apresentado por

Electrolux

Homepedia
Há diversos tipos de materiais para emoldurar portas e janelas

Saiba como escolher as esquadrias certas para a sua casa

Há diversos tipos de materiais para emoldurar portas e janelas

A escolha das esquadrias é algo muito importante no momento da construção. Afinal, elas, que são as “molduras” de portas e janelas, é que vão ajudar a definir o estilo dos ambientes. Há modelos prontos e sob encomenda para se adequar às medidas da obra. Conheça os diversos tipos de esquadrias e algumas vantagens e desvantagens de cada um.

Esquadria de madeira na varanda
Madeira

Dá toque rústico ao espaço e pode ter tons variados, dependendo do tipo de madeira escolhida – o que também influencia no valor. Requer manutenção e cuidados para que não seja atacada por cupins. Apesar de ser um material versátil (que pode ser usado em portões, portas e janelas) e promover conforto térmico e acústico, é mais difícil para limpar, já que nem todos os tipos podem ser molhados.

Esquadrias de PVC na janela
PVC

Um dos melhores e mais modernos materiais, pois não precisa de manutenção constante ou pintura, já que pode ser feito de várias cores – inclusive, com revestimento que imita madeira. Por ser leve, não faz barulho ao ser manuseado e é fácil de limpar. Com tantas vantagens, a esquadria de PVC é o tipo mais caro – mas preste atenção na qualidade da marca escolhida, pois alguns modelos podem ressecar e amarelar. 

Esquadrias de ferro nas portas entre os cômodos
Ferro

É o tipo mais tradicional e acessível. Por ser pesado, é de difícil manutenção e limpeza, mas resistente. Não é indicado para áreas litorâneas ou com muita umidade, já que as molduras de ferro podem oxidar. Para quem é fã do estilo industrial, é uma ótima opção.

Esquadrias de vidro temperado dão amplitude ao ambiente
Vidro temperado

É ideal para integrar ambientes internos e externos, como salas e jardins de inverno. Por sua transparência, auxilia no aproveitamento da luz natural, mas também pode incomodar em questão de privacidade, já que precisa da instalação de cortinas ou persianas. Tem baixo custo e, em geral, suas ferragens (moldura e parte da fechadura) são feitas de alumínio e as folhas, de vidro temperado.

Esquadrias de alumínio são resistentes
Alumínio

Um dos materiais mais indicados por sua resistência, a esquadria de alumínio tem preço mais acessível que o PVC e é fácil de limpar. Indicado para áreas à beira-mar, pois não enferruja, oxida ou corrói com facilidade.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    4 dicas para escolher revestimentos sem erro

    Produto 1
    Quarto

    13 vezes em que o papel de parede brilhou na decoração do quarto

    Produto 1
    Varanda

    Cortina de vidro para varanda: conheça as regras para fechar a sua

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas