Para quem está sempre fazendo aquele churrasco em família e amigos sabe que os acompanhamentos são tão importantes quanto a escolha das carnes. A área gourmet da casa torna-se o palco principal para esse evento que todo brasileiro ama e nada melhor que caprichar nos acompanhamentos e surpreender seus convidados. Homepedia conversou com o chef Marcos Livi, churrasqueiro gaúcho que é responsável por diferentes estabelecimentos gastronômicos e é um propagador da cultura do churrasco em todo o país. Acenda a sua brasa na churrasqueira, tempere a carne e confira abaixo as dicas do chef.
Abobrinhas e tomates assados são um ótimo acompanhamento para a carne.
Legumes combinam com churrasco?
De acordo com o chef, combina e muito! A primeira dica de Marcos é usar a brasa para também assar legumes, como cenouras, batatas e pimentões. “Acho que todos os legumes ficam bom com o churrasco”, explica. Você pode intensificar o sabor doce de uma cenoura, por exemplo, se usá-la com casca para uma cocção na brasa que, de acordo com o chef, fica maravilhoso. Beterraba, berinjela, repolho e alho-poró são outras recomendações do chef; para temperar tudo isso a dica é um bom molho chimichurri.
Pimentões na brasa
Uma das receitas indicadas pelo chef é fácil de fazer: asse o pimentão na brasa, depois recheie com molho de tomate, queijo artesanal e ovo. Pronto, um acompanhamento prático e que vai surpreender seus convidados.
Os pimentões coloridos são ótimos para surpreender no churrasco.
Abóbora com vagem
“Adoro usar abóbora e vagem para fazer um refogado”, conta Marcos. A receita é simples: você vai tostando a abóbora cabotiá com a vagem, até um ponto de seu agrado. Você pode temperar com chimichurri ou apenas com sal e pimenta. O chef também afirma que a receita fica uma delícia se você inserir abobrinha italiana.
Frutas combinam com churrasco?
Nada de preconceito! O chef explica que as frutas também funcionam super bem ao lado do churrasco, pois podem expandir e tensionar os sabores. Uma das dicas para mesclar texturas e possibilidades é tostar algo cítrico. “Você pode tostar laranja e limão e isso vai acompanhando muito bem", explica Marcos, que também confessa que abacaxi direto na brasa é um dos seus preferidos. Além dessas frutas, ele indica a maçã na brasa para acompanhar aves, por exemplo.

Abacaxis e maçãs podem dar outro sabor para o seu churrasco.
Como preparar pão de alho para churrasco?
O tão querido pão de alho é um clássico acompanhamento para o churrasco, por isso não pode faltar. A recomendação do chef é que você toste o pão em sua grelha, no espeto ou na parrilla, depois esfregue o alho também tostado no pão. Se quiser algo especial, Marcos recomenda um pão com tomates, ao estilo espanhol. “Eu colocaria tomate ralado sobre esse pão e aí basta acrescentar azeite e um sal parrillero; vai ficar maravilhoso”.
O pão de alho é um acompanhamento clássico do churrasco do brasileiro.
Maionese para o churrasco: chef ensina como fazer
“Falar de salada de maionese, é falar de casa e de aconchego”, conta Marcos. Ele explica que uma boa maionese é simples: gema crua, gema cozida, óleo, uma pitada de limão e sal. Para que você surpreenda e conquiste seus convidados com uma maionese especial, a dica do chef é cozinhar as batatas com casca, depois descascá-las mornas e temperar com sal, pimenta e cheiro verde, para que o sabor pegue na batata. “Depois você também pica a clara de ovo junto, pois você vai usar tanto a gema cozida e quanto a gema crua para fazer o molho de maionese”, explica. “E quase na hora de servir é que você junta a batata a esse creme de maionese, que vai dar a sua intensidade”, finaliza.
Salada de maionese é receita com cara de churrasco em família.
Aproveite o seu churrasco ao lado de quem você gosta
Fazer um bom churrasco significa também estar acompanhado de pessoas queridas vivenciando bons momentos e criando novas memórias. Marcos Livi conta, por exemplo, das suas memórias ligadas ao churrasco: “Eu sou gaúcho, então a minha origem me obriga a lembrar de coisas que são muito de casa. Uma das coisas que eu amo comer com um churrasco é um arroz de carreteiro. Charque, arroz, são acompanhamentos muito nosso”, finaliza.
Um bom churrasco serve para reunir a família e os amigos.
Na hora de preparar seu churrasco e seus acompanhamentos, faça tudo com carinho, pois essa é também uma das partes fundamentais de cozinhar.