apresentado por

Electrolux

Homepedia
A chef Manu Buffara ensina a usar vários deles para deixar seus pratos deliciosos

Dica da chef: os temperos que não podem faltar na sua cozinha

A chef Manu Buffara ensina a usar vários deles para deixar seus pratos deliciosos


Chef Manu BuffaraResponsáveis pelo sabor, pelo aroma e até por coisas mais intangíveis como a personalidade de um prato, os temperos são ingredientes essenciais em qualquer coisa. Não é exagero dizer que são eles que tornam um almoço ou jantar inesquecíveis.

Mas como acrescentar ervas e especiarias às refeições sem errar na quantidade ou na combinação, por exemplo? Quem traz essas respostas é a chef Manu Buffara, que comanda o premiado restaurante Manu, em Curitiba. Abaixo, ela dá 6 dicas para usar temperos na sua cozinha:

1.Opte sempre pelos saudáveis

Fuja de industrializados com corantes e conservantes e prefira comprar os produtos em feiras livres ou mercadões. “Os temperos mais saudáveis são as ervas, sejam elas desidratadas ou frescas”, afirma Manu. Ela sugere, também, apostar em especiarias brasileiras, como amburana e cumaru.

Comprando especiarias a granel em feiras e mercadões

2. Maneire no sal

O sal é um dos temperos mais usados nos pratos. Mas, com diversos tipos existentes e tantos debates sobre os benefícios e malefícios que ele pode causar, qual escolher?  Manu conta que o sal mais comum, produzido no Rio Grande do Norte, tem hoje menos sódio, mas deve ser usado só em finalizações, sem exageros. “Existem salinas que produzem sais melhores para a saúde. Quanto mais refinado o sal, menos saudável ele é. O interessante é usá-lo em grão, como o sal grosso ou flor de sal.”

Colher de pau com sal grosso

3. Tenha as ervas essenciais

Os temperos favoritos de Manu são as ervas. “São os que acho mais interessantes – e valorizo ainda mais se forem frescos”, conta. A chef sugere ter sempre à mão as versáteis manjerona, manjericão, orégano, menta, poejo, pimenta-chocolate, melissa, tomilho e limão.

Temperando alimentos com diferentes ervas no conjunto de especiarias ElectroluxConjunto para Especiarias Electrolux By Rösle

4. Pimenta é melhor a gosto

A chef considera que o gosto para a pimenta depende da personalidade de cada pessoa e, por isso, ela prefere deixá-la na mesa como uma opção — exceto em pratos em que ela é protagonista, como uma moqueca. Suas queridinhas são a pimenta-de-cheiro, pimentões e pimentas doces.

Pimentões e pimentas sobre a tábua de madeira na mesa

5. Tente uma horta em casa

Se o ideal é ter temperos naturais e frescos para cozinhar, que tal cultivar seus próprios condimentos em casa? Compre mudas ou sementes e plante-as em vasinhos. Você também pode guardar e moer alguns temperos. Pouco espaço não é um problema: aprenda a fazer um jardim vertical.

Horta feita em casa para produção de condimentos

6. Saiba combinar os sabores

Conheça as sugestões da chef para temperos para carnes e diferentes tipos de pratos.

- Peixe: menta, raspas de limão, limão-cravo ou siciliano, manjericão ou capim-limão.

Prato com peixe, limão siciliano e demais especiarias

- Saladas de folhas: menta, manjericão, tomilho e, em vez de vinagre, raspas de cítricos ou pedaços de laranja e limão.

Salada feita de folhas e raspas de limão

- Frango: alecrim, menta, tomilho e limão.
- Carne de boi: zimbro, pimenta-preta ou branca em grão.
- Carne de porco: canela ralada, suco de laranja, pimenta-de-cheiro fresca ou pimenta-biquinho.

Tempero na carne vermelha sobre a tábua de madeira

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Gastronomia

    Arroz de forno: chef de cozinha dá 4 ideias para você testar

Publicidade Publicidade Home