Entre as famílias brasileiras, o Dia das Mães costuma ser uma data especial que reúne muita gente ao redor de uma mesa farta. Na casa da chef Heloísa Bacellar (foto), do restaurante Lá Da Venda, a tradição não é diferente, “Além dos ‘de casa’, sempre vieram uma ou outra tia sem filhos ou aquela mãe que estava longe dos filhos no almoço em casa. Quando meus avós ainda eram vivos, minha mãe costumava fazer eventos grandes, juntando várias famílias com as suas mães”, conta ela, que aprendeu com as mulheres de sua família a gostar de juntar gente querida ao redor da mesa.
Conhecida pela gastronomia afetiva servida em seu restaurante, a chef prefere ter pratos familiares, que agradem todas as idades e sejam práticos para a data, já que as mães também têm que participar da festa e não podem ficar isoladas na cozinha, “Esta também é uma ocasião em que muita gente ajuda na cozinha ou traz pratos e sobremesas de casa”, explica Heloísa. E, além disso, as receitas escolhidas são representativas de festa, sempre com aconchego e calor como de um abraço de mãe, que faz parte do momento onde compartilhar é fundamental.
Aqui, ela dá o passo a passo de duas receitas de pratos principais ideais para a data, um bobó de camarão e um arroz de pato:
BOBÓ DE CAMARÃO
Rendimento: 6 porções
Tempo: 1 h (preparo); 3 h (total, sendo mais ou menos 1 h e 30 min de fogo)
Bobó de camarão feito pela chef Heloisa Bacellar / Crédito: Divulgação
Ingredientes
800 g de camarão médio já limpo e sem casca (reserve as cascas lavadas pro caldo – 1,5 kg de camarão inteiro e com casca)
2 cebolas médias em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 folha de louro
2 xícaras (chá) de água
500 g mandioca ou mandioquinha descascada e em rodelas de uns 2 cm
½ xícara (chá) de cubinhos de pimentão vermelho
½ xícara (chá) de polpa de tomate
200 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de coentro e cebolinha picadinhos
azeite de dendê e/ou azeite de oliva
pimenta-vermelha em conserva ou molho de pimenta para servir
sal e pimenta-do-reino
Bobó de camarão feito para o Dia das Mães pela chef Heloísa Bacellar / Crédito: Divulgação
Modo de preparo
Para o caldo, regue o fundo de uma panela média com um fio de azeite de dendê e doure metade da cebola e do alho. Junte as cascas do camarão, cubra com a água, acrescente o louro e deixe ferver por até 20 minutos (se passar esse tempo, as carcaças começam a soltar um gosto de areia).
Passe por uma peneira, volte com o caldo para panela e leve ao fogo. Junte a mandioca (ou a mandioquinha), espere amaciar e bata no processador para conseguir um creme liso.
Enquanto isso, em outra panela, aqueça mais um fio de azeite de dendê, doure a cebola restante e o pimentão. Acrescente o alho, espere perfumar e junte o camarão. Quando o camarão mudar de cor, adicione a polpa de tomate e o leite de coco e espere ferver.
Junte o creme de mandioca, sal e pimenta e deixe ferver por mais 5 minutos.
Acrescente o coentro e a cebolinha e sirva com arroz branco, farofa de dendê e, se quiser, com molho de pimenta ou em conserva.
ARROZ DE PATO
Rendimento: 6 pessoas
Tempo: 45 min (preparo); 1 h e 30 min (total, sendo uns 30 min de forno)
Arroz de pato preparado pela Chef Heloísa Bacellar para o Dia das Mães / Crédito: Divulgação
Ingredientes
Pato e caldo
4 coxas com sobrecoxas de pato (aproximadamente 1 kg)
1 folha de louro
4 ramos de manjericão
4 ramos de salsinha
2 fios de cebolinha
1 ramo de alecrim
4 ramos de tomilho
2 dentes de alho inteiros e sem casca
1 cebola média cortada em 4
2 colheres (chá) de sal
Pimenta-do-reino
Arroz
25 g de manteiga
100 g de bacon em cubinhos miúdos
1 cebola grande em cubinhos
1 dente de alho picadinho
2 xícaras (chá) de arroz branco lavado e escorrido
½ xícara (chá) de vinho do Porto
6 colheres (sopa) de salsinha picada
½ xícara (chá) de uva-passa clara
sal e pimenta-do-reino
amêndoas
25 g de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de amêndoa laminada (150 g)

Modo de preparo
Com pelo menos 6 h de antecedência, ou de véspera, coloque num caldeirão o pato, o louro, as ervas, os dentes de alho, a cebola, o sal e pimenta-do-reino, cubra com a água e aqueça. Quando ferver, retire a espuma que subir, diminua o fogo e cozinhe por mais ou menos 1h e 30 min até a carne ficar muito macia. Passe os pedaços de pato para uma tigela e, numa outra, coloque o caldo já coado. Separe a carne em lascas e descarte os ossos, as peles e as cartilagens, depois leve à geladeira. Descarte a camada de gordura do caldo e reserve 5 xícaras para cozinhar o arroz (use o restante para outra preparação).
Numa panela grande, aqueça a manteiga com o bacon e deixe começar a dourar. Junte a cebola, espere murchar e acrescente o alho. Quando perfumar, acrescente o arroz e mexa por 1 minuto, até os grãos ficarem brilhantes. Adicione o vinho do Porto e deixe ferver por uns 30 segundos. Junte o pato, acrescente o caldo e acerte o sal. Espere ferver, diminua o fogo e cozinhe com a panela semi tampada por uns 15 minutos, até que o arroz esteja cozido.
Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o arroz repousar por 5 minutos.
Enquanto isso, aqueça a manteiga numa frigideira média e doure levemente as amêndoas.
Afofe o arroz com um garfo, junte a uva-passa e a salsinha, transfira para travessa que irá à mesa, espalhe por cima as amêndoas e sirva.