apresentado por

Electrolux

Homepedia
Chèvre, Feta, Sainte Maure e Valençay. Trouxemos ideias para harmonizar os quatro queijos de cabra mais famoso

Queijo de cabra e vinho. Aprecie!

Chèvre, Feta, Sainte Maure e Valençay. Trouxemos ideias para harmonizar os quatro queijos de cabra mais famosos com vinhos refrescantes. Que tal experimentar?

Os tipos de queijo mais comuns por aqui são os produzidos com leite de vaca. Mas, cada vez mais, os queijos à base de leite de cabra se popularizam e surgem nas tábuas de frios e nos preparos dos brasileiros. Mais leves e de mais fácil digestão comparados ao primeiro, os queijos de cabra têm um sabor mais aromático e um pouco mais ácido, independentemente do tipo de produção.

queijo_cabra_vinhos_abre

Do mais magro e fresco até os mais maturados e gordurosos, a maioria desses tipos harmoniza com vinhos brancos ou tintos leves. Manter os vinhos em uma adega climatizada é ideal para preservar as propriedades da bebida. Para os brancos, a temperatura varia entre 8 °C e 12 °C. Já os tintos leves, a temperatura de serviço deve ser entre 12 °C e 16 °C.

Combinado? Então, confira a seguir quais vinhos são os indicados para harmonizar com os quatro queijos de cabra mais famosos.

1. Chèvre

É uma modalidade de queijo de cabra produzido na França. Feito em rolinhos, tem uma coloração branca, consistência macia e sabor levemente salgado.

Harmoniza com: Vinhos brancos, como Alvarinho, Riesling, Gewürztraminer, Moscato, Champagne, Sauvignon Blanc; e também com rosés.

queijo_cabra_vinhos_1_chevre

2. Feta

Resultado da mistura do leite de cabra com leite de ovelha, é um queijo originalmente grego. Curado de maneira a se esfarelar com facilidade, tem o sabor pronunciado que lembra nozes.

Harmoniza com: Vinhos brancos, como Vinho Verde, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Chardonnay que não tenha passado por madeira.

queijo_cabra_vinhos_2_feta

3. Sainte Maure

Típico de Touraine, da região do Vale do Loire, na França, é muito apreciado pelos franceses. Ele é produzido em formato cilíndrico, com uma cobertura de crosta de cinza e, além disso, é atravessado por um canudinho de palha, o que o torna um autêntico Sainte Maure. Apresenta boa acidez e sabor intenso.

Harmoniza com: Vinhos brancos, como Vinho Verde, Sauvignon Blanc, Alvarinho, Chablis, além de rosés e tintos leves, como Pinot Noir.

queijo_cabra_vinhos_3_Sainte_Maure

4. Valençay

É um queijo típico da França em forma de pirâmide chanfrada, tem massa macia e casca de mofos brancos sobre uma camada de carvão. O queijo jovem tem um sabor fresco e cítrico, enquanto que o mais maturado tem notas de nozes.

Harmoniza com: Vinhos brancos, como Chablis e Côtes Du Rhone, e também tintos leves, como os Beaujolais Nouveau.

queijo_cabra_vinhos_4_Valençay

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    4 segredos para o assado perfeito

    Produto 1
    Cozinha

    Strogonoff de chef: 5 dicas para dar mais sabor