apresentado por

Electrolux

Homepedia
A varanda gourmet é um ótimo espaço para relaxar e recener. Confira projetos inspiradores do SP Estudio para a

Varanda gourmet: ideias inspiradoras para fazer a sua

A varanda gourmet é um ótimo espaço para relaxar e recener. Confira projetos inspiradores do SP Estudio para aplicar no seu apartamento

A varanda ganhou status gourmet e agora é uma parte especial da casa para se receber os amigos, preparar jantares, churrascos e até mesmo para tomar um café descompromissado no meio da tarde. Ampliando a sala e , muitas vezes, proporcionado mais luz natural à casa, a varanda pode ter clima mais aconchegante para ser lugar de descanso e relaxamento. Com todas essas possibilidades, separamos projetos  idealizados pelo escritório de arquitetura SP Estudio que podem te inspirar a mudar a cara de sua varanda e tornar este num espaço de destaque de seu apartamento.

Que tal um café da manhã na varanda?

Começar o dia tomando um café da manhã daqueles de novela, com a vista da cidade e o sol entrando é bem convidativo, não? Por isso você pode criar espaços aconchegantes para o café na sua varanda. No projeto abaixo, os arquitetos do SP Estudio colocaram uma mesa redonda com cadeiras e uma bancada com pia ao lado, tudo super prático para que você possa tomar café da manhã, fazer almoços e até quem sabe surpreender com um jantar romântico. Vale conferir o detalhe super aconchegante da poltrona, ideal para ler um livro nos dias de folga.

Varanda gourmet ampla com poltrona confortável e mesa redonda com cadeiras Eames Projeto do SP Estudio. Foto: Nathalie Artaxo.

Urban jungle: mais verde em sua varanda gourmet

As urban jungles estão super em alta e nada melhor do que colocar suas plantinhas na varanda, assim elas têm mais iluminação solar. Uma ótima solução são as opções de jardim vertical como essa proposta pelo SP Estudio no projeto abaixo. O legal dessa varanda é que ainda há espaço para um mini bar charmoso, perfeito para sentar, beber um vinho no final da tarde e aproveitar a luminosidade que entra pelas cortinas de vidro

Varanda gourmet com jardim vertical, samambaias, bar com carrinho e cortinas de vidroProjeto do SP Estudio. Foto: Nathalie Artaxo.

Esse outro projeto usa um grande jardim vertical na varanda de pé direito alto. As plantas funcionam quase como um quadro exposto na parede, deixando tudo mais aconchegante, o que é arrematado pelo assento que é quase uma espécie de espreguiçadeira em plena varanda. 

Varanda gourmet ampla com jardim vertical grande, vista da cidade de São Paulo e sofá com almofadas Projeto do SP Estudio. Foto: Nathalie Artaxo.

A varanda gourmet é um bom espaço para receber

Esse projeto abaixo é simples e delicado, com tons claros, indo do branco ao creme, dando mais amplitude a um espaço pequeno, provando que independente da metragem, a sua varanda pode ser gourmet sim. A mesa foi montada com cadeiras Eames de um lado e um banco de madeira do outro, o que aproveita melhor o espaço e possibilita mais lugares à mesa.

Varanda gourmet pequena, com mesa, banco de madeira, cadeiras Eames branca e pequeno jardim na parede Projeto do SP Estudio. Foto: Cacá Bratke.

Múltiplas ideias em um único espaço

Esse outro projeto também usa a ideia de mesclar cadeiras e banco de madeira como forma de aproveitar o espaço. Além disso, as plantas também ressurgem de forma charmosa. Uma pequena hortinha móvel ganhou espaço sobre a mesa e pode ser transportada para outros locais na hora de receber os amigos em volta da mesa: ideia simples e super fácil de ser posta em prática.

Varanda gourmet com parede de azulejos pretos, mesa com banco de madeira, cadeiras industriais e pequena hortaProjeto do SP Estudio. Foto: Rafael Renzo.

As persianas rolô em tecido leve também são uma ótima escolha para a varanda, assim você pode controlar a luminosidade da melhor forma, isto é, sem perder a luz natural, porém sem ficar com aquele sol forte que pode ser incômodo em determinados horários do dia. 

Esses projetos do SP Estudio Arquitetura são cheios de ideias para os mais variados tipos de varanda gourmet, assim fica fácil para você colocar essas inspirações em prática e dar nova vida à sua varanda. Mãos à obra!