Dizem os historiadores que o strogonoff – ou o que seria um “proto-strogonoff” - já era preparado na Rússia czarista, século XIX, e é de lá que vem o seu curioso nome. Com a revolução bolchevique em 1917, os nobres russos fugiram para a França, mas não deixaram de consumir seu saboroso prato. A partir daí, o strogonoff se espalhou pelo mundo e cada país deu seu toque especial: os franceses, por exemplo, colocaram um pouquinho de mostarda Dijon na receita; já os estado-unidenses inseriram o toque agridoce do ketchup.

Da mesa dos czares, o strogonoff se tornou prato sofisticadíssimo no Brasil da segunda metade do século XX: era muito chique receber seus convidados para degustarem o prato acompanhado de batata palha e arroz branco. A pompa e a elegância foram se perdendo com o tempo, tanto que hoje em dia o strogonoff deixou de ser item refinadíssimo para se tornar prato comum na mesa do brasileiro. Almoço de domingo, jantar com os amigos ou festa de casamento: o strogonoff está em todas. Homepedia separou uma receita rápida e super gostosa para você. Confira a seguir:
Receita fácil de Strogonoff
Ingredientes
-1kg de carne (você pode fazer com peito de frango, filé mignon ou mesmo alcatra)
-250g de cogumelos champignon em conserva (se quiser surpreender, pode trocar por 500g de cogumelos paris frescos)
-2 cebolas
-3 dentes de alho
-3 xícaras de creme de leite fresco (se preferir, pode usar 3 caixinhas de creme de leite comum)
-3 colheres de extrato de tomate
-3 colheres de ketchup
-3 colheres de molho inglês
-3 colheres de conhaque
-Azeite
-Sal e pimenta moída na hora a gosto

Modo de preparo
Em uma tábua de carne, corte o peito de frango em cubos; se optar pela carne vermelha, corte-a em tiras. Em uma panela bem quente, regue azeite e vá dourando a carne. É importante que esse processo seja feito aos poucos, pois você quer que a carne doure e não que ela cozinhe no próprio vapor. Após isso, retire da panela.
É nesse fundo já com o sabor da carne que você irá dourar a cebola e o alho, deixando que os dois absorvam o sabor que a carne já soltou. Depois disso, acrescente o molho de tomate e o ketchup; sem parar de mexer, inclua a carne já dourada. Na sequência, você pode colocar o molho inglês e o conhaque. Adicione também os cogumelos à mistura. Vá temperando com sal e pimenta moída na hora a seu gosto. Se quiser algo diferente, também pode adicionar um pouquinho de páprica.
Depois disso, é só inserir o creme de leite e misturar bem, deixando que a mistura ferva até que o caldo engrosse, aí estará pronta para servir. Na hora de saborear, você pode acompanhar o seu strogonoff com arroz branco e a clássica batata palha ou ainda com um saboroso purê de batata. Vale até mesmo investir em chips de batata doce, por exemplo, que irá dar um sabor especial.
