apresentado por

Electrolux

Homepedia
Um guia simples que desmistifica a adega climatizada e te mostra que esse é o eletrodoméstico perfeito para qu

Qual é a melhor adega climatizada? Dicas para fazer a melhor escolha

Um guia simples que desmistifica a adega climatizada e te mostra que esse é o eletrodoméstico perfeito para quem ama vinhos. Tire as dúvidas a seguir

Quem ama vinhos sonha em ter um espaço dedicado para eles, com os cuidados especiais que a bebida merece. Para isso, vale investir em uma boa adega climatizada, que pode ser colocada em diferentes ambientes de sua casa, além de agregar na decoração. Para que você escolha a melhor adega, criamos um guia simples que desmistifica esse item e prova que ele é muito mais acessível e útil que você imagina.  

 Pessoa serve vinho em taça grande 

O que é uma adega climatizada?

A adega climatizada funciona como uma espécie de geladeira, pois utiliza  
um sistema eletrônico de refrigeração para que você armazene suas garrafas de vinho. O diferencial desse item é que ele garante uma temperatura mais estável, com um maior controle, bem diferente de armazenar uma bebida na geladeira, por exemplo. Essa precisão possibilita que suas garrafas fiquem sempre na temperatura ideal para que você possa saboreá-las sem a perda de texturas e notas, sejam vinhos tintos, brancos ou espumantes. 

Detalhe do painel da Adega 8 Garrafas Com Acabamento Em Alumínio Escovado (ACS08), da Electrolux Adega 8 Garrafas Com Acabamento Em Alumínio Escovado (ACS08), da Electrolux 

Adega 8 Garrafas Com Acabamento Em Alumínio Escovado (ACS08), da Electrolux, por exemplo, possui um design moderno, com iluminação interna em LEDs, feitos de pequenos emissores de luz que não danificam as características originais do vinho. Perfeito para que você consiga visualizar suas bebidas perfeitamente antes de abrir para retirar a garrafa. 

Qual a capacidade de uma boa adega climatizada?

As adegas climatizadas podem ser encontradas em diferentes capacidades, desde 8 garrafas até modelos que cabem 48 garrafas. De todo modo, o que definirá o tamanho de sua adega climatizada é o seu consumo de vinho. Se você gosta de beber um vinho no final de semana com a família, por exemplo, uma de 8 garrafas pode ser suficiente. Agora, se você já é do tipo que gosta de viajar e trazer várias garrafas, então vale o investimento em uma adega com 34 garrafas. Se você é do tipo que gosta de receber os amigos e fazer jantares com bons vinhos, uma de 24 garrafas pode dar conta do recado. 

Detalhe interno da Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), da Electrolux Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), da Electrolux. 

Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), da Electrolux, por exemplo, é uma ótima opção para diferentes demandas, pois conta com um display de temperatura externo, que permite controlar a temperatura sem ter que abrir a adega desnecessariamente. Para facilitar ainda mais, ela indica o tipo de vinho ideal para a temperatura que você selecionou, assim fica muito mais fácil na hora de colocar os diferentes tipos de vinhos em sua adega. 

Onde instalar a minha adega climatizada? 

Uma adega climatizada é super sofisticada e casa muito bem com os mais diversos ambientes de sua casa: sala, cozinha, varanda gourmet e até escritório. Tudo que ela precisará é de uma tomada de uso exclusivo. O único cuidado que você deve ter na hora de escolher a localização é com o espaço ao redor de sua adega: faça as medições contando que é necessário um espaço de, em média, 12 cm de cada lado, para que haja uma melhor circulação do ar ao redor dela, assim sua adega climatizada não superaquece. 

Dito isso, vale indicar que uma adega climatizada pode ficar bastante aconchegante quando posta ao lado de belas poltronas na varanda gourmet. Ou ainda dá todo um ar sofisticado à sua cozinha quando combinada com outros eletrodomésticos de inox. Já na sala de estar, ela é a pedida ideal para a construção de um charmoso bar – para isso, confira as nossas dicas do que não pode faltar na hora de montar o seu bar

Detalhe da parte superior da Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), da Electrolux Wine Bar sobre a Adega 24 Garrafas (ACS24), da Electrolux. 

No caso da sala de estar, vale investir em uma adega sofisticada, como a Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), que conta com um diferencial chamado Wine Bar, isto é, ela possui um tampo em vidro temperado que serve de suporte para taças e garrafas, assim ela pode ser colocada ao lado do sofá, por exemplo, e você utiliza o espaço como descanso para o seu copo.  

Como usar uma adega no dia a dia? 

Não tem segredo: você coloca seus vinhos preferidos nela, seleciona a temperatura ideal e pronto. Agora, se você ainda está em dúvida quanto à temperatura dos vinhos, nós te ajudamos: 

Temperatura ideal de cada vinho 

- Espumantes > mantenha entre 4°C e 10°C 
- Vinhos brancos > mantenha entre 6°C e 12°C 
- Vinhos tintos leves > mantenha entre 12°C e 15°C 
- Vinhos tintos mais encorpados > mantenha entre 16°C e 18°C 
- Vinhos diversos em uma mesma adega? > mantenha a temperatura em torno de 13°C 
Se seguir em dúvida, confira a indicação do rótulo de cada vinho e assim você pode fazer uma média mais específica.  

Como limpar uma adega climatizada? 

A limpeza de sua adega climatizada é muito simples. Para limpar a parte interna, basta retirar a adega da tomada e fazer uma limpeza simples com um pano umedecido em água morna, deixar sacar e pronto. Para a parte externa, use um pano seco para tirar a poeira; se necessário, passe água morna e detergente neutro, com um pano macio, para evitar riscos ou manchas em sua adega.  

Detalhe interno da Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), da Electrolux Adega 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24), da Electrolux. 

Mas afinal, qual é a melhor adega climatizada? 

A adega climatizada ideal para você vai depender de suas demandas, o que importa na hora da escolha é que você analise bem o seu espaço em casa e o uso que irá fazer do aparelho, assim você conseguirá definir a melhor para o seu lar. Para te ajudar, separamos algumas perguntas que você deve fazer antes de comprar qualquer adega:

- Qual a temperatura mínima e a máxima que a adega atinge? 

- Ela possui uma iluminação que pode influenciar no sabor dos meus vinhos? 

- A capacidade dela é boa para o meu consumo? 

- Ela possui um painel de controle externo da temperatura? 

 Mulher bebe uma taça de vinho tinto 

Com essas questões em mente fica mais fácil escolher um item que realmente deixe as suas bebidas na medida ideal. Assim, depois de feita a compra, sua única preocupação será harmonizar seus vinhos com bons pratos!  

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa