Reunir pessoas de quem a gente gosta é um programa ainda mais divertido quando acompanhado de comidas saborosas. Em grande parte desses encontros, a eleita é a pizza – afinal, ela é prática, deliciosa e pode receber diversas coberturas para agradar a todos os paladares.
Que tal na próxima reunião você fazer as suas próprias combinações da receita em casa, usando o forno elétrico ou o forno a gás? Para nos dar dicas de como fazer uma boa pizza de forno caseira, convidamos o mestre pizzaiolo André Guidon, dono da Leggera Pizza Napoletana, em São Paulo. Confira suas sugestões:
1. Básicos sempre agradam
Especialista em preparar pizzas napolitanas, André, claro, é fã de receitas tradicionais. “O clássico tomate, mozzarella, manjericão e azeite é imbatível”, diz ele. “Gosto muito de sabores que se complementam ou são agridoces.”

2. Hidrate a massa
Se você tem dúvidas sobre como fazer massa de pizza, André indica aumentar a hidratação da receita para evitar que ela não resseque. Basta usar algum tipo de gordura para manter a umidade e açúcar para ajudar na coloração. Para não correr o risco de queimar a massa por excesso de tempo no forno, ative o timer, que vem acoplado a modelos como o Forno Elétrico de Embutir 80L Inox (OE8MX), da Electrolux.
Forno Elétrico de Embutir 80L Inox (OE8MX)
3. Use a criatividade
Em casa, você pode usar os ingredientes que tem à mão para fazer a sua própria pizza. Vale misturar diferentes tipos de queijos, verduras e molhos – o importante é que sejam produtos dos quais você goste.
André considera que as coberturas mais fáceis para preparar em um forno de pizza e que sempre fazem sucesso são marguerita (mozzarella, azeite, tomate e manjericão), diávola (com linguiça), marinara (tomate, azeite, orégano e alho) e zucchine (abobrinha).

4. Vá na temperatura máxima
O pizzaiolo recomenda usar a temperatura máxima do forno. Há alguns tipos de fogão que tornam o cozimento mais rápido, como o Fogão com porta Full Glass e duplo forno 5 queimadores de piso Prata (76MDX), da Electrolux, que tem queimador tripla-chama. Se possível, asse a pizza em cima de uma pedra refratária. “Outra dica bacana é abrir massas mais hidratadas em sêmola, pois isso ajuda a criar crocância”, afirma André.
