apresentado por

Electrolux

Homepedia
Um pouquinho de história e muito sabor para conferir o passo a passo dessa receita clássica que é queridinha d

Como fazer strogonoff rápido e gostoso?

Um pouquinho de história e muito sabor para conferir o passo a passo dessa receita clássica que é queridinha de muito e simples de fazer em casa

Dizem os historiadores que o strogonoff – ou o que seria um “proto-strogonoff” - já era preparado na Rússia czarista, século XIX, e é de lá que vem o seu curioso nome. Com a revolução bolchevique em 1917, os nobres russos fugiram para a França, mas não deixaram de consumir seu saboroso prato. A partir daí, o strogonoff se espalhou pelo mundo e cada país deu seu toque especial: os franceses, por exemplo, colocaram um pouquinho de mostarda Dijon na receita; já os estado-unidenses inseriram o toque agridoce do ketchup. 

Strogonoff de carne servido sobre arroz

Da mesa dos czares, o strogonoff se tornou prato sofisticadíssimo no Brasil da segunda metade do século XX: era muito chique receber seus convidados para degustarem o prato acompanhado de batata palha e arroz branco. A pompa e a elegância foram se perdendo com o tempo, tanto que hoje em dia o strogonoff deixou de ser item refinadíssimo para se tornar prato comum na mesa do brasileiro. Almoço de domingo, jantar com os amigos ou festa de casamento: o strogonoff está em todas. Homepedia separou uma receita rápida e super gostosa para você. Confira a seguir: 

Receita fácil de Strogonoff 

Ingredientes

-1kg de carne (você pode fazer com peito de frango, filé mignon ou mesmo alcatra) 
-250g de cogumelos champignon em conserva (se quiser surpreender, pode trocar por 500g de cogumelos paris frescos) 
-2 cebolas 
-3 dentes de alho 
-3 xícaras de creme de leite fresco (se preferir, pode usar 3 caixinhas de creme de leite comum) 
-3 colheres de extrato de tomate 
-3 colheres de ketchup 
-3 colheres de molho inglês 
-3 colheres de conhaque 
-Azeite 
-Sal e pimenta moída na hora a gosto 

  Pimenta e sal grosso em colheres de pau

Modo de preparo 

Em uma tábua de carne, corte o peito de frango em cubos; se optar pela carne vermelha, corte-a em tiras. Em uma panela bem quente, regue azeite e vá dourando a carne. É importante que esse processo seja feito aos poucos, pois você quer que a carne doure e não que ela cozinhe no próprio vapor. Após isso, retire da panela. 
Carne vermelha cortada em tiras para strogonoff  
É nesse fundo já com o sabor da carne que você irá dourar a cebola e o alho, deixando que os dois absorvam o sabor que a carne já soltou. Depois disso, acrescente o molho de tomate e o ketchup; sem parar de mexer, inclua a carne já dourada. Na sequência, você pode colocar o molho inglês e o conhaque. Adicione também os cogumelos à mistura. Vá temperando com sal e pimenta moída na hora a seu gosto. Se quiser algo diferente, também pode adicionar um pouquinho de páprica. 

Depois disso, é só inserir o creme de leite e misturar bem, deixando que a mistura ferva até que o caldo engrosse, aí estará pronta para servir. Na hora de saborear, você pode acompanhar o seu strogonoff com arroz branco e a clássica batata palha ou ainda com um saboroso purê de batata. Vale até mesmo investir em chips de batata doce, por exemplo, que irá dar um sabor especial.  

Strogonoff servido com batata palha e arroz, ao lado de tomates e cogumelos 
  

Publicidade Publicidade Home