apresentado por

Electrolux

Comida de festa junina: Roberta Julião dá 5 ideias de como modernizar receitas tradicionais

As comidas típicas de festa junina de um jeito que você nunca viu! Confira as receitas aqui.

A chef de cozinha Roberta JuliãoHá quem ache que festa junina é a melhor festa do ano - talvez só perca para o Natal - por causa de sua variedade de comidas típicas e deliciosas. Mas nas mãos da chef Roberta Julião, do café Da Feira ao Baile, todos os pratos que amamos ficam ainda melhores com alguns toques extras de criatividade e ingredientes especiais. Confira algumas dicas e torne seu evento de festa junina mais gostoso:

Pé de Moleque Nuts:  "ao invés usar apenas amendoim, eu faria um pé de moleque também com castanha de caju, avelãs e amêndoas, para ficar bem crocante e saboroso!"

Curau Romeu e Julieta: nesse curau vai também um creme de mascarpone e uma camada de goiabada de colher por cima.

Curau com creme de mascarpone e goiabada

Pipoca Defumada: "pipocas com temperos são uma delícia, finalizaria a minha com uma pitada de páprica defumada além do sal."

Pipoca defumada.

Cocada de forno com baba de moça: a ideia é uma cocada de forno tradicional, bem molhadinha, só que servida com baba de moça por cima, que pode ir tanto sobre o prato inteiro na assadeira ou servido em porções coberto de calda - para se lambuzar sem medo!

Arroz doce no creme inglês com caramelo salgado: "amo fazer arroz doce, mas dou uma incrementada no meu com creme inglês e uma calda de caramelo salgado ou doce". Confira a receita abaixo:  

Arroz doce com caramelo salgado.

Arroz-doce frio com calda de caramelo

Ingredientes:

• 200 gr de arroz arbóreo

• 2 litros de leite

• 150 gr de açúcar

• 1 fava de baunilha

• 1 pitada de sal

Para o caramelo:

• 350 gr de açúcar

• 100 gr de água

• 150 ml de creme de leite

Arroz doce com canela em pó, decorado com canela em pau

Para o creme inglês:

• 200 gr de leite

• 200 gr de creme de leite fresco

• 70 gr de açúcar

• 65 gr de gema

• 1/2 fava de baunilha

Para o chantilly:

• 150 ml de creme de leite batido

Modo de Preparo:

1. Ferva 2 litros de água em uma panela e em seguida despeje o arroz. Quando levantar fervura novamente, desligue o fogo e escorra.

2. Em outra panela, ferva o leite com a fava de baunilha aberta em dois (e com as sementes raspadas). Quando ferver, junte o arroz e misture bem.

3. Deixe ferver novamente, abaixe o fogo e cozinhe por 30-40 minutos mexendo de vez em quando.

4. Junte o açúcar e a pitada de sal, misture bem e continue cozinhando até o arroz ficar macio e o leite incorporado. Nesta etapa, não deixe de mexer, mas levemente.

5. Reserve e deixe esfriar.

6. Depois de frio acrescente o creme inglês e depois o chantilly batido, ambos com delicadeza. Leve à geladeira e sirva com o caramelo e o praliné de amêndoas.

Arroz doce servido em recipiente de vidro 

Creme Inglês:

Em uma batedeira, bata as gemas e o açúcar até que a mistura fique branquinha (isto ajuda para que o creme não talhe).
Enquanto isso, ferva o leite e o creme de leite com a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas e despeje sobre a mistura de gemas e açúcar, aos poucos sempre batendo.  "Gosto de despejar na própria batedeira e depois voltar à panela".
Volte ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire a fava de baunilha e deixe esfriar.

Caramelo

1. Em uma panela misture o açúcar e depois cozinhe em fogo médio/alto até que escureça. Não mexa nunca para não grudar o açúcar.

2. Quando atingir a cor de caramelo, desligue o fogo e despeje aos poucos o creme de leite, mexa bem e reserve.

3. Deixe esfriar e sirva junto com o praliné de amêndoas

Arroz doce decorado com canela

Ingredientes

• 310 gr de amêndoas sem pele

• 200 gr de açúcar

• 4 colheres de sopa de água

Pitadas de sal ou flor de sal

Asse as amêndoas em forno pré-aquecido  a 255ºC por 4-5 minutos. Não deixe assar muito, pois elas ficarão com um gosto amargo e você não poderá mais utiliza-las.

Coloque o açúcar e a água em uma panela de fundo grosso, misture e coloque-as em fogo médio/alto. A mistura começará a borbulhar e a se transformar em uma calda clara. As bordas vão escurecer primeiro e, com cuidado, agite a panela levemente, apenas para misturar as partes que já estão escurecendo. NÃO USE COLHER!

Arroz doce com calda de caramelo.

Quando tudo estiver marrom-dourado, abaixe o fogo e misture as amêndoas gentilmente ao caramelo para que fiquem todas cobertas. Quando estiver marrom-escuro, despeje a praliné em uma assadeira limpa e untada com óleo. Deixe que esfrie, formando uma camada sólida e achatada.

Quando estiver completamente fria (cerca de 20 minutos), esmague-a um pouco e triture-a no processador de alimentos até obter pedaços ligeiramente grossos ou do tamanho que desejar. Para o salgado é só adicionar sal ou flor de sal a gosto.

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas

    Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Cozinha

    Como desengordurar azulejo de cozinha?