apresentado por

Electrolux

Homepedia
Vegetarianos na família? Tem espaço para todo mundo na mesa da ceia! Confira receitas super saborosas, incluin

Ceia de natal vegetariana: veja receitas para saborear

Vegetarianos na família? Tem espaço para todo mundo na mesa da ceia! Confira receitas super saborosas, incluindo o clássico salpicão em versão sem carne

Natal é momento de reunir a família, preparar uma mesa farta e de saborear diferentes gostosuras, do doce ao salgado. Para que a ceia fique completa, é importante pensar em opções vegetarianas para que ninguém fique deslocado na mesa de jantar. Tem algum vegetariano na família? Então prepare-se para receber todos com muito amor e sabor. Para te ajudar, Homepedia separou receitas vegetarianas que ficam perfeitas na ceia de Natal, desde o clássico salpicão até uma refinada torta de Ratatouille. Além disso, incluímos também sobremesas que irão te surpreender. Prepare os ingredientes e arrase na ceia. 

Detalhe de mesa preparada para a ceia de Natal, com prato, sousplat, guardanapo e itens decorativos

 

1 - Salpicão vegetariano 

O salpicão é receita clássica das festas de Natal nas casas brasileiras e, por isso mesmo, preparamos uma versão deliciosa e perfeita para quem não come carne. 

Ingredientes 

-2 cenouras ralada 

-1 maçã verde picada 

-½ xícara de milho em conserva 

-2 talos de salsão bem picados 

-½ xícara de azeitonas picadas 

-1 xícara de cubinhos de batata cozida 

-1 xícara de ervilha 

-½ xícara de uva passa 

-1 xícara de tofu defumado desfiada  

-½ xícara de maionese  

-Salsinha e cebolinha picadas a gosto 

-Batata palha  

Saplicão vegetariana servido em bowl azul

 

Modo de preparo: 

Primeiro corte ou desfie o tofu defumado. Depois disso, vá misturando todos os itens já picados: cenouras, maçãs, milho, salsão, azeitonas, batata, ervilha, uva passa, salsinha, cebolinha e tofu. Misture bem e vá colocando a maionese aos poucos, até ficar homogêneo. Caso ache necessário, pode incluir mais maionese do que indica a receita. Tempere com pimenta moída na hora e sal, se achar necessário - muitas vezes a maionese já dá o tempero e não há necessidade de adicionar sal, por isso experimente. Depois disso, leve para gelar por uma ou duas horas. Na hora de servir, misture a batata palha e pronto.  

2 - Torta de Ratatouille 

O ratatouille é uma clássica receita francesa simples e muito saborosa. Preparamos aqui como uma torta, perfeita para a ceia de Natal, veja o passo a passo: 

Ingredientes 

Massa 

-1 ovo 

-100 g de manteiga gelada 

-1 colher de chá de sal 

-1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo 

 

Recheio 

-1 berinjela pequena 

-1 abobrinha média 

-¾ de xícara de tomate-cereja 

-1 talho de alho-poró sem as folhas verdes 

-1 pimentão amarelo 

-1 cebola média 

-4 dentes de alho 

-Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

-8 colheres de sopa de azeite 

Modo de preparo 

Para preparar a massa, separe um bowl grande onde você juntará a farinha e o sal, misturando bem. Na sequência, corte a manteiga em cubos, aí basta usar as pontas dos dedos, misturando até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará mais crocante. Acrescente o ovo e misture a massa apenas até formar uma bola e em seguida cubra com papel filme e leve à geladeira por uma hora. 

Para o recheio, corte a berinjela em rodelas de um centímetro e deixe-as de molho em água com sal. Corte as abobrinhas também em rodelas de um centímetro. Fatie o alho-poró e corte os tomates cereja ao meio. Corte o pimentão em cubos, descartando as sementes. Descasque a cebola e corte em quatro partes e descasque os dentes de alho.  

Na sequência, retire a berinjela da água e distribua em uma assadeira retangular grande. Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido à 220 graus por 15 minutos. Depois desse tempo, retire a assadeira do forno e junte os outros legumes, temperando com sal e pimenta-do-reino e regando com bastante azeite. Asse por mais 30 minutos.  

Receita de torta recheada com ratatouille, incluindo berinjela, abobrinha e tomates

 

Enquanto os legumes assam, abra a massa, sempre polvilhando com farinha, e cubra o fundo de uma forma redonda, de fundo removível. Retire os legumes do forno e recheie a massa, dobre as bordas sobre o recheio. Pincele a massa com uma gema de ovo e leve para assar por 45 minutos, com o forno à 180 graus. O bom dessa receita é que ela pode ser servida quente ou em temperatura ambiente – assim você consegue otimizar seu tempo e preparar a receita à tarde, antes da ceia.  

3 - Farofa de Alho-Poró com Cenoura 

A farofa é item fundamental na mesa de Natal, por isso separamos para você uma receita simples e prática, mas cheia de sabor, veja: 

Ingredientes 

-4 colheres de azeite de oliva 

-1 alho-poró grande picado 

-2 cenouras médias raladas 

-2 xícaras de farinha de mandioca torrada 

-3 colheres de salsinha picada 

-Sal e pimenta a gosto 

Receita de farofa de alho-poró vegetariana

 

Modo de preparo 

Numa frigideira em fogo médio alto, aqueça o azeite de oliva e refogue o alho-poró e a cenoura. É importante não parar de mexer. Depois disso, adicione a farinha e siga mexendo por cerca de três minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto; a dica é que você opte por pimenta moída na hora, isso adiciona muito sabor ao prato. Depois de desligar o fogo, misture bem a salsinha e pronto. Essa farofa é um acompanhamento ideal e combina superbem com legumes assados, por exemplo. 

4 - Mousse de chocolate 

Clássicos são sempre uma boa pedida e na hora da sobremesa não seria diferente. Veja essa versão de mousse. 

Ingredientes 

-2 bananas 

-½ abacate grande 

-2 colheres de sopa de cacau em pó 

Modo de preparo 

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e pronto. Leve para gelar até a hora de consumir. Uma boa dica pode ser servir em potinhos individuais, decorado com lascas de amêndoas.  

 Receita de mousse vegano de chocolate com abacate

 

5 - Pavê de paçoca 

Não é Natal em família se não tiver a piada do “é pavê ou pra comer”, essa é a verdade. Para honrar essa tradição, separamos uma receita deliciosa de pavê de paçoca, tem como não ser bom? 

Ingredientes 

Creme branco 

-½ lata de leite condensado de soja  

-¾ de xícara de leite de castanha de caju  

-1/3 de xícara de leite de castanha misturado com 1 colher de amido de milho  

Creme de chocolate  

-½ lata de leite condensado de soja 

-¾ de xícara de leite de castanha de caju  

-2 colheres de cacau em pó  

-1/3 de leite de castanha misturado com 1 colher de amido de milho  

Ganache  

-100g de chocolate vegano  

-6 colheres de creme de leite de soja 

Pavê 

-Bolacha maisena 

-Paçoca rolha 

Receita de pavê vegano de paçoca com recheio de chocolate, sem leite e nem ovos

 

Modo de preparo 

Os dois cremes são simples de preparar, mas é importante que sejam preparados separadamente e um de cada vez, pois você precisará mexer ininterruptamente. Misture os ingredientes e leve ao fogo. Antes dos cremes pegarem fervura, acrescente a mistura de leite e amido de milho, aí é só seguir mexendo até engrossar. Coloque os dois cremes em vasilhas e leve para resfriar. A ganache também é simples: derreta o chocolate e misture com o creme de leite, misturando bem.  

Para a montagem do pavê, você precisará de um refratário grande. Em um prato, misture um pouco de leite de castanha com duas gotinhas de essência de baunilha, é nessa mistura que você irá molhar as bolachas. No refratário, faça uma primeira camada com a bolacha úmida, depois coloque o creme branco e paçoca esfarelada ao seu gosto. Faça uma segunda camada com o creme de chocolate e assim em sequência, até atingir uma boa altura. Aí é só fazer uma última camada de bolacha e finalizar com a ganache de chocolate. Para decorar, você pode usar paçocas em rodela ou mesmo esfarelada.  

Publicidade Publicidade Home