apresentado por

Electrolux

Truques de cozinha: como preparar comidinhas brasileiras para um piquenique

Preparos rápidos na sua cozinha rendem uma refeição ao ar livre superdescontraída para compartilhar com a família e os amigos

Principalmente para quem mora em grandes metrópoles, fazer um piquenique pode parecer uma ideia romântica demais para uma rotina tão apressada. Mas não é. Em Londres, por exemplo, tem sempre gente espalhada pelos parques com suas marmitinhas – há opções com várias combinações em tudo o que é mercadinho da cidade. 

01_CORPO_897X638

Em Paris, a cena das refeições ao ar livre também é comum. Com a vantagem de que basta comprar um pão e um queijo ou embutido em qualquer boulangerie para preparar um lanche saboroso em menos de um minuto.

02_CORPO_897X638

Por aqui é preciso um pouco mais de preparo. Não é em todo lugar que a gente encontra uma baguete incrível para levar embaixo do braço. O que nos dá uma boa oportunidade para se divertir criando comidinhas na cozinha. Receitas fáceis de fazer, práticas para levar e gostosas para comer ao ar livre.

03_CORPO_897X638

Para esta versão brasileira de piquenique, pode ser interessante pensar em ingredientes nacionais na hora de fazer as compras. Tapioca recheada com geleia faz sucesso especialmente entre as crianças. Se quiser mesmo investir na pegada temática, busque as geleias de frutas típicas, como mangaba e umbu-cajá. 

04_CORPO_897X638

Uma boa receita mineira de pão de queijo também cai bem. Especialmente porque é fácil de comer com as mãos e não suja nada. Na hora de pensar nos bolos, opte por receitas mais secas, sem cremes ou caldas. Sanduíches seguem a mesma cartilha. De preferência, sem maionese, para não correr o risco de estragarem com o calor. 

05_CORPO_897X638

Quanto às frutas, melhor levá-las inteiras. Uvas e ameixas são ideias, já que são pequenas e não é preciso descascá-las. Água, claro, não pode faltar. E suco é (bem) melhor que refrigerante, já que a ideia é ficar hidratado e não ter de se preocupar em manter as bebidas geladas.

06_CORPO_897X638

Na última edição do festival Gastronomix, que aconteceu em Florianópolis, alguns dos 15 chefs brasileiros participantes prepararam delícias que poderiam muito bem ir parar em uma cesta de piquenique.

A seguir, confira um pouco do que aconteceu por lá.

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas