firmeza que tem.

4) Rolo

O rolo para abrir massas é também um símbolo da confeitaria. Você pode usá-lo para abrir massas podres, pães, pasta americana entre outras várias coisas. Ele está nessa lista porque é complicado substituí-lo por alguma outra coisa em casa. Tem gente que usa garrafa de vinho, mas morro de medo de quebrar no meio do processo!

Tenho um rolo de madeira e um rolo de pedra. Amo os dois!

5) Foue

Quase que o símbolo universal da confeitaria (já que quase não se usa fouet na cozinha salgada). O fouet serve para incorporar ar nas misturas. Pode bater um merengue, misturar uma massa de bolo, fazer claras em neve, enfim, quase tudo!

Tem uns com arames mais firmes, outros mais flexíveis e até de silicone. Cada um tem sua função. Gosto dos fouets que tem uma certa flexibilidade porque essa maleabilidade ajuda na hora de bater.

6) Balança

Mas não pode ser tudo em xícara e colher? Poder, pode. Mas em alguns casos, o erro pode ser irreversível. Se você tiver tudo em gramas, não tem como ter erros como xícaras e copos diferentes. Porque é fato: a xícara da sua vizinha é diferente da sua e por isso que os bolos ficam diferentes entre si, mesmo com a mesma receita.

Para algumas receitas, é crucial, como por exemplo, o macaron. Já tem tantas variáveis para essa receita dar errado que um erro de medida certamente será fatal para seu macaron.

7) Pão duro

É aquela coisa, se não tiver um, dá pra usar uma colher. Mas não é a mesma coisa. O pão duro tem flexibilidade e formato para conseguir raspar uma tigela, para misturar melhor, enfim, para o que der na cabeça. E sim, funciona muito melhor que uma colher. Tem de diversos tamanhos e formatos também. Vai do seu gosto.

8) Saco de confeiteiro

Para decorar, não tem coisa melhor! Eu acabo usando inclusive para rechear meus bolos, para preencher tortas e muito mais. Sinto que fico com muito mais controle, tanto de quantidade, quanto de onde estou colocando.

Além disso, na decoração, as possibilidades são infinitas. Você troca o bico que você usa e pronto, temos outra decoração. Gosto muito do bico pitanga! Fica a dica.

Os sacos tem tanto de plástico, quanto de silicone, quanto descartáveis. Cada um tem sua função e uso, mas o resultado é semelhante. Vai do que você gostar mais.

9) Batedeira

Eu acho que eu uso batedeira mais do que qualquer outra coisa. A gente investiu numa batedeira legal por alguns motivos. Ela dura mais tempo e, principalmente, ela tem uma potência maior, o que permite, além de bater bolos, merengues, cremes e etc, sovar também massas de pão. Você já sovou pão na mão? Já bateu suspiro na mão? É, a batedeira é uma salvadora de vidas!

E aí, gostou das dicas? Apesar de considerar esses itens cruciais, sou super adepta da teoria: o importante é fazer! Às vezes, vamos bater as coisas com um garfo, rechear com uma colher e espatular com uma faca. E tudo bem!

Confeitaria é treino e persistência. Mas claro, se tiver o auxílio de alguns itens, melhor ainda! Comentem aqui quais outros itens vocês gostam de usar na cozinha de vocês.

Beijos e até a próxima!

Ju Ferraz

espátula de confeiteiro decorando bolo

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa