apresentado por

Electrolux

Homepedia
Os tradicionais acompanhamentos que você já conhece com um toque especial do chef. Veja como tornar seu churra

Churrasco em casa: chef Marcos Livi ensina receitas para acompanhar

Os tradicionais acompanhamentos que você já conhece com um toque especial do chef. Veja como tornar seu churrasco ainda mais especial

Para quem está sempre fazendo aquele churrasco em família e amigos sabe que os acompanhamentos são tão importantes quanto a escolha das carnes. A área gourmet da casa torna-se o palco principal para esse evento que todo brasileiro ama e nada melhor que caprichar nos acompanhamentos e surpreender seus convidados. Homepedia conversou com o chef Marcos Livi, churrasqueiro gaúcho que é responsável por diferentes estabelecimentos gastronômicos e é um propagador da cultura do churrasco em todo o país. Acenda a sua brasa na churrasqueira, tempere a carne e confira abaixo as dicas do chef.

Legumes como tomates e abobrinhas acompanhando carne assada em churrasco Abobrinhas e tomates assados são um ótimo acompanhamento para a carne.

Legumes combinam com churrasco?

De acordo com o chef, combina e muito! A primeira dica de Marcos é usar a brasa para também assar legumes, como cenouras, batatas e pimentões. “Acho que todos os legumes ficam bom com o churrasco”, explica. Você pode intensificar o sabor doce de uma cenoura, por exemplo, se usá-la com casca para uma cocção na brasa que, de acordo com o chef, fica maravilhoso. Beterraba, berinjela, repolho e alho-poró são outras recomendações do chef; para temperar tudo isso a dica é um bom molho chimichurri.

Pimentões na brasa

Uma das receitas indicadas pelo chef é fácil de fazer: asse o pimentão na brasa, depois recheie com molho de tomate, queijo artesanal e ovo. Pronto, um acompanhamento prático e que vai surpreender seus convidados. 

Pimentões recheados com queijo e tostados na brasa em churrasco Os pimentões coloridos são ótimos para surpreender no churrasco.

Abóbora com vagem

“Adoro usar abóbora e vagem para fazer um refogado”, conta Marcos. A receita é simples: você vai tostando a abóbora cabotiá com a vagem, até um ponto de seu agrado. Você pode temperar com chimichurri ou apenas com sal e pimenta.  O chef também afirma que a receita fica uma delícia se você inserir abobrinha italiana.

Frutas combinam com churrasco?

Nada de preconceito! O chef explica que as frutas também funcionam super bem ao lado do churrasco, pois podem expandir e tensionar os sabores. Uma das dicas para mesclar texturas e possibilidades é tostar algo cítrico. “Você pode tostar laranja e limão e isso vai acompanhando muito bem", explica Marcos, que também confessa que abacaxi direto na brasa é um dos seus preferidos. Além dessas frutas, ele indica a maçã na brasa para acompanhar aves, por exemplo. 

Maçãs e abacaxis na grelha de churrasco

Abacaxis e maçãs podem dar outro sabor para o seu churrasco.

Como preparar pão de alho para churrasco?

O tão querido pão de alho é um clássico acompanhamento para o churrasco, por isso não pode faltar.  A recomendação do chef é que você toste o pão em sua grelha, no espeto ou na parrilla, depois esfregue o alho também tostado no pão. Se quiser algo especial,  Marcos recomenda um pão com tomates, ao estilo espanhol. “Eu colocaria tomate ralado sobre esse pão e aí basta acrescentar azeite e um sal parrillero; vai ficar maravilhoso”. 

 Pão de alho preparado na churrasqueira para acompanhar churrascoO pão de alho é um acompanhamento clássico do churrasco do brasileiro.

Maionese para o churrasco: chef ensina como fazer

“Falar de salada de maionese, é falar de casa e de aconchego”, conta Marcos. Ele explica que uma boa maionese é simples: gema crua, gema cozida, óleo, uma pitada de limão e sal. Para que você surpreenda e conquiste seus convidados com uma maionese especial, a dica do chef é  cozinhar as batatas com casca, depois descascá-las mornas e temperar com sal, pimenta e cheiro verde, para que o sabor pegue na batata. “Depois você também pica a clara de ovo junto, pois você vai usar tanto a gema cozida e quanto a gema crua para fazer o molho de maionese”, explica. “E quase na hora de servir é que você junta a batata a esse creme de maionese, que vai dar a sua intensidade”, finaliza.

Receita de maionese caseira para acompanhar churrasco em casa Salada de maionese é receita com cara de churrasco em família.

Aproveite o seu churrasco ao lado de quem você gosta

Fazer um bom churrasco significa também estar acompanhado de pessoas queridas vivenciando bons momentos e criando novas memórias. Marcos Livi conta, por exemplo, das suas memórias ligadas ao churrasco: “Eu sou gaúcho, então a minha origem me obriga a lembrar de coisas que são muito de casa. Uma das coisas que eu amo comer com um churrasco é um arroz de carreteiro. Charque, arroz, são acompanhamentos muito nosso”, finaliza. 

Mesa farta de churrasco em casa com os amigosUm bom churrasco serve para reunir a família e os amigos. 

Na hora de preparar seu churrasco e seus acompanhamentos, faça tudo com carinho, pois essa é também uma das partes fundamentais de cozinhar. 

Publicidade Publicidade Home