apresentado por

Electrolux

Homepedia
Chocotone é bom por si só. Mas imagina que delícia poder dar uma incrementada nele? Com sorvete, trufa, brigad

3 dicas fáceis para melhorar seu chocotone

Chocotone é bom por si só. Mas imagina que delícia poder dar uma incrementada nele? Com sorvete, trufa, brigadeiro... curtiu? Vem ler!

Todo mundo sabe que o panettone com gotas de chocolate – o famoso chocotone – veio para mudar os hábitos natalinos dos brasileiros. Sua massa fermentada molhadinha junto do gosto tão suave do chocolate forma uma combinação imbatível para a ceia – e para todos os dias antes e depois do Natal. 
Mas tem algo que as marcas estão percebendo e que a gente pode fazer também: dar um up no nosso chocotone. Já vieram os chocotones trufados, recheados, com chocolate em cima, dos lados, enfim, já fizeram de tudo! 
Porém, tem algumas coisas que são quase impossíveis de uma marca fazer para vender, já que a validade vira um impeditivo para os fabricantes. E é aqui que quero dar três dicas para melhorar seu chocotone e comer logo em seguida! 
São dicas bem simples, mas que vão fazer toda a diferença na sua ceia.

1. Faça do seu chocotone um “reservatório” de sorvete 

Aqui é bem simples mesmo. Você corta o topo do chocotone da sua preferência e reserva. A parte grande que ficou, você abre um buraco. Tira bastante chocotone do centro (e guarda para comer – óbvio), mantendo as bordas firmes. 
Na hora que for servir, só colocar dentro o sorvete que quiser e tampar com a parte de cima do chocotone. Refrescante e delicioso, afinal, nosso Natal é no verão! 

2. Faça do seu chocotone um “bolo de camadas” 

Também tem essa maneira de incrementar seu chocotone. A gente corta o chocotone em três discos iguais e reserva.  
Agora, é só fazer uma trufa gostosa. A receita é simples: 

150ml Creme de Leite Fresco 
250g Chocolate Meio Amargo 
1 col. sopa Marsala (Conhaque ou Rum ou Whiskey) 
200g Chocolate Meio Amargo derretido 

Aqueça o creme de leite fresco numa panela até levantar fervura. Misture em um bowl o chocolate e o creme de leite fresco. O calor deste vai derreter o chocolate enquanto você mexe. Depois de derreter, acrescente o seu alcóolico (a Marsala é tipicamente italiana, mas whiskey ou Rum ou Conhaque funcionam muito bem – e super comendo, quebra o doce). Depois é só levar para esfriar na geladeira até atingir uma consistência boa para montar seu bolo chocotone. 

Quando estiver firme, é só colocar um disco de chocotone, seu recheio de trufa, outro disco, mais recheio e fechar com o topo. Só comer e se deliciar! 

3. Chocotone recheado com chocolate por cima 

Aqui podemos dizer que muitas marcas fazem assim. Mas com conservantes para ter uma validade longa enquanto estão no mercado. Então bora fazer algo com gostinho mais caseiro! 

Vamos fazer furinhos pequenos no topo do chocotone e colocar por eles o nosso recheio. Aqui sugiro um recheio bem tradicional, um brigadeiro de chocolate. 

Receitinha fácil: 
1 lata leite condensado  
100g de chocolate em gotas  
1 col. sopa Creme de Leite  
1 col. sopa Leite  
1 col. sopa (caprichada) de Creme de avelã 

Basicamente, coloque tudo numa panela e mexa até o ponto de brigadeiro mole. Como vamos usar de recheio, não precisamos deixar chegar no ponto de enrolar brigadeiro (mas se quiser fazer uns extras para decorar, é só tirar um pouco da panela e continuar cozinhando o resto) 

Agora que o brigadeiro está pronto e bem cremoso, vamos fazer os furos. O jeito mais fácil é com uma faca bem fina. Tira esse restinho de chocotone (come!) e só coloque o brigadeiro cremoso. Com um saco de confeiteiro é mais fácil, mas se não tiver, vai indo devagar com uma colher. 

Se quiser complementar ainda mais, coloque um chocolate por cima do chocotone para esconder os furos (e lembra o resto de brigadeiro que você fez? Agora enrola, passa num granulado e coloca em cima do chocotone) 

 Chocotone de natal sobre tábua de madeira com bolas de natal ao lado 

E aí, curtiu? Se quiser ver algumas receitas diferentes também, dá uma olhada no meu canal no YouTube: TPM por Ju Ferraz. 

Beijos e boas festas! 

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa