Há quem ache que festa junina é a melhor festa do ano - talvez só perca para o Natal - por causa de sua variedade de comidas típicas e deliciosas. Mas nas mãos da chef Roberta Julião, do café Da Feira ao Baile, todos os pratos que amamos ficam ainda melhores com alguns toques extras de criatividade e ingredientes especiais. Confira algumas dicas e torne seu evento de festa junina mais gostoso:
Pé de Moleque Nuts: "ao invés usar apenas amendoim, eu faria um pé de moleque também com castanha de caju, avelãs e amêndoas, para ficar bem crocante e saboroso!"
Curau Romeu e Julieta: nesse curau vai também um creme de mascarpone e uma camada de goiabada de colher por cima.

Pipoca Defumada: "pipocas com temperos são uma delícia, finalizaria a minha com uma pitada de páprica defumada além do sal."

Cocada de forno com baba de moça: a ideia é uma cocada de forno tradicional, bem molhadinha, só que servida com baba de moça por cima, que pode ir tanto sobre o prato inteiro na assadeira ou servido em porções coberto de calda - para se lambuzar sem medo!
Arroz doce no creme inglês com caramelo salgado: "amo fazer arroz doce, mas dou uma incrementada no meu com creme inglês e uma calda de caramelo salgado ou doce". Confira a receita abaixo:

Arroz-doce frio com calda de caramelo
Ingredientes:
• 200 gr de arroz arbóreo
• 2 litros de leite
• 150 gr de açúcar
• 1 fava de baunilha
• 1 pitada de sal
Para o caramelo:
• 350 gr de açúcar
• 100 gr de água
• 150 ml de creme de leite

Para o creme inglês:
• 200 gr de leite
• 200 gr de creme de leite fresco
• 70 gr de açúcar
• 65 gr de gema
• 1/2 fava de baunilha
Para o chantilly:
• 150 ml de creme de leite batido
Modo de Preparo:
1. Ferva 2 litros de água em uma panela e em seguida despeje o arroz. Quando levantar fervura novamente, desligue o fogo e escorra.
2. Em outra panela, ferva o leite com a fava de baunilha aberta em dois (e com as sementes raspadas). Quando ferver, junte o arroz e misture bem.
3. Deixe ferver novamente, abaixe o fogo e cozinhe por 30-40 minutos mexendo de vez em quando.
4. Junte o açúcar e a pitada de sal, misture bem e continue cozinhando até o arroz ficar macio e o leite incorporado. Nesta etapa, não deixe de mexer, mas levemente.
5. Reserve e deixe esfriar.
6. Depois de frio acrescente o creme inglês e depois o chantilly batido, ambos com delicadeza. Leve à geladeira e sirva com o caramelo e o praliné de amêndoas.
Creme Inglês:
Em uma batedeira, bata as gemas e o açúcar até que a mistura fique branquinha (isto ajuda para que o creme não talhe).
Enquanto isso, ferva o leite e o creme de leite com a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas e despeje sobre a mistura de gemas e açúcar, aos poucos sempre batendo. "Gosto de despejar na própria batedeira e depois voltar à panela".
Volte ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire a fava de baunilha e deixe esfriar.
Caramelo
1. Em uma panela misture o açúcar e depois cozinhe em fogo médio/alto até que escureça. Não mexa nunca para não grudar o açúcar.
2. Quando atingir a cor de caramelo, desligue o fogo e despeje aos poucos o creme de leite, mexa bem e reserve.
3. Deixe esfriar e sirva junto com o praliné de amêndoas

Ingredientes
• 310 gr de amêndoas sem pele
• 200 gr de açúcar
• 4 colheres de sopa de água
Pitadas de sal ou flor de sal
Asse as amêndoas em forno pré-aquecido a 255ºC por 4-5 minutos. Não deixe assar muito, pois elas ficarão com um gosto amargo e você não poderá mais utiliza-las.
Coloque o açúcar e a água em uma panela de fundo grosso, misture e coloque-as em fogo médio/alto. A mistura começará a borbulhar e a se transformar em uma calda clara. As bordas vão escurecer primeiro e, com cuidado, agite a panela levemente, apenas para misturar as partes que já estão escurecendo. NÃO USE COLHER!

Quando tudo estiver marrom-dourado, abaixe o fogo e misture as amêndoas gentilmente ao caramelo para que fiquem todas cobertas. Quando estiver marrom-escuro, despeje a praliné em uma assadeira limpa e untada com óleo. Deixe que esfrie, formando uma camada sólida e achatada.
Quando estiver completamente fria (cerca de 20 minutos), esmague-a um pouco e triture-a no processador de alimentos até obter pedaços ligeiramente grossos ou do tamanho que desejar. Para o salgado é só adicionar sal ou flor de sal a gosto.