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Suco detox feito no mixer: nutricionista dá 7 dicas de combinações

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A nutricionista Marina Morais

Os sucos naturais feitos com diversos ingredientes, entre eles frutas e vegetais, se tornaram alternativas saudáveis para tomar logo no café da manhã ou no lanche da tarde, com diferentes propostas para melhorar o funcionamento do organismo. Tarimbados com o título “detox”, eles trazem muitos benefícios. Confira dicas da nutricionista Marina Morais (na foto à esquerda) de como aprimorar seu suco detox:

 

1.Limpeza do organismo

Não há nada na ciência que comprove que determinados alimentos eliminem toxinas do seu corpo. Quem elimina, de fato, são os nossos órgãos: pulmões, rins, intestinos e fígado. Dar título “detox” é apenas uma maneira encontrada pela indústria para vender e que deu certo”, afirma Marina.

Apesar de não operarem milagres de desintoxicação, os sucos “detox”, vão ajudar, sim, a fazer uma limpeza no organismo ao combaterem inflamações causadas por excessos de açúcar, gordura e carboidratos. Com isso, eles ajudam a regular nosso corpo e trazem os tais benefícios, como mais energia e redução de inchaço.

2.Combinações que dão mais energia

As sugestões da nutricionista são:

  • Abacaxi, hortelã, couve, gengibre e bastante gelo.
  • Pepino, maçã, beterraba e limão (pode ser o siciliano,  que tem um aroma incrível).
  • Laranja, cenoura, abobrinha e banana congeladas.

 

As combinações de ingredientes nos sucos têm diferentes funções para o corpo, como dar mais energia

3. Nutrientes x congelamento

Há perdas de nutrientes com o congelamento, mas são pequenas. Na verdade, esse processo começa assim que as frutas são retiradas da árvore. Alguns dos nutrientes são perdidos no transporte, na manipulação, na fruteira, na geladeira, quando as frutas são cortadas e também quando são congeladas. Mas ainda assim é melhor você comer a fruta na forma de polpa congelada, com um pouco menos de nutrientes, do que não consumi-la de forma alguma.

Cubos de gelo podem ser feitos com os sucos

4. Suco verde e absorção de ferro 

Você pode potencializar o seu suco verde com a laranja. Ela é rica em vitamina C e melhora a absorção do ferro, presente em várias folhas verdes escuras, como as da couve. Isso significa que você pode adicionar tanto a laranja, como outros alimentos como fonte  dessa vitamina: limão, acerola, goiaba e abacaxi. Isso vai fazer com que o ferro de qualquer vegetal verde escuro seja melhor aproveitado.

O suco verde é uma das receitas mais procuradas

5. Turbine com sementes ervas e farinhas

É possível acrescentar chia ou linhaça, que dão uma sensação de maior saciedade. Além delas, é possível colocar hortelã nos sucos para aproveitar o frescor e teor de ferro, que é maior do que o da couve. Há também o gengibre, uma raiz refrescante que ajuda na digestão e contém ótimos compostos anti-inflamatórios. A cúrcuma, chamada de açafrão-da-terra, também se destaca no quesito anti-inflamatório e é cheia de antioxidantes.

Sementes como a chia tornam o suco ainda mais saudável

6. Adoçante natural 

O ideal é escolher frutas que sejam doces naturalmente. Mas, caso você queira adoçar uma limonada, ou um suco de maracujá, por exemplo, uma ótima dica é colocar no suco um pedaço de banana nanica bem madura (que você pode manter no congelador). Outras opções são laranja, abacaxi, melancia e tâmaras secas.

Algumas frutas, como a banana, são adoçantes naturais para os sucos

7. Coar ou não coar 

Marina recomenda não coar os sucos para que possamos consumir todas as fibras das frutas e vegetais. Você pode bater as frutas, por exemplo, em um mixer. Além de prático, ele também é ideal para fazer molhos e purês, como o Mixer Expressionist 700W Processador e Batedor de Claras (IBP50), da Electrolux.

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