apresentado por

Electrolux

Área gourmet: 6 tipos de churrasqueira que você precisa conhecer

Esse novo cantinho da casa pede uma churrasqueira para os almoços em família. Confira aqui as opções e encontre a ideal para seu espaço.

O sonho da churrasqueira própria se tornou mais acessível com a possibilidade de ter espaços gourmet em sacadas de apartamentos. Mas o que é um espaço gourmet? Essa nova área da casa tornou-se um item de desejo nos últimos anos que mescla cozinha, lazer e estar. É uma área externa, geralmente com armários, móveis, bancadas, poltronas e itens de cozinha como cooktop e forno, pensada para receber e relaxar. E nada melhor que aquele delicioso churrasco em família e amigos para usurfruir deste espaço.

Algumas áreas gourmet, inclusive, já possuem saída da chaminé existente na estrutura do prédio, o que permite o uso de tipos de churrasqueira com carvão. Em outros casos, a falta de uma saída ideal para a fumaça leva os moradores a optarem por outros modelos de equipamentos, como as churrasqueiras a gás ou elétricas. Conheça abaixo 6 tipos de churrasqueiras que vão fazer sucesso na sua área gourmet.
Carne na grelha da churrasqueira

1. Churrasqueira de alvenaria

Ela é a mais comum de todas na área da churrasqueira e que propicia aquele gostinho defumado delicioso na carne graças à quantidade de carvão usada. Porém, também é a que faz mais fumaça e deixa cheiro espalhado pela casa toda. Muito comum em áreas de lazer em casas, elas também podem ser construídas em apartamentos, só que requer uma infraestrutura para o duto de saída de fumaça e espaço suficiente para a coifa. Por fora, se for revestida de azulejos, eles devem ser refratários, para evitar eventuais acidentes ou queimaduras.
 area-gourmet-churrasqueira-avenariaProjeto do escritório Studio Deux

2. Churrasqueira a bafo

Você já viu uma dessas em filmes americanos com certeza. É aquela churrasqueira portátil que possui uma tampa para vedar a grelha e literalmente cozinhar a carne ali. Apesar de também ser usada com carvão, esse modelo não faz fumaça porque ela possui um compartimento separado para a brasa e você pode colocar água no dispositivo de gordura – o que ajuda na hora da limpeza também. Apesar disso, o cheirinho de carne na grelha vai ser o mesmo. Funciona bem em sacadas, áreas gourmets fechadas e dá também para levar para um parque, se você quiser.

area-gourmet-churrasqueira-bafo

3. Churrasqueira a gás

É a churrasqueira que não vai ter gostinho defumado, mas ela tem várias vantagens. A primeira delas é a facilidade de acender o fogo, não precisa de acendedor, nem abanar o carvão ou jogar jornal, etc… É só apertar um botão. Ela também é compacta e, por não fazer fumaça, vai bem em ambientes fechados. Além disso, tem toda a grelha aquecida por igual, o que te permite usar uma área bem maior de contato na hora de fazer seu churrasquinho e um grande ponto positivo é a sustentabilidade, já que o carvão comum um dia foi uma árvore e sua fumaça também pode ser tóxica.
 area-gourmet-churrasqueira-portatilÁrea da churrasqueira projetada pelo arquiteto Maurício Karam

4. Churrasqueira Elétrica

O sucesso de uma churrasqueira elétrica vem da potência. Então, quanto maior a resistência, melhor será o seu churrasco. Suas propriedades são muito parecidas com as de uma churrasqueira a gás, tirando o fato de que, ao invés de uma ligação com o duto, você precisa de uma tomada por perto – muitas delas de 220 V. Opte por um modelo de grelha solta, que vai te ajudar na hora da limpeza.

area-gourmet-churrasqueira-eletrica

5. Churrasqueira embutida na parede

Nesse tipo de churrasqueira, a coifa fica escondida por dentro da parede, assim como a de algumas lareiras residenciais, o que traz um acabamento estético mais uniforme ao resultado final. Ela pode ser a carvão ou a gás, mas sua instalação também requer uma área mínima que combine segurança e circulação ideais para pilotar um bom churrasco.  

area-gourmet-churrasqueira-apartamento

6. Churrasqueira de vidro

Nesse outro modelo de área com churrasqueira, o funcionamento é similar à de alvenaria, porém, possui as paredes laterais de vidro temperado, o que torna sua aparência mais clean. A manutenção também é um pouco mais higiênica, porque permite a limpeza total das paredes. Assim como o modelo de tijolos, também precisa de coifa e duto de saída de fumaça na instalação.  
 area-gourmet-churrasqueira-vidroProjeto do escritório Studio Deux

Espaço e medidas

Para decidir qual modelo funciona melhor para sua área gourmet, seja ela em um apartamento ou não, é essencial calcular o espaço disponível, que vai ser proporcional à quantidade de pessoas que você costuma receber em casa, sendo que uma conta sugerida pelos fabricantes é começar com 50 cm de largura para atender cerca de dez pessoas.

As medidas padrão crescem a cada 10 cm, chegando a 120 cm. E, em apartamentos, não se esqueça de verificar as normas de instalação do condomínio e utilização de churrasqueira na área goumet.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Bar e Adega

    Área gourmet: como armazenar bebidas em uma cervejeira

    Produto 1
    Área Externa

    Área de churrasqueira: como montar uma em espaços pequenos

    Produto 1
    Área Externa

    Sim, é possível ter uma área gourmet: 5 dicas para montar a sua

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas