apresentado por

Electrolux

Área gourmet: como armazenar bebidas em uma cervejeira

Aprenda a resfriar as bebidas da maneira correta com dicas de um especialista

O mundo das cervejas vem se tornando cada vez mais difundido e especializado no Brasil. E, com ele, surgem algumas dúvidas sobre a temperatura ideal de cada tipo da bebida e como as cervejeiras ajudam nessa função. Ao contrário de geladeiras grandes, as cervejeiras são até mais eficientes e compactas na hora de resfriar suas bebidas para o seu encontro com os amigos.

Em uma área gourmet, por exemplo, você pode ter um refrigerador comum para guardar alimentos e outros tipos de bebida e uma Cervejeira Electrolux 100 Litros (BEER1) só para gelar suas cervejas. Se o seu espaço for pequeno, a Cervejeira Electrolux 38 litros (BEER2) é ótima por ser compacta.

Refrigeração

Isso é ainda mais recomendado se for o caso de você gostar muito de rótulos especiais, feitos com diferentes ingredientes que as tornam mais ou menos encorpadas. Segundo o beer sommelier Carlos Braghin, cervejas mais leves devem ser consumidas em uma temperatura mais fria e as encorpadas, de grau alcoólico elevado, normalmente devem ser consumidas em uma temperatura mais elevada. “No Brasil, temos o hábito de consumi-las na temperatura mais gelada possível, o que é justificável, graças ao nosso clima tropical", explica.

Porém, é importante ressaltar que uma cerveja muito gelada, perde em experiência sensorial justamente por amortecer nossas papilas gustativas, reduzindo assim nossa percepção do sabor da bebida”, afirma o profissional. Ou seja, de acordo com o tipo da cerveja, a refrigeração sempre deve ser levada em conta para atingir a temperatura ideal para servir e degustar a cerveja.

Cervejeira-Electrolux-BEER1Detalhe do painel da Cervejeira Electrolux 100 itros (BEER1)

Qual a temperatura ideal de cada tipo?

Muito gelada (de 0 a 4°C): Pale Lagers, cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar e não muito de ser degustada.
Bem gelada (de 5 a 7°C): cervejas de trigo claras, Lambics de fruta e Gueuzes.
Gelada (de 8 a 12°C): Lagers escuras, Pale Ale, Amber Ale, cervejas de trigo escuras, Porter, Helles, Vienna, Tripel e Bock tradicional.
Temperatura de adega (de 13 a 15°C): Ale Quadrupel, Strong Ales escuras, as Stout e a maioria das cervejas especiais belgas, incluindo as Trapistas. As Bocks mais fortes, como a Eisbock e a Doppelbock.

Quanto tempo a cerveja deve ficar gelando?

“Existe um mantra entre bares e restaurantes que a cerveja deve ser colocada por no mínimo 8 horas antes de ser servida”, diz Carlos. Mas aí vale a ressalva sobre o estilo oferecido e o ajuste do termômetro sempre na mesma temperatura dentro da cervejeira.

Como funciona a função Turbo?

É sempre um recurso que pode ser usado principalmente para aquela emergência de última hora em que não foi possível deixar a cerveja gelando durante o período ideal. Mas vale uma atenção redobrada aqui, pois a temperatura abaixa intensamente e pode passar o ponto da sua cerveja, deixando ela congelada – portanto, use a função por, no máximo, 1 hora.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Vale a pena comprar uma cervejeira?

    Produto 1
    Cozinha

    Apaixonado por vinhos? Saiba como escolher a adega ideal

    Produto 1
    Área Externa

    Área gourmet: 6 tipos de churrasqueira que você precisa conhecer

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas